Seguimento Europa 2011

Tópico em 'Europa' iniciado por MSantos 1 Jan 2011 às 01:12.

  1. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,389
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Aqui em Bialystok prossegue o marasmo, céu encoberto e por vezes caiem uns pingos ou nevoeiro, sempre com temperaturas positivas...

    Mas a próxima semana promete ser mais interessante com bastante chuva ou neve, as previsões ainda estão incertas;)

    Por agora 3ºC
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    NORUEGA: Novembro mais quente em 150 anos !!!

    State meteorologists report that unseasonably high temperatures all over the country made last month the warmest November recorded in Norway for around 150 years. Some are beginning to call autumn “the new spring.” “This year’s month of November was the warmest we have experienced since temperatures started being measured in the 1860s,” Roar Hansen, meteorologist at Storm Weather Center, told newspaper Dagsavisen on Thursday.
    Hansen added that the mild weather most Norwegians have been experiencing all autumn has actually been mildest in the far north. “In Troms and Nordland (counties) we’ve had median temperatures several places that are more than five degrees higher than normal,” Hansen told Dagsavisen. The cities of Tromsø and Bodø also broke their own records for warm temperatures by around one-and-a-half degrees, according to storm.no. In the rest of the country, average temperatures have risen by three to four degrees.
    In Bergen it’s been so warm that seeds put out to feed birds have sprouted, reported Dagsavisen. In some areas, there have been other signs of sprouting, and even the appearance of some confused wildflowers. Last year at this time, temperatures in Oslo were setting records at the other end of the scale, down to minus-24C. By contrast, on Thursday morning, even when it was still dark, temperatures were reported from plus-6-8C (mid- to high 40sF). At Tryvann in the hills above the capital, normally a popular area for skiing at this time of year, the temperature was plus-4C, well over the freezing point.
    Southern and southwestern Norway were also being hit by strong winds and rain again, and more storms were predicted following an unusually clear and sunny day on Wednesday. Hurricane warnings were posted for the northwest coast as well, from Stad and north through the county of Møre og Romsdal.

    NiN
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Scan_Ferr

    Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Ago 2010
    Mensagens:
    1,219
    Local:
    Maceda (Ovar)
    A minha namorada está em Lahti (Finlândia) e aquilo por lá não tem andado muito negativo também. Nem neve acumulada ainda.
     
  4. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    O que as pessoas têm que compreender é que estas vagas anormais de frio ou calor, dependem muito da circulação atmosférica.

    E que enquanto um sítio têm frio anormal, o outro têm calor anormal.

    Exemplos:
    Em Dezembro de 2010, há um ano atrás, a Europa sofria com um final de Outono glacial, e com recordes de neve. Mas eu na Islândia tinha temperaturas de verão polar, máximas na ordem dos 10-15ºC (o mesmo acontecia no Canadá). Um bloqueio a leste da Islândia, trazia ventos polares de nordeste à Europa, mas ventos quentes de sul para a Islândia e até partes do Canadá.

    Agora em 2011, enquanto a Escandinávia e a Suíça se queixam da falta de neve e temperaturas positivas, eu levo com neve atrás de neve, até dizer não mais, e frio glacial, devido ao continuado vento de norte. O bloqueio na Gronelândia traz ventos polares para mim, e todas as depressões passam a sudoeste, pelo Reino Unido, arrastando o ar quente atlântico para a Europa.

    Decerto que poderão ver estes padrões a acontecerem em muitas outras vagas "anormais" de frio e de calor. Isto são coisas NORMAIS do clima, variações.

    Isto mesmo explica invernos continuamente secos ou invernos continuamente chuvosos em Portugal.

    - - - -

    No entanto, parece-me de, do mesmo modo que em 2010 e 2009, há uma situaçao ligeiramente NAO positivo em Dezembro, mas desta feita o AA está mais a oeste na Gronelândia. Esta tendência NAO positiva consecutiva em 3 invernos, pode ser parte de uma variação mais de longo-prazo, e que a manter-se poderá resultar no geral em invernos mais frios para a Europa nos próximos anos, secos mais a norte, molhados mais a sudoeste.

    - - - -

    Sigo com -6ºC e mais um dia de neve.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Suíça enfrenta maior seca de todos os tempos

