Seguimento Europa 2014

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O Pais do Sol de volta á normalidade, sem nenhuma estação de Portugal continental no ranking o que é o normal, 26º graus numa estação polaca :lmao::D:lmao: :D:lmao::D:lmao: as estações italianas e balcânicas a dominarem o ranking

Estou a ter um déjà vu. :inocente:

Portugal, o pais do sol. Mas há alguma dúvida?

62%20pic1.jpg


26ºC numa estação polaca? Espero que tanto riso seja porque tenhas visto que é um erro grosseiro. Muito grosseiro mesmo.

Por fim, máxima dos últimos dias em Monção, Valinha. Lá bem no noroeste.
O quê? Não é possível? Hum... O Alvarinho agradece!

YY6lcd5.png
 


PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Diz á OGIMET pra meter estações como a de Monção, Pinhão, Amareleja, álcacer do sal, etc. E aí vê quem entra no top, Portugal é dos países mais quentes da europa durante o ano todo, por muito que isso doa a muita gente ;)

Monção? o que se passa em Monção é o que se passa em Ourense, são zonas que aquecem bastante num ou outro pico de calor atingido máximas a rondar os 40º graus, agora comparar Monção com o Alentejo não faz sentido nenhum pois o que importa verificar são as medias mensais das mínimas e das máximas da região de Monção nos meses de Verão ou fora dele e ai irás verificar que Monção está a kms de distancia do Mediterrâneo, alias ai a tua região se destaca por algo a nível europeu no que respeita ao clima, é por ser das regiões mais chuvosas da Europa, mas disso ninguém fala, pesquisa as medias mensais do mediterrâneo entre Abril-Novembro e compara com as estações do Noroeste de Portugal e depois poderemos conversar.
Relativo a sermos o pais mais quente de certeza que não te referes á tua região, mas no todo até poderemos ser dos países mais amenos nomeadamente no Inverno, pois tanto na Primavera como no Outono como no Verão temos mais e melhor que nós, o que custa a muita gente não é sermos dos países mais amenos da Europa mas sim não Sermos o Único Pais Mais quente da Europa e o que tento demonstrar aqui é apenas isso, que não somos os únicos e em relação á tua região do Minho? perto de 2000 mm anuais? medias anuais de 14-15º(isto para ser simpático e não levantar polémicas)? Verões muitos deles frescos com mínimas de 13º,14º graus(e estou a ser simpático) impossíveis no Mediterrâneo? disso não falam né ah pois é! Fica sabendo que em Verões como tivemos em 2011 e 2012 com circulação zonal o Noroeste de Península Ibérica nomeadamente o Minho e Douro Litoral competem é com outras regiões e estão a léguas do calor do mediterrâneo.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Estou a ter um déjà vu. :inocente:

Portugal, o pais do sol. Mas há alguma dúvida?

62%20pic1.jpg


26ºC numa estação polaca? Espero que tanto riso seja porque tenhas visto que é um erro grosseiro. Muito grosseiro mesmo.

Por fim, máxima dos últimos dias em Monção, Valinha. Lá bem no noroeste.
O quê? Não é possível? Hum... O Alvarinho agradece!

YY6lcd5.png

Acho que já deu para perceber qual é a minha opinião e que também tenho argumentos válidos para a fundamenta-la, falas nas horas de sol eu falo nas temperaturas medias anuais, as temperaturas médias nos meses de Verão, Outono e Inverno e comparo-as com o mediterrâneo, falo nos valores de precipitação, bem como nos dias de chuva 130-200 dias no Douro Litoral e Minho :surprise: e compara-os com o mediterrâneo, temos opiniões diferentes estamos nos opostos nada fará eu mudar de opinião bem como não pretendo mudar a opinião dos outros, a diferença é que não nego que Portugal tenha mais horas de sol apenas estava a ser irónico, mas Portugal tem um clima tão mas tão dúbio que esse argumento das horas de sol pode muito bem ser contra-argumentado com outros bem mais sólidos como atrás referi. Relativo a Monção se Vigo chegou aos 26º graus claro que Monção teria essa máxima alias eu referi no meu post que nesses dias o calor tinha chegado á Europa Atlântica e em força. Relativo as máximas das estações polacas não faço a mínima ideia se estão a ser manipuladas ou se é um erro, mas se for logicamente que reconheço esse mesmo erro.
Dou por encerrado o Off-topic, mas continuarei a fazer o acompanhamento baseado na Ogimet caso me permitem está claro, pois o argumento de existir poucas estações também poderá ser aplicado a outros países com certeza.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Diz á OGIMET pra meter estações como a de Monção, Pinhão, Amareleja, álcacer do sal, etc. E aí vê quem entra no top, Portugal é dos países mais quentes da europa durante o ano todo, por muito que isso doa a muita gente ;)

E o Noroeste de Portugal é um dos mais chuvosos da Europa também , por muito que custe a muita gente !
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Estou a ter um déjà vu. :inocente:

Portugal, o pais do sol. Mas há alguma dúvida?

