Seguimento Europa - 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Neve á cota zero no Sul de França (junto ao mediterranio), mesmo junto ao mar, ver para crer :w00t: http://viewsurf.com/vue-87-Argeles_sur_Mer_-_La_reserve_-_plage.html

Esta massa de ar frio chega aos -42Cº aos 500hpa sobre Itália.

ar.png


ar-1.png
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E pelos vistos esse bicharoco está-se a dirigir para cá :D será que vai ter tempo para aquecer ou arrrefecer ainda mais :lmao::lmao:

Nevou em Itália e na Grécia á cota 0 claro que isso não é noticia porque é perfeitamente normal...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Espanha coberta de neve

Temperaturas negativas em várias províncias espanholas
Espanha amanheceu esta terça-feira com neve, sobretudo no norte e centro do país. É um cenário normal para a época, mas o vento e o gelo já provocaram dezenas de acidentes e obrigaram ao corte de estradas.

Os primeiros nevões do ano nas zonas urbanas deixam as paisagens com aspecto natalício em Espanha, três dias antes do começo oficial do Inverno.
A neve reapareceu na Catalunha, depois de um dos Outonos mais secos que se recordam. A noite foi muito fria no norte e centro da Península, com temperaturas abaixo de zero em Valhadolid e sobretudo em Salamanca, que registou o recorde negativo com menos 10 graus.

Neve e vento frio também na Galiza e em zonas do Mediterrâneo, onde há várias províncias em alerta.

Em muitas estradas é obrigatório utilizar correntes e outras estão cortadas, nomeadamente um lanço da auto-estrada Madrid-Barcelona.

O País Basco é a região onde o trânsito é mais complicado devido ao gelo que está a provocar um aumento nos acidentes.

A Direcção-Geral de Viação espanhola recomenda reduzir as deslocações, travar com o motor e uma série de medidas para quem ficar isolado por causa da neve.

À massa de ar frio que já paira sobre boa parte do país vai juntar-se uma outra frente vinda do sudoeste.

O frio e as precipitações em forma de neve vão continuar nos próximos dias. Uma boa notícia para esquiadores e apreciadores das paisagens geladas, mas também para as cidades mais contaminadas e as barragens meio vazias.

Fonte: SIC
 
Registo
15 Mar 2007
Mensagens
59
Local
Porto Alegre
Tallinn 2 °C Céu Encoberto
Riga 0 °C Chuvisco fraco (congelando) (Sensação Térmica: -4 °C)
Vilnius -6 °C Neve fraca
Minsk -6 °C Céu Encoberto
Donets'k 0 °C Muito nublado
Kiev -6 °C Céu Encoberto
Odessa -2 °C Céu Encoberto
Chisinau -7 °C Nevoeiro fraco (congelando)
Yerevan -10 °C Nevoeiro fraco (congelando)
Baku 5 °C Céu Encoberto
_________________
 
M

Membro excluído 274

As secas de Galicia

25/11/2007 | Opinion
Ademais desta seca tradicional de verán (a máis frecuente) tamén se podería falar en Galicia das secas invernais e de outono. Outra cousa sería que nesa tendencia expansiva que semella presentar a seca de febreiro chegase a enlazar coa seca do verán. A outra seca, a de outono, que con bastante facilidade pode manifestarse como a prolongación da do verán, é a que pode influír máis sobre os recursos hídricos. No caso da seca invernal de febreiro e marzo, os datos si amosan unha tendencia significativa á súa intensificación, similar á que se detecta tamén en moitos outros puntos da Península. A maioría deles predín para esta zona do mundo un incremento da seca do verán, algo do que de momento non se teñen evidencias. ¿Será que a seca que hoxe detectamos nos finais do inverno se desprazará cara o verán? ¿Será que os modelos pluviométricos non acertan con esta zona do planeta?.

será?

