Seguimento Europa 2010

Tópico em 'Europa' iniciado por nimboestrato 1 Jan 2010 às 05:14.

  1. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,741
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Europa sob a neve: estradas, aeroportos, ferrovias bloqueadas e mortes no Leste – Aeroportos fechados, tráfego de comboios Eurostar com perturbações, milhares de camiões bloqueados em estradas impraticáveis: uma parte da Europa, da Grã-Bretanha até à Itália, está paralisada nesta quarta-feira pelo frio e pela neve que já fez uma dezena de mortos nestas últimas 24 horas no leste do continente.
    A onda de frio continua a assolar o Reino Unido, com mínimas de -20°C à noite nas Highlands, na Escócia; muitas escolas continuam fechadas pelo terceiro dia consecutivo.
    Atrasos e cancelamentos afectam os comboios Eurostar entre Londres, Paris e Bruxelas, enquanto que nos aeroportos de Gatwick, ao sul da capital britânica, e de Edimburgo, na Escócia, estiveram fechados pela manhã. O London City Airport teve cancelamento de voos.
    Na Suíça, o aeroporto internacional de Genebra teve que interromper também o seu funcionamento nesta quarta-feira por causa da neve que cai sem parar. Foram registados cerca de 25 acidentes, que deixaram quatro feridos leves, desde terça-feira à tarde nas estradas. A situação foi classificada como "extremamente difícil".
    Na Alemanha, 60 voos foram cancelados na parte da manhã no aeroporto internacional de Frankfurt após o encerramento de uma pista por causa do vento.
    Na França, o consumo de electricidade, que aumenta com o frio por causa do uso de equipamentos eléctricos de aquecimento pela população, deve bater o recorde nesta quarta-feira à noite, ao ponto surgirem ameaças de quedas de energia na Bretanha (oeste).
    Nas estradas, a neve que cai forte deixa a situação muito complicada no centro. Por isso, a circulação de camiões foi proibida nas regiões de Auvergne e Ródano-Alpes, voltando a ser autorizada à tarde no vale do Ródano, e os transportes escolares foram suspensos.
    Por consequência, uma dezena de milhares de camiões ficaram parados durante a noite de terça para quarta-feira no centro-leste e sudeste da França.
    Todo o noroeste da Itália estava coberto por uma espessa camada de neve na manhã desta quarta-feira, o que deixou mais lenta a circulação em cidades como em Milão e nas auto-estradas das regiões de Lombardia, Piemonte e Emilia-Romanha.
    O centro de Veneza esteve sob água após a maré ter subido até 111 cm. Em Roma, o Tibre está também cheio por causa das fortes chuvas que caem na capital e na região.
    Na Albânia, o governo decretou estado de "catástrofe natural" no norte, região assolada por inundações desde domingo: centenas de casas, milhares de hectares de terras agrícolas, estradas e vias-férreas foram invadidas pelas águas.
    Várias rotas secundárias continuam bloqueadas no centro e no norte de Portugal pelo terceiro dia seguido.
    Na Espanha, o frio e a neve continuam a criar problemas, em particular para o transporte escolar, no norte e no centro.
    Na Polónia, a onda de frio fez oito mortos em 24 horas, totalizando 15 óbitos em Novembro. A maioria destas pessoas estava "sob efeito de álcool", segundo a polícia. Em Bialystok, no leste, as temperaturas caíram para -33°C.