    O outono extraordinariamente seco que predomina na Europa Central atrapalha transportes, fornecimento de energia, turismo e a vida aquática da Suíça. O início do ano já foi particularmente seco. Agora, os efeitos negativos surgem um atrás do outro.
    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia da Suíça, MétéoSuisse, as chuvas registradas entre 1° de janeiro e 19 de novembro deste ano no oeste da Suíça e no Vale do rio Ródano são as mais baixas desde o início das estatísticas, em 1864. A última chuva que caiu nessas áreas foi em 19 de outubro, revelou o instituto nacional suíço em um relatório sobre a seca publicado no final de novembro.
    A seca atual é causada por uma zona de alta pressão estacionada sobre a Europa Central há semanas. Ela afasta o tempo instável vindo do Atlântico.
    Chuva forte no Ticino - “Do ponto de vista hidrológico, a situação atual é excepcional”, indica Silvia Morf, da Secretaria Federal do Meio Ambiente (OFEV, na sigla em francês). No entanto, as diferenças regionais são grandes: no sul da Suíça houve fortes chuvas no início de novembro. “Mas, no Valais (sudoeste) e no norte do país, há regiões que não têm registado nenhuma gota de chuva”, diz a especialista.
    Alguns rios e lagos estão agora mostrando níveis de água comparáveis aos de 1947, ou mesmo 1921. “Os lagos de Biel, Murten e Neuchâtel estão muito mais baixos do que deveriam estar em novembro. Junto com o lago de Zurique, eles estão quase batendo o recorde para o mês de novembro”, disse Silvia Morf.
    Os lençóis freáticos também estão sendo prejudicados com a falta de chuva. “Nossa rede de estações de monitoramento mostra um déficit, especialmente no Jura (noroeste) e no planalto suíço”, explica a responsável.
    Transporte fluvial mais caro - A empresa fornecedora de eletricidade Alpiq viu sua produção cair em 25% em suas hidrelétricas no Rio Aare, em relação ao mesmo período do ano passado. O nível dos rio no centro da Suíça e no norte, que tem abaixado drasticamente, é a causa. Outros fornecedores, tais como Forças Motrizes de Berna e Axpo, anunciam uma redução na produção de cerca de 20% em uma média de 10 anos.
    No entanto, a situação é melhor nos lagos usados para armazenamento de água para o inverno. “As represas estavam cheias no final de setembro, início de outubro e nós podemos usar essa água para a produção invernal de energia”, garantiu o porta-voz da Alpiq, Andreas Meier.
    Nem o Reno está sendo poupado. “O custo do transporte fluvial tem aumentado, já que as barcas não podem navegar totalmente carregadas de mercadorias por causa do baixo nível do rio”, explicou Nina Hochstrasser, da associação portuária de Basileia. A carga atual é de um terço da carga normal. Pelos três portos de Basileia circulam entre 10 a 15% de todas as mercadorias embarcadas para a Suíça.
    Estações de esqui preocupadas - Nas montanhas, as estações de esqui espreitam o horizonte ansiosamente. O sol que não para de brilhar é sinal que os flocos de neve vão demorar a cair. Em muitos lugares como Andermatt e Davos, a abertura da temporada de inverno tem sido adiada. Para essas regiões, que já sofrem os reveses do forte franco com uma diminuição no turismo, o golpe é duro.
    Apesar disso, MétéoSuisse lembra que a situação atual não permite fazer previsões sobre a neve que deve cair no inverno. Arosa é um bom exemplo. Em 2009, as pistas da estação dos Grisões (leste) ainda estavam verdes no final de novembro. No início de dezembro, a neve apareceu e permaneceu ideal durante todo o inverno.
    Algumas organizações de proteção do meio ambiente também estão preocupadas sobre as consequências da atual seca. A truta, por exemplo, é uma espécie que corre risco se não conseguir nadar nos rios para atingir seus locais de desova.

    Fonte: Correio do Brasil
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    E por causa desse Anticiclone na Europa central, as depressões passam todas pelo Reino Unido e daí à Escandinávia, e eu levo sempre com vento contínuo de norte e nordeste. Perfeito para uma vaga glacial.

    Este padrão já dura há 3 semanas e promete continuar.

    Sigo agora com céu limpo e -10ºC, após um dia de pequena tempestade de neve e máxima de -7ºC

    ----

    Esta situação que para já pode trazer tempo algo quente para Portugal, poderá trazer tempo invulgarmente frio a Portugal se o Anticiclone mais tarde lembrar de formar bloqueio até ao Reino Unido. Quando isso acontecer, a festa do frio acaba-se aqui na Islândia.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,389
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Bom dia!

    Esta manhã está a ser de muita chuva aqui no Nordeste da Polónia, desde que cá estou nunca tinha visto chover tanto por aqui :rain::rain:

    Por agora 3.8ºC e chva moderada:rain:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Sigo com -14ºC ao meio dia, em mais um dia soalheiro e gelado.

    Minimas do país atingiram -25ºC, e -21ºC aqui perto, no maior lago do país.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Ferreiro

    Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Dez 2010
    Mensagens:
    1,908
    Local:
    A Corunha
    -24ºc na costa norte de Islandia

    [​IMG]
     
  11. nimboestrato

    nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    1,865
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Como disse o Irpsit, se de um lado tapa, do outro destapa .
    E mais o que estará para vir por aí .
     
  12. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Por aqui sigo com uns matinais -6ºC, nada de extraordinário (ontem esteve -14ºC). Voltou a entrar ar atlântico. Céu encoberto e algum vento.

    Mas toda a costa norte está muito frio, chegando a um mínimo de -27ºC esta manhã na estação oficial de Myvatn.

    Esta situação é normal e perfeitamente para esta época do ano, aquando de entradas polares.

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,322
    Local:
    Inverness, Escocia
    Sigo com -7ºC, o céu encoberto e só há bocado é que chegou a luz do dia, às 11h30.

    E por volta das 3h da tarde, a noite começará a cair de novo.


    Esqueci-me de referir que ontem, como teve um dia limpo e com -14ºC, a visibilidade esteve recorde!

    Cheguei a ver montanhas a 110km de distância, e eu vivo quase ao nível do mar!
    Normalmente vejo até 90km em dias límpidos.

    No topo das montanhas, consegue-se ver mais longe (aqui no ar cristalino da Islândia é algo incrível). Já cheguei a ver a mais de 150km de distância no verão. Portanto imagino qual será a visibilidade nesses topos, nestes dias de invernos! Conta-se que dá para ver a Gronelândia.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,389
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Boas!

    Finalmente vi neve aqui em Białystok:w00t:, foi coisa pouca apenas um aguaceiro por volta das 14h (hora daqui)

    Por agora estão 1.5ºC e o céu está muito nublado, ao longo dos proximos dias desta semana a neve deve voltar a cair, esperemos que em maior quantidade:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,579
    Local:
    Bragança (675m)
    Tardou mas lá apareceu, ainda vais ter muitos dias de neve por essas bandas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página