Fonte: la voz de galicia
 
M

Membro excluído 274

La estación de montaña de Manzaneda tiene diez pistas abiertas para esquiar
Autor:
La Voz
Fecha de publicación:
26/12/2007
Enviar Imprimir Volver Gracias a la nieve caída en los últimos días la estación de montaña de Manzaneda cuenta con casi siete kilómetros esquiables, en las diez pistas que permanecen abiertas. A día de ayer estaban en funcionamiento, para facilitar la práctica del esquí por parte de los visitantes, los telesillas Manzaneda, Fontefría y Xeixo.
Para mañana se espera una temperatura máxima de tres grados. La mínima será similar pero en negativo.
El parte de nieve puede consultarse en la página web de la estación: manzaneda.com. La nieve tenía ayer un espesor máximo de 25 centímetros. La visibilidad era buena y el entorno estaba despejado.
Manzaneda será uno de los destinos elegidos por los ourensanos, y también por muchos portugueses, para pasar la última noche del año. Ellos, precisamente, estarán muy pendientes de la evolución del tiempo y las precipitaciones.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mau tempo: Nevões paralisam partes da Bulgária e Roménia enquanto o frio afecta outros países europeus

Uma tempestade de neve atingiu hoje várias partes da Europa, causando a morte a pelo menos três pescadores cujo navio se afundou e milhares ficaram bloqueados nos aeroportos, estradas de montanha e aldeias remotas.

No Nordeste da Bulgária, as autoridades declararam o estado de emergência e chamaram o exército para ajudar a protecção civil a desimpedir estradas e chegar até automobilistas bloqueados.

O frio causou também problemas na vizinha Roménia, onde encerraram os dois principais aeroportos de Bucareste. Partes da Turquia e da Grécia, bem como a Europa Ocidental, foram também afectadas.

Cerca de 311 aldeões búlgaros ficaram sem electricidade e dezenas ficaram impedidos de se abastecer de alimentos e água fresca, disseram as autoridades. O Município de Ruse, no Norte do Danúbio, declarou o estado de emergência depois de a neve ter bloqueado muitas estradas, disse Andrei Ivanov, chefe da defesa civil daquele país balcânico.

As temperaturas chegaram aos 15 graus negativos, enquanto a neve atingia dois metros de altura em várias zonas do país. Centenas de condutores ficaram isolados nas estradas de montanha.

Pelo menos três tripulantes morreram quando uma embarcação búlgara que transportava sucata se afundou hoje de madrugada no Mar de Azov entre a Ucrânia e a Rússia devido à fúria das ondas.

Na Roménia, milhares de passageiros ficaram impossibilitados de seguir viagem depois de os dois principais aeroportos de Bucareste terem encerrado devido aos fortes nevões. A neve bloqueou também muitas estradas no Sul do país, forçando o encerramento de pelo menos uma passagem de fronteira com a Bulgária.

Na capital da Turquia, Ancara, a queda de neve causou acidentes de tráfego e acidentes mas não há registo de feridos.

As temperaturas na Grécia desceram aos 18 graus abaixo de zero no Norte do país e um manto de neve cobriu as estradas.

Uma intensa onda de frio atravessou hoje o Norte de Itália, onde se registaram baixas temperaturas e nevões abundantes que cobriram mil quilómetros de estradas, sobretudo no Noroeste do país, embora sem causar problemas de trânsito significativos.

Os nevões sucederam-se hoje em cidades como Turim, Milão, Florência, Veneza e Bolonha, enquanto em Génova os veículos limpa-neves saíram para as ruas e os responsáveis ordenaram que se pusessem correntes em 240 autocarros.

As principais auto-estradas do Norte de Itália foram afectadas pelos nevões mas não se registaram grandes problemas de trânsito por se tratar de um período festivo.

Na Europa Ocidental, o gelo e a neve causaram perturbações no tráfego. O túnel do Monte Branco que liga a França e a Itália foi encerrado aos camiões até sexta-feira devido às diferenças de temperatura entre os dois lados que ameaçam danificar a ventilação do túnel, disseram as autoridades de trânsito.