    Não muito distante, na Lituânia, dois sem-tecto faleceram no final de semana.
    Na República Checa pelo menos três pessoas morreram de frio nas últimas 24 horas. A neve que cai forte perturba o tráfego nas estradas, especialmente na principal auto-estrada do país (D1), onde ocorreram vários acidentes graves hoje.
    Na Noruega, este mês de Novembro deve ficar para a História como o mais frio desde 1919, com uma diferença de 3,57°C em relação à média da estação.
    Frio bate recordes na Europa – A Europa enfrentava, nesta terça-feira, uma onda de frio que chegou ao continente com várias semanas de antecipação, batendo recordes em França, Espanha, Suíça, Suécia e sobretudo, na Grã-Bretanha, onde há 17 anos não nevava nesta época do ano.
    Milhões de pessoas tiveram que fazer grandes esforços na terça-feira para chegar ao trabalho no Reino Unido, onde a neve encobria muitas regiões com camadas de 2 a 5 centímetros de espessura. O aeroporto de Edimburgo, na Escócia (norte), teve que ser fechado em várias ocasiões desde domingo. Em Londres, o aeroporto da City também teve atrasos e cancelamentos.
    Na Espanha, os termómetros marcaram na segunda-feira -10ºC na região de Huesca (nordeste). Nevou na Galiza (noroeste), na Catalunha (nordeste) e em Castela e Leão (centro) e cerca de cinco mil alunos não puderam ir às aulas esta terça-feira.
    A parte norte de Portugal também estava coberta de neve desde segunda-feira, com importantes problemas de circulação, especialmente nas regiões de Guarda (centro), Vila Real (norte) e Bragança (nordeste).
    Na Itália, a onda de frio castigou o norte do país e as regiões montanhosas, onde as temperaturas chegaram a -10°C em Aosta e -4°C em Bolzano.
    Na França foi registada uma temperatura de -15,3°C em Orléans (centro). Para se encontrar dados de um frio similar em Novembro ou Dezembro nesta região foi preciso remontar a 1946. No leste do país, em Mouthe, o termómetro marcou -22°C durante a noite, um recorde desde 1971. No sul, a estrada que vai para Andorra pelo Ariège foi fechada até quarta-feira ao tráfego de camiões de mais de 19 toneladas.
    No aeroporto internacional de Frankfurt (oeste), na Alemanha, mais de 200 voos foram cancelados na terça-feira.
    Na Holanda, as temperaturas também bateram recordes. A página de meteorologia na internet Weerplaza prevê para quarta-feira temperaturas entre -5ºC e -8°C, o 1º de Dezembro mais frio desde 1940.
    Com relação à Suíça, em algumas regiões foi registada, segundo a Météosuisse, "a noite mais fria de Novembro dos últimos 45 anos". Em La Brévine, no cantão de Neuchâtel, os termómetros marcaram -30,4°C e, na capital, Berna, -13,9°C.
    Em Estocolmo, os termómetros marcaram durante a noite -11,3°C, "a temperatura mais baixa desde Novembro de 1965", segundo o serviço de meteorologia sueco. No aeroporto de Sundsvall, 300 km ao norte da capital, as temperaturas caíram a -22,1°C, o nível mais baixo desde 1943.
    Nesta onda de frio que castiga o continente, só a Grécia desfruta de um calor excepcional, pois as temperaturas médias superavam os 20°C em Atenas.

