Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Estado
Fechado para novas mensagens.
Pela camara em directo da Praia das Rocas, também se nota as encostas brancas da Serra, no lado oposto. E contunua a cair uma neve fraca em Castanheira de Pera.
Também já vi um vídeo de neve no centro de Figueiró dos Vinhos.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Estremoz à mesma altitude e mesmo assim aqui nem se compara :eek: Impressionante, muito bom.
Vantagens de não ter uma serra onde o efeito fohen é muito frequente. :D Aqui em Arronches pouco chove, porque tal como disse, o centro da depressão parece estar a sudeste e muito perto. Para além disso, a serra também serve de barreira, claro. Também não neva porque estou abaixo dos 300m e a cota está acima disso neste momento, certamente. Independentemente daquilo que aconteça nas próximas horas, a neve da manhã já deu para lavar as vistas. Tendo em conta a realidade do nosso pequeno retângulo, ter isto já é muito bom!

Vantagens de não ter uma serra onde o efeito fohen é muito frequente. :D Aqui em Arronches pouco chove, porque tal como disse, o centro da depressão parece estar a sudeste e muito perto. Para além disso, a serra também serve de barreira, claro. Também não neva porque estou abaixo dos 300m e a cota está acima disso neste momento, certamente. Independentemente daquilo que aconteça nas próximas horas, a neve da manhã já deu para lavar as vistas. Tendo em conta a realidade do nosso pequeno retângulo, ter isto já é muito bom!
Já não me queixo, verdade, mas é frustrante ver os outros locais com acumulação e aqui ser isto, mesmo à mesma altitude :D

Seguem as fotos do dia:

Até Barca d'Alva apenas apanhei alguns farrapos, e não havia vestígio de acumulação de neve. Nos locais mais abrigados havia "estalactites" de gelo:

542johY.jpg

Ao longo de todo o percurso paralelo ao Douro Internacional o vento soprava muito forte o que fez subir as temperaturas. Em Barca d'Alva o carro registava 8ºC. A subir para Figueira de Castelo Rodrigo começam a aparecer os primeiros sinais de neve no Alto da Sapinha:

8GhijUm.jpg

Onde algumas aves de rapina tentavam lutar contra o forte vento:

OLXYVmU.jpg

Só a partir de Escalhão se começou a notar acumulação de neve a sério, mas nada de extraordinário, a estrada esteve sempre limpa quase até Almeida. Em Almeida foi onde a acumulação de neve era maior, sendo já bastante complicado de conduzir no seu centro histórico:

8hAko3S.jpg

yoV5WBr.jpg

26ETY6O.jpg

DWbI8Cj.jpg

ywU8X8R.jpg

54tIFVe.jpg

ZCgFhPb.jpg

07gN2ji.jpg

Continuei para Sul e em Vilar Formoso não havia quase acumulação, embora tivesse começado a nevar quando lá cheguei. Neste momento estou na Guarda e por aqui ficarei. Neva com intensidade moderada mas o vento forte dificulta a acumulação em zonas expostas. Amanhã de manhã subo ao centro da cidade para tirar umas fotos.

Por aqui, há algo que começou a alterar-se: a neve começa a fixar-se nos vidros das janelas, enquanto há 15 minutos derretia.
A temperatura tem estado a descer e penso que seja geral, o que pode estar a ajudar nisso. Penso que a cota de neve também poderá estar a descer novamente.

Em Portalegre:

Aqui chove com um pouquinho de mais intensidade, dá para fazer pingar os telhados. :p
3,3ºC atuais. 1,9ºC no Recanto e o wunderground mostra neve por lá.

<divclass="fb-post"data-href=""data-width="500"data-show-text="true"><blockquotecite=""class="fb-xfbml-parse-ignore"><p>Não podemos deixar de partilhar com os nossos clientes e amigos esta maravilha com que foi bafejada a nossa cidade branca do Alentejo ❄️❄️❄️❄️</p>Publicado por <ahref="https://www.facebook.com/aguiasdouro1/">Café Restaurante Águias D&#039;Ouro</a> em&nbsp;<ahref="">Sábado, 9 de janeiro de 2021</a></blockquote></div>

Marvão

Por Cuba após 1/2h menos frias, chegou aos 5.3ºC, voltou a descer a pique na última hora. Atuais 2.3ºC!! Promete...

Estado
Fechado para novas mensagens.