Seguimento Europa 2014

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Rethel, França

13z39s2.jpg


2v8mwdc.png


Reims, França

2823sjb.jpg

Imagens de: Bart De Bruyn, Infoclimat e Ard'N'Ture
 


FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Trovoada forte a chegar à minha localização!!
Clarões quase todos os segundos..medonho
Saravia relatada de 2 a5cm...Espero que não me faça estragos!
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

A situação está a evoluir como o previsto...já se observaram varias situações de tempo severo ou muito severo, com rajadas entre 120 e 150km.h, precipitação intensa e granizo severo ou muito severo.


Qew6D44.png


Nas proximas horas, o suporte dinamico ( forçamento + shear) fornecido por um nucleo de vorticidade que atravessará o UK em direcção ao Mar do Norte continuará a proporcionar condições favoraveis á ocorrencia de convecção bem organizada, em especial no Benelux, Holanda, N da Alemenha e SW da Dinamarca.

O unico factor ( ligeiramente...) limitativo será o arrefecimento nocturno...ainda assim os modelos colocam um regime de advecção quente na dianteira de uma area de baixa pressão que se vai organizando entre o NW de França e os Paises baixos..

Á frente da dita depressão, a circulação de SE continua a transportar ar quente á sfc, o que manterá os valores de SBCAPE entre 500 e 1500J/Kg durante toda a noite, valores que são adequados á genese de extruturas severas com base á sfc embora de uma escala tendencialmente mais pequena.

A advecção de ar quente tambem numa camada acima da superficie, entre os 900 e os 800hpa ( Desta vez proveniente de S/SW) deverá fornecer energia utilizavel pelos sistemas convectivos mesmo que porventura falte mais energia á superficie...os valores de MUCAPE entre os 1000 e 2000J/Kg são mais do que suficiente para garantir um risco generalizado de granizo severo ou muito severo e precipitação excessiva.

Onde houver melhor overlay entre MUCAPE e SBCAPE, poderá continuar a ocorrer convecção severa com risco de tornados e rajadas muito severas ( >120km.h) mesmo durante a madrugada!