    Fonte: AFP e AFP
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. FTerroso

    FTerroso
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    1 Fev 2009
    Mensagens:
    105
    Local:
    Clermont Ferrand, França (400m)
  3. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Sigo já com uns quentes -1.1ºC após mínima de -3ºC
    E céu ligeiramente nublado e o sol a espreitar
    Tudo tudo branco, que camada lá fora

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Meteo Caldas

    Meteo Caldas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Fev 2010
    Mensagens:
    850
    Local:
    Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
  5. FTerroso

    FTerroso
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    1 Fev 2009
    Mensagens:
    105
    Local:
    Clermont Ferrand, França (400m)
    Auvergne é onde estou. Clermont Ferrand é a capital de Auvergne.

    Sigo com -3°, sol la fora mas nao derrete muita coisa. Agora começou a ficar nublado e amanha pode nevar um pouco novamente. Frio é otimo mas ja tou a ficar farto de tanto!
     
  6. Pek

    Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    24 Nov 2005
    Mensagens:
    3,673
    Local:
    Menorca
    Gargantilla del Lozoya agora mesmo

    [​IMG]


    Temperaturas de hoje em localidades e estaçoes dos arredores:

    - Buitrago-DGT:......... Mín -0,3 ºC; Actual 0,4 ºC
    - Somosierra: ............Mín (horária) -4,1 ºC; Actual (11:00) -3,3 ºC
    - Navacerrada: ..........Mín (horária) -7,1 ºC; Actual (11:00) -7,1 ºC :cold:
    - Cerezo de Arriba: ....Mín (horária) -7,1 ºC; Actual (11:00) -7,0 ºC
    - Cotos: .....................Mín -6,9 ºC; Actual (11:50) -6,5 ºC


    Webcam Cotos

    [​IMG]


    Em Figueruela de Arriba:

    - Mahide: Mín............. -10,0ºC, Actual (11:45): 2,4 ºC
    - Porto:.. Mín (horária) -6,2 ºC, Actual (12:00): -2,1 ºC


    Mínimas na provincia de Palencia :cold::

    Vidrieros: -15,0 ºC.
    Triollo:..... -13,0 ºC


    Renclusa (Huesca) :cold::eek:

    [​IMG]
     
  7. Pirata

    Pirata
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    18 Set 2010
    Mensagens:
    80
    Local:
    Ipswich - UK
    Muito bom dia.

    Por qui mais um dia frio e tem estado a nevar de modo fraco mas ininterrupto desde ontem. Continua a acumular em alguns sitios ja com mais de 20 cms, e nao e de esquecer que onde vivo estamos quase ao nivel do mar, imagino em algums sitios mais altos.

    Hoje de manha foi uma aventura para chegar ao trabalho, como vivo numa das colinas da cidade, deslizei de lado uns boms 15 metros com o carro a tentar subir uma estrada... Esta tarde ja estao a fechar todas as escolas porque agora a temperatura a descer vai transformar tudo em gelo. Mesmo os passeios em que meti sal no meu trabalho continuao a acumular neve em vez de derreter.

    Parece que ja desistiram da subida de temperaturas para o fim de semana, mesmo com a depressao a subir pelo leste de Inglaterra parece que vamos e ter ainda mais neve... :cold::cold::cold:

    Edit: update - esta de novo a nevar com forca, e ainda tenho que levar a minha mulher ao trabalho pelo menos mais duas horas... Desejem-me sorte para nao partir o carro hehe. Escocia com 1metro..... sim 1 metro de neve acumulada

    Aqui fica uma para a posteridade!! hahaha Nao e minha mas e divertida.

    [​IMG]

    Hoje sigo com:

    Temperature -1.2 °C
    Vento 5 mph NNE (30°)
    Humidade 82 %
    Barometro 1002 mB A Descer
    Temperaturas
    Max -1.0 °C as 0:00 Min -2.3 °C as 9:13
    Vento
    Max 21 mph as 3:07 Min 5 mph as 10:20
     
  8. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Se bem que não me queixe nada da neve, queixo-me da ausência de frio.

    Aqui ainda não fui abaixo dos -4ºC e quase sempre ando à volta dos -1ºC.

    Aquele ar de noroeste ou o ar de leste ainda mal chegaram aqui. Estou sempre no centro daquelas massas de sudoeste, que bem trazem neve, mas que ainda não trouxeram frio.

    Já Berlim, Amsterdam, Paris, Londres gozam bem dos ventos frios de nordeste! E até aos -10ºC


     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Meteo Caldas

    Meteo Caldas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Fev 2010
    Mensagens:
    850
    Local:
    Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
    Boa Tarde :)

    Eu entao nao me posso queixar.Neve e frio em boas quantidades.A quantidade de neve que ja caiu até agora equivale em media ao cai durante um outono/inverno:eek::D Ja me posso dar por satisfeito.Frio ainda espero ter uns -13,-15 mas la mais para janeiro,talvez:D:cold::cold:
    Ontem ja cheguei aos -9 e esta noite nao descarto os -10 :shocking:
    A neve esta toda a congelar que é uma maravilha :lmao::p

    Temperatura Actual -5,8°C :eek::cold:
    Humidade Actual 95%
    Vento fraco de Oeste.

    Temperatura Maxima 0,1°C

    Boa foto Pirata :D

    EDIT 20.35 (hora portuguesa)

    -6,7°C Continua a descer bem

    amanha pode nevar entre 3 a 10 cm durante o dia,neste momento a depressao esta a chegar ao centro de frança.Terroso prepara-te para mais neve :D
     
  10. Pek

    Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    24 Nov 2005
    Mensagens:
    3,673
    Local:
    Menorca
  11. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Acordei e.... cai outro nevão lá fora!

    Já está uma camada nova de 5cm, ou seja a somar-se aos 20cm que já estavam acumulados. É o quarto nevão em poucos dias, incrivel!

    Vienna segue com -3ºC, Londres e Paris -4ºC, Amsterdam -7ºC, Berlim segue com -10ºC, Praga com -12ºC, Oslo com -15ºC, Oymyakon cidade mais fria da Rússia já segue con -51ºC! Soberbo!

    :surprise::surprise::surprise:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Que NEVÃO toda a manhã!!!!

    Viena está um caos, ainda está mais neve do que anteontem!

    Caíu já 10cm de neve fresca, e juntam-se aos 20cm que já haviam.

    O centro da cidade tem acumulações de 20-30cm, e portanto é o caos, tudo branco. Nos arredores de Viena, onde começam as florestas, a acumulação já vai em quase meio-metro!

    Isto ultrapassa de longe as acumulações máximas que Viena registou nos ultimos 4 anos que vivo cá. É o segundo super-nevão consecutivo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. J.S.

    J.S.
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Nov 2005
    Mensagens:
    399
    Local:
    Middelburg, Holanda
    Brilliant brilliant brilliant winter. 10 cm snow, -6 and now full sun!

    Pictures will follow. But this was perfect. Wedenesday evening it started to snow and it continued to Thursday afternoon. Constant light snow, occaisionally moderate. At least 10 cm new snow fell! Now, more snow was forecasted but I begged for some bright spells for the cold. Wnet into the city to picture it at night at 23 h hours and looked up. Stars! Not convincing, but still. And so this morning, after -6 at night the mercury plummeted to...I don't know for sure. But right on the coast they managed a -10 C. So in all likelyhood we went down to -11 to -15 C. For the start of december it ain't bad. The record is -24,1 C for december start (1973). And this night, there was still some wind.

    Now things have cleared up. It is -4 C as I speak and the sun is lovely. A comma is has developed over the North Sea giving way to large snowfalls but these tend to fall right on the coast. So I am not expecting nor wanting any more snow. It is okey.

    Got my Vredestein Quatrac 3 tires and they are serving me very well. very good grip on fresh snow, icysnow and slush. Superb!! better than the wintertires I had on my old car last years.

    pictures will follow tonight!
     
  14. Meteo Caldas

    Meteo Caldas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Fev 2010
    Mensagens:
    850
    Local:
    Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
    Bom dia :)

    Neva desde as 11.30, intensidade moderada.Mais uns centimetros para juntar aos 30 que ainda estao no solo :D:cold:
    Surreal este Outono :confused:

    Temperatura Actual -3,8°C:cold:

    Temperatura Minima -7,4°C

    http://www.hb9bza.net/netcam/netcam1.jpg
     
  15. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Vou voltar para casa do centro, de bicicleta, e vejo pela janela que continua a nevar intensamente. -3ºC e sensação térmica bastante baixa de -9.1ºC.

    Neva moderadamente puxada a vento. E lá vou eu para a aventura de uma meia-hora de bicicleta na neve e nas ruas...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página