Seguimento Europa 2011

Laia

Cirrus
Registo
20 Set 2011
Mensagens
6
Local
Terrassa
Observatorio Medioambiental??? :lmao:
Mira, me alegro que hayas vuelto, porque así me volveré a reir un montón este invierno con las webcams de Reinosa, Burgos, Soria, etc. Ya no digamos las temperaturas medias de pueblos de Soria, Palencia etc. Aún recuerdo cuando afirmaste en este foro de meteopt que amplias zonas de la provincia de Soria que no eran zonas de montaña tenían una temperatura media entre noviembre y marzo de 1ºC. Una autentica tomadura de pelo para nuestros vecinos portugueses.

Lo que usted diga. Sigo sin entender nada. :huh:
 


Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Villarejo de la Sierra da rede hidrologica do Douro na provincia de zamora tambem marcou -7,8ºC ontem. No propio foro de polos do frío um vizinho de aquel local advirte que esa estaçao marca habitualmente 8ºC menos do real.
Ja estao a ver a nula credibilidade dessa rede e os seus instrumentos de mediçao

Aquí o texto:

¿Alguien con experiencia en observación de estaciones del SAIH-Duero podría confirmarme si la estación de Villarejo de la Sierra suele dar datos correctos? Si esto es así, la madrugada del día 19 ha registrado una mínima de -7,8ºC

Son incorrectos Marcos, te lo confirmo. Creo que leonnieve te puede hablar de primera mano ya que ha visto donde esta instalada "in situ" y a contrastado datos, yo estimo que marca unos 8ºC de menos de manera sistematica, en minimas y maximas.

E aqui o link completo a esse texto e demais preguntas e respostas

http://foro.tiempo.com/polos-de-frio-20112012-t134691.60.html

E nao somente Villarejo del Valle, muitas estaçoes da rede hidrologica do rio Douro publicam erros enormes.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ó Ferreiro, vê lá se tens um bocado de cuidado na forma como tratas os outros membros do fórum.
Se há alguém aqui que tem por hábito ser desagradável com os outros és tu.

O(a) membro Laia apenas colocou aqui dados de uma estação que faz parte de uma rede meteorológica. Se essa rede é ou não reconhecida pela AEMET até pode ser interessante. O que importa aqui é que um membro colocou aqui dados passíveis de análise e discussão por todos os outros participantes e não devia ser enxovalhado(a) por isso.

Sê cortês e discute os assuntos de forma adulta e clara com todos. Se tens algum problema com outro membro coloca-o à administração do fórum.

Se isto continua, temo que este espaço passe a ser votado ao abandono por aqueles que desejam dar a conhecer o que se passa na Europa...:nono:
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Reconheço que as formas nao foram as correctas.
Mas se eu tenho informaçao de que essas estaçoes de rio Douro informam habitualmente com muitos erros, a minha obrigaçao e fazelo publico.
A partir de ahi cada um pode crer oun nao nesses dados, mas eu informo dos numerosos erros de esa rede hidrologica.
Saudos, e desculpem as formas.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Reconheço que as formas nao foram as correctas.
Mas se eu tenho informaçao de que essas estaçoes de rio Douro informam habitualmente com muitos erros, a minha obrigaçao e fazelo publico.
A partir de ahi cada um pode crer oun nao nesses dados, mas eu informo dos numerosos erros de esa rede hidrologica.
Saudos, e desculpem as formas.

Ferreiro, ainda bem que reconheces que não tiveste uma atitude correcta. Felicito-te por isso.
E por outro lado agradecemos que nos dês a conhecer problemas com os dados das estações do Douro.
Agora, o que não se pode fazer é tratar mal aqueles que, apenas e só, disponibilizam esses dados. Como todos nós, também anseiam saber mais sobre a meteorologia e por isso participam neste espaço.;)
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Dizir que as temperaturas nas estaçaos da cordilheira cantabrica foram frescas pela noite os ultimos 2 días (ainda que hoje ja nao houve geadas em nemunha estaçao oficial de AEMET), mas sao altas pelo día, 28ºC a 1000 metros e mais de 23ºC a 1300 metros. Por se alguem enganasse do que realmente é o clima do norte de Espanha.

Por suposto o tema da neve a baija altitude como nos Alpes ainda queda muito longe em Espanha, haberá que esperar meses, e de momento nao há nada nem sequer a 3000 metros.

Webcam do monte Posets-Llardana 3371 metros, o segundo mais alto do Pirineo.

 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo num dia 4 estações na Islândia.

De manhã acordei com imensa geada e -1ºC após algum céu encoberto. Depois o dia foi luminoso e cheio de sol, com as máximas a atingir 14ºC, mas muito agradável devido à ausência de vento. Ao fim da tarde, a convexão resultou num aguaceiro forte mas enquanto o sol ainda brilhava, e a noite começou calma e limpa, e sigo com 5ºC mas sem sensação de frio.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo agora às 23h com +1ºC e céu limpo, um pouco "fresquinho", num dia que esteve quase sempre limpo.

Mínima foi de -3ºC e muita geada, Máxima de +10ºC

Dia de outono bastante agradável e não muito frio.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nos Alpes e tal como estava previsto, ao final de 2 dias de neve e frio, o calor voltou a instalar-se por lá aniquilando toda a neve, mesmo acima dos 2500m de altitude.
Temperaturas positivas mesmo em Jungfraujoch, a 3580m.

Arosa, Suíça. Há dias estava com um camadão de neve. Neve essa que agora deu lugar às cores de Outono.

Webcam a 2653m de altitude.
6tnjdoxt.jpg




As temperaturas acima da média deverão manter-se pelo menos até dia 5 de Outubro, altura em que é provável uma mudança de padrão.

ms947ens.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas.. Este é o primeiro de muitos posts que vou escrever a partir da cidade Polaca de Bialystok onde estou a fazer Erasmus.
Este Outono Outono/Inverno promete ser muito mais frio do que aquilo que estou habituado. Bialystok é uma cidade situada no Nordeste da Polónia perto da fronteira com a Lituânia e a Bielorrússia.

Por aqui tivemos um dia de céu encoberto mas sem precipitação, a temperatura segundo o IM Polaco é de 16ºC

:thumbsup:
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Eu estou a fazer Erasmus em Zaragoza e desde que cheguei o tempo tem estado absolutamente fantastico! Na ultima semana temperaturas a rondar os 30 graus durante o dia e os 19 durante a noite! Não se espera grande mudança de padrão pelo menos durante a próxima semana mas pelo que sei o Inverno aqui costuma ser bastante frio e muito caracteristicamente ventoso.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Eu estou a fazer Erasmus em Zaragoza e desde que cheguei o tempo tem estado absolutamente fantastico! Na ultima semana temperaturas a rondar os 30 graus durante o dia e os 19 durante a noite! Não se espera grande mudança de padrão pelo menos durante a próxima semana mas pelo que sei o Inverno aqui costuma ser bastante frio e muito caracteristicamente ventoso.

Zaragoza é fría cando há névoas, mas isso acontece somente ums poucos días de dezembro e mais raramente em janeiro. O resto dos días é temperada. A media do aeroporto em janeiro é de 6.4ºC e em fevereiro de 8.4ºC.
A neve é rara em Zaragoza, 1 día de neve cada ano, segundo AEMET.