Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Conheço bem as duas Ricardo, posso dizer que a primeira ( Setúbal) não tem fiabilidade nenhuma, já deu muitas vezes valores disparatados de precipitação em dias de vento forte, ou seja, o mastro abana com o vento e debita precipitação de forma errada/falsa! A segunda ( Zambujal,Sesimbra) penso não estar com qualquer problema, e choveu mesmo , mesmo muita na zona, principalmente ao final do dia! Contudo vale o que vale

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Claro que esse salto está errado. Mas até isso acontecer estava a registar bem, mais ou menos de acordo com as variações de intensidade que eu ia observando aqui perto. Se subtrairmos esse "salto", o acumulado ficaria por volta dos 65/70 mm, o que já não me espantaria. Pelo que observei, e com os métodos rudimentares que tenho, choveu certamente mais de 50 mm na tarde de hoje na zona alta de Sesimbra
 


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
Algo fraco na minha perspetiva, no caso da precipitação.
Vento houve com fartura.
Amanha espera-se a segunda ronda, venha chuva.
T- 17.6ºC; HR- 94%; D.V- SSO; V.V- 6.1kph
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Acumulados superiores a 10mm das 23h às 00h:
Alvega: 18.5mm
Ponte de Sôr (Aeródromo): 13.8mm
Proença-a-Nova (P. Moita): 12.7mm

A frente está agora a atravessar o Alentejo e Algarve. Não é muita extensa, mas até está a deixar acumulados horários razoáveis, na generalidade.
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boa noite :D

A reportar de Esmoriz, não estive por aqui durante a tarde mas ao que parece e pelo que me contaram a frente teve um pico bastante intenso por aqui, com diversas pequenas inundações devido ao mau escoamento, uma estação aqui perto registou 36,0mm, dos quais 26,4mm foram entre as 16h40 e as 17h40:rain:

Neste momento céu nublado, vento fraco e tempo ameno, 17,4ºC. Tudo calmo, em modo pré temporal, ainda bastante incerto ao que parece, vai ser mesmo em nowcasting:D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais uma hora de acumulados volumosos:

vVcEzgf.png
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu não recebi mensagem.

Por aqui ainda está relativamente calmo, mas já vou com 2 horas de chuva fraca , 4.2mm acumulados.
Temperatura nos 14ºC
Rajada máxima de 48.2 km/h

Também não recebi nada. Segunda-feira com chuva mas nada especial, por enquanto.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Também não recebi nada. Segunda-feira com chuva mas nada especial, por enquanto.

22,8 mm acumulados até há uma hora atrás. Relativamente aos acumulados de outras estações não é realmente dos mais significativos e foi bem distribuido no tempo. Valor horário máximo de 7,2 mm entre as 19h e as 20h locais.

Covilhã com 22,2mm na última hora. 88,2 mm no evento até agora...

Confirmo, mensagens quase simultâneas ;). Penso que das estações IPMA é o maior acumulado do evento, até agora.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Peniche
Segunda feira com uma tarde de chuva intensa especialmente após o almoço e até meio da tarde.
Embora intensa esperava bastante mais.
Vento forte mas nada de mais para Peniche. Um dia absolutamente normal de vento por estas bandas.

Veremos amanhã o que nos toca relativamente à chuva.
Pelo que vejo será mais intensa, mas... amanhã veremos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Covilhã (:rain:até ao momento):
Cidade(Meteoestrela) - 66mm
Aeródromo (IPMA) - 42 mm

Até às 00:00 Covilhã/aeródromo acumulou 88,2 mm. Na cidade tem-se 69,4 mm de ontem e hoje mais 19,2 mm, total 88,6 mm, que pontaria, confirma o valor do aeródromo mas para este ainda falta somar a última hora.

91,4 mm para as Penhas da Saúde (Meteoestrela)
46,0 mm para a Torre (Meteoestrela)
36,6 mm em Penhas Douradas (IPMA)

Ou seja a encosta SE da Estrela recebeu acumulados maiores e a maior altitude não foi aparentemente um factor potenciador da precipitação, pelo contrário.

85,0 mm nesta outra estação WU, na cidade a cota 492m.
54,4 mm em Manteigas WU.
Apenas 25,9 m em Loriga WU.

Actualização: Covilhã/aeródromo totalizou 95,3 mm até à 1:00 e é a estação IPMA com maior acumulado neste evento até àquela hora.
 
Última edição: