Seguimento Especial - Trovoadas e Instabilidade 24-28 Agosto 2007

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Em Oeiras parou a chuva. Precipitaçao total diaria foi 3.2mm
Pressao 1013.3 a subir
Hum 88%
 


M

Membro excluído 274

Boas! Acabei de falar lá pró NORTE!
Tá explicada aquela pressão, segundo a minha irmã há estragos em Chaves, houve àquela hora ventos muito intensos, segundo os meus pais nunca viram nada assim e levantou-se em questão de segundos, telhas arrancadas dos telhados, árvores derrubadas. telhas atingiram carros na minha aldeia...
A conversa não durou mto, pois a trovoada estava a intensificar-se novamente... Mas fica aqui o registo!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boas! Acabei de falar lá pró NORTE!
Tá explicada aquela pressão, segundo a minha irmã há estragos em Chaves, houve àquela hora ventos muito intensos, segundo os meus pais nunca viram nada assim e levantou-se em questão de segundos, telhas arrancadas dos telhados, árvores derrubadas. telhas atingiram carros na minha aldeia...
A conversa não durou mto, pois a trovoada estava a intensificar-se novamente... Mas fica aqui o registo!

Hmmmm Tornado ou gust front?? :intrigante::intrigante:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas! Acabei de falar lá pró NORTE!
Tá explicada aquela pressão, segundo a minha irmã há estragos em Chaves, houve àquela hora ventos muito intensos, segundo os meus pais nunca viram nada assim e levantou-se em questão de segundos, telhas arrancadas dos telhados, árvores derrubadas. telhas atingiram carros na minha aldeia...
A conversa não durou mto, pois a trovoada estava a intensificar-se novamente... Mas fica aqui o registo!

Pois... pelo que contas podem ter sido downburst's, nalgum lado teriam que aparecer, dada a potência das células. Se souberes mais, partilha.

Mas isso não explica directamente a pressão, mas pode explicar de forma indirecta. A baixa pressão (se não for erro dos intrumentos, hipotese mais provável) pode corresponder ao updraft da célula, onde o ar sobe violentamente.
No caso deste tipo de ventos muito intensos numa trovoada, geralmente correspondem à zona da corrente descendente, que se distinguem dos tornados porque irradiam em todas as direcções quando alcançam o chão. Mas também pode não ser nada disso, uma linha "turbonada"/gust front/squall line/etc, de trovoadas pode ela também gerar ventos muito fortes à medida que avança, e também baixa a pressão.

A melhor forma de perceber o que foi, é precisamente analisar o tipo de estragos e como estão distribuidos. Em linha que avança(gust front), em corredor (tornados) ou radial a partir de um centro unico (downburst)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Essa pressão em Chaves tem que ser erro, na mesma hora da observação a velocidade do vento é de apenas 4.7 km/h. Estou expectante pela próxima actualização.

Por cá ainda se vê a trovoada ao longe para NW, de vez em quando caiem uns pingos de chuva. No total do episódio de hoje, recolhi 11,2 mm no meu pluviómetro. Neste momento temperatura de 17,2ºC, 82% hr e 1016 hPa.

Ainda consegui uma foto de jeito:
IMG_4593.JPG
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Essa pressão em Chaves tem que ser erro, na mesma hora da observação a velocidade do vento é de apenas 4.7 km/h. Estou expectante pela próxima actualização.

Por cá ainda se vê a trovoada ao longe para NW, de vez em quando caiem uns pingos de chuva. No total do episódio de hoje, recolhi 11,2 mm no meu pluviómetro. Neste momento temperatura de 17,2ºC, 82% hr e 1016 hPa.

Ainda consegui uma foto de jeito:

BOA!!!! :thumbsup::thumbsup::nicephoto:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Resumo da instabilidade causada no Algarve, amanhã prevêem mais um dia com trovoadas para o Algarve será esta informação correcta, tenho dúvidas se alguém quiser esclarecer a minha dúvida.

Chuva intensa mobiliza mais de 100 bombeiros
25-08-2007 20:29:00


Mais de cem elementos dos bombeiros e da Protecção Civil do Algarve acorreram hoje a 31 situações relacionadas com o mau tempo que assolou a região durante as primeiras horas da manhã.


Segundo o comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, a zona mais afectada foi a do Sotavento algarvio, com as localidades de Faro, Olhão, Vila Real de Santo António, Tavira, Loulé e São Brás de Alportel a registar pequenas inundações.

As operações decorrentes da chuva intensa que caiu no Algarve envolveram 124 elementos de sete corpos de bombeiros, apoiados por 37 veículos, e 16 de oito serviços municipais de Protecção Civil, apoiados por oito viaturas.

De acordo com Vítor Vaz Pinto, a situação verificada em Monte Gordo, vila onde algumas caves e garagens ficaram inundadas, é "histórica" e acontece quase sempre durante as primeiras chuvas, que este ano se anteciparam à época normal.

"Deve-se sobretudo à acumulação de águas pluviais e à insuficiência ou avaria dos sistemas de drenagem", explicou aquele responsável, observando que a situação poderia ter sido pior se tivesse coincidido com a maré-cheia.

Além das pequenas inundações, houve ainda a registar no Algarve a queda de três árvores e de um painel publicitário.

A situação meteorológica melhorou entretanto nas últimas horas e deve manter-se estável.

O alerta amarelo que tinha sido estabelecido para a região já baixou para um nível menos grave, o azul.

Para domingo prevê-se no Algarve a ocorrência de trovoadas.


Fonte: Observatório do Algarve
 
M

Membro excluído 274

Pois amigos, não sei! Mas são factos! A minha irmã estava muito assustada, dizia que alem do vento mto forte, da chuva... os raios pareciam não tocar terra, tipo cruzar os céus... Que a minha mãe estava no jardim e fugiu para dentro de casa aos gritos para a minha irmã fechar os estores das janelas!
É o que sei!
Pena não estar lá, teria sido um excelente registo em foto e filme!:(

Atenção: Eu não moro na cidade de Chaves, mas sim em Paradela de Monforte (18km a nordeste), estes fenomenos costumam ser localizados, portanto só me servi dos dados do IM como apoio.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Hoje Faro recebeu mais chuva do que o que costuma receber num mês inteiro.

Na actualização das 20h UTC das estações do IM, a pressão em Chaves subiu mas continua baixissima em 999.6 hPa, com 3,0 mm mas quase sem vento.