Seguimento especial Mau Tempo 18-22 Novembro 2007

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

Ou uma delas ganha a corrida e a outra dissipa-se ou então aglomeram-se as duas e bummmmmmmm é agua que nunca mais acaba :D:D

Os nossos amigos espanhões apontam para esse embate que a meu ver tem muitas possibilidades de vir a acontecer. O que também se pode criar são cilcogeneses... a ver vamos.
Era bom que as cotas de neve andassem baixas :D mas pelas temperaturas a 850hpa desta ultima run acho um pouco dificil, mas que gostava, gostava :cold:
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

Os nossos amigos espanhões apontam para esse embate que a meu ver tem muitas possibilidades de vir a acontecer. O que também se pode criar são cilcogeneses... a ver vamos.
Era bom que as cotas de neve andassem baixas :D mas pelas temperaturas a 850hpa desta ultima run acho um pouco dificil, mas que gostava, gostava :cold:

Filipedt: Acho que as cotas de neve vao surpreender tudo e todos especialmente a norte que se faz advinhar temperaturas que mais parecem o polo norte:D

Penso que as cotas no norte poderam abaixar ao minimo dos 500m devido ao efeito do vento!!

Acho que neste momento ainda esta tudo em preto, mas espero que depois seja tudo branco :D!! Vai haver surpresas concerteza!!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

]ToRnAdO[;47056 disse:
Filipedt: Acho que as cotas de neve vao surpreender tudo e todos especialmente a norte que se faz advinhar temperaturas que mais parecem o polo norte:D

Penso que as cotas no norte poderam abaixar ao minimo dos 500m devido ao efeito do vento!!

Acho que neste momento ainda esta tudo em preto, mas espero que depois seja tudo branco :D!! Vai haver surpresas concerteza!!

Explica isso... "abaixar ao minimo dos 500m devido ao efeito do vento" :confused:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

]ToRnAdO[;47056 disse:
Filipedt: Acho que as cotas de neve vao surpreender tudo e todos especialmente a norte que se faz advinhar temperaturas que mais parecem o polo norte:D

Penso que as cotas no norte poderam abaixar ao minimo dos 500m devido ao efeito do vento!!

Acho que neste momento ainda esta tudo em preto, mas espero que depois seja tudo branco :D!! Vai haver surpresas concerteza!!

Completamente de acordo Tornado :D

E depois da frente passar as temperaturas vão cair redondamente :surprise: e quem sabe a agua ate congela...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

Depois de semanas de pasmaceira:mad: parece que vamos ter acção:D
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

Completamente de acordo Tornado :D

E depois da frente passar as temperaturas vão cair redondamente :surprise: e quem sabe a agua ate congela...

Sim Mario, acho que vamos ter apos esta situaçao partida para um Inverno a recordar mais tarde em termos de temperatura!!

aqui esta o exemplo http://dyn.gismeteo.ru/animop/animat.gif

Neste modelo Mesoescalar tudo indica a uma uniao entre o frio e o quente sendo que durante algumas horas esteja parada em cima da malta antes de seguir o seu caminho!! depoix da passagem quente um rasto de frio sera deixado para tras!! a malta depoix disto vai dormir com aquecedores na cama :p:thumbsup:

Muito bem visto:thumbsup:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

Os modelos não estão a lidar nada bem com a situação. Primeiro colocaram banheiras de água sobre Portugal, nos últimos dias foram retirando precipitação e hoje voltaram a colocar, assim como uma sequência de frentes a partir do fim de semana que vem (algo que tinha falado há uns dias que era provavel acontecer). Bom, o que vai acontecer a partir da madrugada de hoje penso que é uma situação de dificil previsão: chuvas, trovoadas, vento forte, mas até que ponto? Estamos no meio e é cá que se vai dar a colisão entre as massas de ar quente e frio e nesse momento meus amigos, penso que os modelos quando falam em +-30mm de chuva em 6 horas estão a ser muito optimistas pois será um choque com grande violência e com uma possível ciclogenese por trás que levará certamente a inundações em zonas urbanas, fortes trovoadas e... aí é que ninguém sabe :rolleyes:

Vou continuar a dar uma olhada nos modelos mas acho que o melhor é ir comprar umas galochas :lmao:
 
M

Membro excluído 274

Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

neste modelo ve-se claramente o choque das duas massas:

modelo.asp


A sub tropical ganha!!!
 
M

Membro excluído 274

Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

Completamente de acordo Tornado :D

E depois da frente passar as temperaturas vão cair redondamente :surprise: e quem sabe a agua ate congela...

Em Chaves já aconteceu isso de a agua congelar na superficie!!! Lembro.me de chover, mas congelar no solo, nas paredes, nos portoes e depois caiu uma bruta nevada! Mas não me parece que isso irá acontecer! As temperaturas vão subir e muito! No Accuweather ( vale o que vale) diz "frizing on surfaces" para Chaves! Oxalá estivessem correctos!!!:D:D:D