62%20pic1.jpg


26ºC numa estação polaca? Espero que tanto riso seja porque tenhas visto que é um erro grosseiro. Muito grosseiro mesmo.

Por fim, máxima dos últimos dias em Monção, Valinha. Lá bem no noroeste.
O quê? Não é possível? Hum... O Alvarinho agradece!

YY6lcd5.png



Fala pela tua zona , vem viver para o Minho um ano e vês o país do sol .

Há gente do sul que só vem ao Norte em agosto para dar um mergulho numa cascata no Gerês e depois só diz asneiras .
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Fala pela tua zona , vem viver para o Minho um ano e vês o país do sol .

Há gente do sul que só vem ao Norte em agosto para dar um mergulho numa cascata no Gerês e depois só diz asneiras .

Existe duas formas de argumentar: Uma apresentando dados concretos, outra usando linguagem despropositada.

É óbvio que o Minho tem bastante precipitação, mas nao foi disso que se falou. O André apresentou dados de disponibilidade solar na Europa. Penso que os dados apresentados falam por si.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Existe duas formas de argumentar: Uma apresentando dados concretos, outra usando linguagem despropositada.

É óbvio que o Minho tem bastante precipitação, mas nao foi disso que se falou. O André apresentou dados de disponibilidade solar na Europa. Penso que os dados apresentados falam por si.

Desculpa contrariar - te mas não utilizei linguagem despropositada .

Há muitas formas de apresentar dados . Se eu apresentar dados de qualquer país nórdico de determinada altura do verão ou primavera que esteja mais quente também posso chegar à conclusão que lá é sempre assim , se não consultar mais dados .


P. S . - Admiro a rapidez em que veio defender o André ( apesar de eu não o ter atacado ) .

É pena que isso só aconteça a alguns membros do Fórum , ainda à uns meses atrás chamaram - me maluco só por estar a exprimir a minha opinião acerca de um assunto e não veio nenhum moderador defender - me .
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Dizer que o Douro Litoral e o Minho são das regiões mais chuvosas da Europa também é apresentar dados concretos, bem como dizer que tem cerca de 130-200 dias de chuva ano também é apresentar dados concretos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Dizer que o Douro Litoral e o Minho são das regiões mais chuvosas da Europa também é apresentar dados concretos, bem como dizer que tem cerca de 130-200 dias de chuva ano também é apresentar dados concretos.

Eu disse que isso não eram dados concretos? Respondi a algo que tenhas dito?

Como sabes clones não são permitidos neste fórum. Se te mantens por cá é porque, e felizmente para todos, tens sabido usar diplomacia. Pontos de vista são todos bem vindos. Este fórum é de discussão acima de tudo. Uma coisa é discutir, outra é alimentar guerras.

Enquanto se discutir com cordialidade, tanto aqui como em outros tópicos,todos são bem vindos.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Eu disse que isso não eram dados concretos? Respondi a algo que tenhas dito?

Como sabes clones não são permitidos neste fórum. Se te mantens por cá é porque, e felizmente para todos, tens sabido usar diplomacia. Pontos de vista são todos bem vindos. Este fórum é de discussão acima de tudo. Uma coisa é discutir, outra é alimentar guerras.

Enquanto se discutir com cordialidade, tanto aqui como em outros tópicos,todos são bem vindos.

é pena que a má educação, o insulto pessoal seja permitido a alguns users.E outros sejam massacrados só por terem uma opinião diferente da "linha" ou da maioria, mas cuidado com certas coisas que se escrevem aqui.Quando se acusa alguém de algo grave é preciso ter-se provas
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A conversa começou com as temperaturas...onde ela ja vai.:D
O mapa que o AnDre publicou foi só para fazer enquadramento da questão, em termos europeus, agora, se falarmos unica e exclusivamente de Portugal, existe uma discrepância significativa,mas isso não é novidade para ninguém.

Aqui fica o mapa.

95u9z5.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Danilo2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É obvio que a região do Minho é das mais chuvosas da Europa, penso que ninguém põe isso em causa.
Em termos de insolação solar obviamente que Portugal é dos países da Europa com maior numero de dias sol anual, bem como todo o sul da Europa, mas alguém tem dúvidas disso, muito devido aos meses secos que apresentamos por cá normalmente entre Maio e Setembro, e nem a região do Minho escapa a isso, quer gostem ou não ...
O clima no Norte e Centro da Europa não tem períodos meses secos em termos de precipitação nem insolação nessas regiões, o que não invalida que tenham entre Maio e Setembro periodos por vezes bastantes quentes ou secos !

