Seguimento Especial - Trovoadas e Instabilidade 24-28 Agosto 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem isso é para os lados do Lindoso/Terras de Bouro/Geres

Ouvi agora o primeiro trovão. Até já :D
 


filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Por aqui já passou mais uma carga. Já foi assim de manhã durante cerca de hora e meia e agora á tarde outra vez.
Quando a trovoada chega não se torna muito espetacular pois vem acompanhada de nuvens baixas.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Já voltei ao local. Parou de arder, somente algum fumo. Pelo menos o piso superior da casa vai precisar de grandes obras de restauro. Ninguém se aleijou.
Agora está a chover e a dar sol.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Notícia lamentável. Está a arder uma casa de dois pisos, antiga, no centro da cidade de Braga, junto à Igreja de São Vicente. Os bombeiros chegaram logo ao primeiro fumo mas a casa já estava muito danificada. Mesmo com várias mangueiras de bombeiros e um forte aguaceiro por cima, dá todo o aspecto de que o interior já está bastante danificado. É perto de mim, cerca de 50 metros da minha casa. São vizinhos, praticamente. As pessoas no local dizem que foi faísca. A trovoada metia medo, estava mesmo por cima de nós. Depois isto. Lamento.

São estas facetas da Meteorologia que eram evitáveis. Também lamento o sucedido...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Passou mesmo por aí Minho quando saiste... ou perto, que isto do Google Earth tb pode estar com algum erro.

Mas a granizada mais extrema deve ter sido a uns 20/30km de ti.


17:20
78913243iu3.jpg


17:50
26822003jf8.jpg



E cuidadinho com elas que são das rápidas, fiz uns cálculos e deslocava-se a uns 70/h.
Tem cuidado que deve estar a chegar outra.

18:00
47011975sf7.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem. Cá estou de volta...

De facto a célula passou a uma velocidade vertiginosa. Calculo que os concelhos mais afectados tenham sido Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Terras de Bouro e Paredes de Coura.

Neste momento, depois de uma breve abertura, está a encobrir novamente...
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
No noticiário das 19.00 horas da Rádio Antena Minho falou uma testemunha ocular que afirmou ter visto um raio a entrar pelas traseiras da casa, depois um clarão lá dentro e em seguida o fumo. Ele disse que a culpa foi do raio da trovoada.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Ás 16h UTC, Braga marca precipitação horária de 16,2 mm.

Por aqui 22,2ºC, e não me parece que aconteça hoje mais alguma coisa de extraordinária por estes lados.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Está mesmo a passar ao lado da minha localização, aqui cairam umas pedritas de granizo (muito poucas), mas com um tamanho razoável, onde passou o centro é que deve ter sido mais critico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Atenção que esta 2ª célula é mais potente que a primeira, topos de nuvens mais frios/altos e de maior dimensão, leva direcção N ou NNW. À velocidade com que passam, a esta hora já tá quase a sair do país.


18:50
celyt7.jpg


19:00
cel2lr9.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Impressionante a sombra projectada por esses gigantescos SCM's... :thumbsup:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
A primeira vaga que passou durante a tarde aqui no Norte parece que foi muito violenta. Segundo relatos esta primeira vaga trouxe chuvae vento muito forte e granizo, causando derrube de arvores e vários estragos (chegando a haver estradas cortadas). Isto no concelho de Povoa de Lanhoso.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Autarcas pedem ajuda da Direcção Regional de Agricultura

As freguesias de São João da Corveira e Carrazedo de Montenegro, Valpaços, solicitaram ajuda à Direcção Regional de Agricultura do Norte para colmatar os prejuízos causados pelo mau tempo em "dezenas" de hectares de castanheiros. O presidente da junta de freguesia de São João da Corveira, José Taveira, disse à Agência Lusa que uma espécie de "tufão", com chuva e ventos muito intensos, atingiu a zona da serra da Padrela cerca das 17:30 de sábado.
"Durante cerca de meia hora o mau tempo destruiu grande parte da área de souto das aldeias de Sobrado e Rio Bom e, devido à força do vento e da chuva, alguns castanheiros ficaram partidos ao meio e a produção de castanha seriamente afectada ", salientou. O mau tempo atingiu também a freguesia de Carrazedo de Montenegro tendo, segundo o presidente da junta local, Alípio Barreira, afectado uma "vasta área de souto", a principal fonte de rendimento da maioria das famílias destas localidades.
Alípio Barreira referiu que "só hoje os agricultores se aperceberam dos estragos" e foi solicitada ajuda à Direcção de Agricultura do Norte e ao Governo Civil de Vila Real. "Pedimos aos técnicos para se deslocarem o mais rapidamente possível ao terreno para avaliarem os estragos e nos ajudarem a recuperar as árvores afectadas", referiu.
O autarca diz que "grande parte" da produção de castanha da Serra da Padrela esperada para este ano foi "afectada" e acrescentou que os estragos provocados nas árvores podem ainda "afectar as produções para os próximos anos". A zona de Padrela é uma das três denominações existentes em Trás-os-Montes e Alto Douro e, conjuntamente com Soutos da Lapa e Terra Fria, corresponde a 85 por cento da produção de castanha nacional.
A produção de castanha ocupa 17% da exportação de frutos e representa um volume de negócios de cerca de 10 milhões de euros, em Portugal. Os autarcas dizem que a passagem do mau tempo provocou ainda alguns estragos em habitações, levantando telhas e gerando pequenas inundações.

© 2007 LUSA

:thumbsup:

Pois amigos, não sei! Mas são factos! A minha irmã estava muito assustada, dizia que alem do vento mto forte, da chuva... os raios pareciam não tocar terra, tipo cruzar os céus... Que a minha mãe estava no jardim e fugiu para dentro de casa aos gritos para a minha irmã fechar os estores das janelas!
É o que sei!
Pena não estar lá, teria sido um excelente registo em foto e filme!:(

Atenção: Eu não moro na cidade de Chaves, mas sim em Paradela de Monforte (18km a nordeste), estes fenomenos costumam ser localizados, portanto só me servi dos dados do IM como apoio.