Um Boeing 737 vindo de Marraquexe, Marrocos, da transportadora Atlas Blue, deslizou numa pista com gelo quando aterrava no aeroporto em Deauvuille, no Norte de França. O avião só parou na relva. Os 169 passageiros foram retiradas ilesos do aparelho.

O tempo frio e os intensos nevões perturbaram o trânsito na Suécia e causaram hoje cerca de duas dezenas de acidentes.

Catorze pessoas sofreram ferimentos ligeiros e uma ficou ferida com gravidade quando dois autocarros colidiram, devido ao gelo, no centro da Suécia

No Sul da Suécia, dois ferries de passageiros que seguiam de Rostock na Alemanha para Trelleborg ficaram a aguardar no mar durante várias horas, impossibilitados de atracar devido ao mau tempo. A situação só foi resolvida ao princípio da tarde de hoje.

Made in:Lusa


Maldito CO2 fogo o states bem querem aquecer o planeta mas não conseguem...eles devem sentir-se frustrados.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Três mortos em avalancha

Esquiadores vítimas de derrocada nos Pirinéus espanhóis
Três esquiadores que se encontravam fora das pistas da estância de Formigal, nos Pirinéus espanhóis, foram apanhados por uma avalancha que aconteceu por volta das 10h30 (hora local). Segundo o jornal espanhol El Mundo, os responsáveis tinham alertado para esse perigo fora das zonas balizadas para a prática de esqui.

O Governo da província de Aragão confirmou a morte de três esquiadores na estância de Formigal na sequência da avalancha. Os corpos das vítimas foram localizados poucas horas depois do início da operação de resgate.

Fontes da Sociedade Montañas de Aragón, gestora da estância, informaram que os trabalhos para localizar as vítimas contaram com a participação de um helicóptero dos serviços de emergência e com equipas de alpinistas da Guardia Civil espanhola.

A operação teve também a ajuda de sondas e cães, bem como com funcionários do centro de esqui e outras pessoas que se encontravam na estância na altura do incidente.

Ainda não é conhecida a identidade das vítimas da avalancha.

In: Sic

Eu ouvi na rádio que a neve nas montanhas tem METROS de altura.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
A estação de Formigal apresenta no última informação 1 metro e vinte na zona mais alta.

00002200801050008qd8.jpg



No último relatório de risco de avalanches o INM Espanhol alerta para um risco "forte":

INFORMACION NIVOLOGICA PARA ZONAS NO PROTEGIDAS DEL PIRINEO
NAVARRO Y ARAGONES

PIRINEO NAVARRO:
RIESGO FUERTE (RIESGO 4).
PIRINEO ARAGONES:
MACIZOS DE JACETANIA, ALTO GALLEGO, SOBRARBE Y ESERA:
RIESGO FUERTE (RIESGO 4)

LAS NEVADAS DE AYER, PRINCIPALMENTE POR LA TARDE, HAN HECHO
AUMENTAR SIGNIFICATIVAMENTE EL ESPESOR DEL MANTO EN TODAS LAS
COTAS. ASI EN LA RENCLUSA SE ALCANZAN ESPESORES DE 85 CM, EN
GORIZ 62 CM, EN ESTOS 60 CM, EN LIZARA, CANDANCHU Y ANGEL ORUS 50
CM, EN PINETA 46 CM, EN PANTICOSA 42 CM Y EN LINZA 21 CM.

EN LA MAYORIA DE LAS PENDIENTES EL MANTO ESTA DEBILMENTE
ESTABILIZADO. EL ANCLAJE DE ESTA NIEVE RECIENTE ES MUY DEBIL. ASI
ES MUY PROBABLE EL DESENCADENAMIENTO DE ALUDES, INCLUSO POR
SOBRECARGAS DEBILES.
TAMBIEN SON POSIBLES NUMEROSAS SALIDAS
ESPONTANEAS DE ALUDES DE DIMENSIONES MEDIAS Y A VECES GRANDES.
© INM