O membro André não é apenas um membro deste Forum, ele é administrador deste Forum, e gostavam muitos de saber um décimo daquilo que ele sabe, e faltaram ao respeito a ele acusando-o de dizer asneiras, e por isso o que se seguiu foi inteiramente justo ao ser defendido (o André).

Mas relativamente a isso não me vou alongar .... cada um vê o que quer ver !
 
  • Gosto
Reactions: Skizzo

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
É obvio que a região do Minho é das mais chuvosas da Europa, penso que ninguém põe isso em causa.
Em termos de insolação solar obviamente que Portugal é dos países da Europa com maior numero de dias sol anual, bem como todo o sul da Europa, mas alguém tem dúvidas disso, muito devido aos meses secos que apresentamos por cá normalmente entre Maio e Setembro, e nem a região do Minho escapa a isso, quer gostem ou não ...
O clima no Norte e Centro da Europa não tem períodos meses secos em termos de precipitação nem insolação nessas regiões, o que não invalida que tenham entre Maio e Setembro periodos por vezes bastantes quentes ou secos !

O membro André não é apenas um membro deste Forum, ele é administrador deste Forum, e gostavam muitos de saber um décimo daquilo que ele sabe, e faltaram ao respeito a ele acusando-o de dizer asneiras, e por isso o que se seguiu foi inteiramente justo ao ser defendido (o André).

Mas relativamente a isso não me vou alongar .... cada um vê o que quer ver !

As horas de insolação não são sinonimo de pouca percipitação ou poucos dias de chuva como é comprovado no mapa disponibilizado e se reparares o SO de França a região de Bordéus tem valores de insolação altos, mais elevados que muitas regiões do mediterrâneo ou da Grécia e chove muito mais nessa região que em outras, isto é uma característica as horas de insolação sui generis do extremo SW Europeu devido ao AA, e mais até vou mais longe existem regiões do mediterrâneo e mesmo do Norte de Africa tem menos horas de insolação e tem valores de percipitação de 200-300mm não achas isso estranho? sabes porque muitas dessas regiões estão sobe o efeito de nuvens altas de areias do deserto(ah pois é) algo que muito raramente acontece em Portugal considerando que estamos muito longes das regiões áridas do Norte de Africa.
Relativo aos meses secos, o Minho e o Douro Litoral tem 2 meses secos e são secos por chover menos de 10-15mm nos meses de Agosto e Julho um pequeno perfeccionismo conceptual que para mim pouco ou nada significa.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
É obvio que a região do Minho é das mais chuvosas da Europa, penso que ninguém põe isso em causa.
Em termos de insolação solar obviamente que Portugal é dos países da Europa com maior numero de dias sol anual, bem como todo o sul da Europa, mas alguém tem dúvidas disso, muito devido aos meses secos que apresentamos por cá normalmente entre Maio e Setembro, e nem a região do Minho escapa a isso, quer gostem ou não ...
O clima no Norte e Centro da Europa não tem períodos meses secos em termos de precipitação nem insolação nessas regiões, o que não invalida que tenham entre Maio e Setembro periodos por vezes bastantes quentes ou secos !

O membro André não é apenas um membro deste Forum, ele é administrador deste Forum, e gostavam muitos de saber um décimo daquilo que ele sabe, e faltaram ao respeito a ele acusando-o de dizer asneiras, e por isso o que se seguiu foi inteiramente justo ao ser defendido (o André).

Mas relativamente a isso não me vou alongar .... cada um vê o que quer ver !

Aurélio ,

Reconheço que me excedi um pouco quando disse que havia pessoas que só diziam asneiras , todos temos maus momentos .

Tu também tiveste um mau momento no verão passado quando no seguimento de incêndios me apelidaste de louco , mas não guardo rancor por isso .
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio ,

Reconheço que me excedi um pouco quando disse que havia pessoas que só diziam asneiras , todos temos maus momentos .

Tu também tiveste um mau momento no verão passado quando no seguimento de incêndios me apelidaste de louco , mas não guardo rancor por isso .

A sério, eu não me lembro de nada disso:huh::hehe:

Mas mesmo assim não me parece que eu tenha sido assim tão directo, se calhar foi algo que disseste, mas se feri de algum modo as minhas desculpas, mas podias ter tido que nós entendiamos.
Afinal nós estamos aqui é para debater, aprender e discutir temas, o problema que por vezes surge é que existem pessoas que têm um orgulho tão grande que não conseguem ouvir os outros.

Abraço e fica bem ....