Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Azeitão à cerca de 2 horas :rain:

YPbikGr.png
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Bom, e parece que está a terminar.
Como eu disse aqui por Lisboa nada de mais.
Um belo dia de chuva sem dúvida mas muito longe do que estava previsto seja em termos de intensidade como de vento.
O aviso laranja era perfeitamente aceitável, o aviso vermelho foi contraproducente e banalizar o aviso mais grave pode ter más consequências no futuro.
Resumindo: muita chuva e durante muitas horas o que é excelente, mas nada de anormal ou fora do comum.
E atenção que me estou a referir a Lisboa cidade, o resto do país ou mesmo do distrito não sei, pelo que o aviso vermelho para o distrito de Lisboa até pode ter justificação, mas não creio.
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,609
Local
Almada
Pela parte que me tocou da Bárbara, soube a pouco. Pouca chuva e pouco vento e trovoada nem vislumbre, nada demais para a altura do ano, o aviso vermelho para o distrito de Setúbal até poderá estar correcto, mas para o município de Almada, acho que o aviso laranja ou até quiçá amarelo teria sido suficiente.Não sei se é possível emitirem por concelho, mas seria mais útil.
O acumulado até agora é de 17mm, ficou pela metade do de ontem.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Não tenho palavras para o que chove na zona de Portalegre. Em vários anos em que faço a viagem, nunca assisti a uma situação tão dantesca de precipitação.
@joralentejano O Rio Caia não irá demorar a passar a ponte do Porto de Manes, pois a cheia que vai a montante é excepcional...
O facto de estar tudo bastante seco é um fator de sorte para o Rio não galgar margens e fazer das suas. No entanto, com o que ainda está a cair, não me admira que ainda aconteça. Vamos ver...
126.3mm em Portalegre e continua a intensidade. Isto não é nenhuma brincadeira para a região em questão.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Pelos Algarves (Albufeira e Quarteira) chove forte e puxado a vento. A "Bárbara" está literalmente a despejar o seu alto teor de humidade. O vento apesar de forte não está nada do outro mundo, para já...
Pelo que vejo os solos altamente ressequidos também estão a dar conta do recado. Não sei como estará nas serrras...certamente estão a captar mais precipitação do que o litoral.
 

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
Por Faro (cidade) o dia já rendeu 71,2mm, a média mensal está feita.. O vento forte com rajadas que chegaram aos 80,5 km/h à pouco.. Parece que ainda vem alguma água. Na avenida principal ( 5 de Outubro) caiu uma árvore de grande porte que cortou uma das faixas.
 

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
100
Local
Torres Vedras
Pela parte que me tocou da Bárbara, soube a pouco. Pouca chuva e pouco vento e trovoada nem vislumbre, nada demais para a altura do ano, o aviso vermelho para o distrito de Setúbal até poderá estar correcto, mas para o município de Almada, acho que o aviso laranja ou até quiçá amarelo teria sido suficiente.Não sei se é possível emitirem por concelho, mas seria mais útil.
O acumulado até agora é de 17mm, ficou pela metade do de ontem.

Percebo o que diz, no distrito de Lisboa, principalmente no norte do distrito, o aviso vermelho acabou por não se justificar.

Mas estes eventos geram sempre incerteza em relação aos locais mais afectados, como se viu. E se com os distritos, que já têm alguma dimensão, há sempre avisos que são atribuídos sem a correspondência da real situação que se vem a verificar, imagine como seria com os concelhos, que são territórios muito mais fragmentados. Era preciso ter um modelo de previsão muito eficaz, que infelizmente não existe.