Seguimento Europa 2014

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Super-célula em Alconchel, Badajoz, fotografia publicada no facebook do MeteoBadajoz há 49 minutos. :surprise:

21cbgqp.png


https://www.facebook.com/photo.php?....281688935208001.67063.236436716399890&type=1
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Situação interessante para hoje, nos Balcãs, Roménia, Bulgária...
showforecast.cgi


Storm Forecast
Valid: Wed 25 Jun 2014 06:00 to Thu 26 Jun 2014 06:00 UTC
Issued: Tue 24 Jun 2014 21:09
Forecaster: PISTOTNIK/GROENEMEIJER/GATZEN

A level 2 and level 3 were issued for Central Italy across the Central Balkans into much of Romania and Bulgaria for severe wind gusts, large hail, tornadoes and to a lesser extent for excessive precipitation.

...
http://www.estofex.org/
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para amanhã poderemos ter um novo outbreak de tempo severo numa faixa entre os Pirinéus e a Alemanha.

Analise/Sinóptica

Sab06CET----Dom06CET

Uma nova ondulação em altura avança desde o Atlantico para o Golfo de Biscaia, onde se funde com uma vasta perturbação polar em altura com dois nucleos, um no UK e o outro na Dinamarca.

Um forte mid/upper jet coloca-se entre Portugal e a Europa central, marcando a fronteira entre o ar polar em altura e o ar tropical associado á alta subtropical.

No seio deste jet, varias pequenas short waves geram forçamento dinamico.

Á superficie ar quente e humido começa a ser enviado para norte desde o Atlantico subtropical e do Mediterraneo, formando-se uma margem frontal quente que se torna estacionária entre o N de Espanha e o centro da Alemanha.

Associada a esta, um vasto campo de baixas pressões cobre praticamente toda a Europa W/Central...com o avançar do dia e o aumento do suporte dinamico, um nucleo proncipal de ciclogenese evolui desde França até á Alemanha.

ES/FR/DE/CH

A sul da margem frontal quente, ar humido é inestabilizado durante a tarde, por baixo de uma capping layer saariana/ibérica...com SBCAPE a subir até 1000-2000J/Kg.
A aproximação da perturbação em altura, com incremento do forçamento dinamico e arrefecimento em altura deverá gerar um ambiente bastante instavel e adequado á genese de varios focos convectivos.

Com o mid/upper jet a fortalecer-se sobre a região, desenvolvem-se uns 20 a 35m/s de 0-6km shear e até 50-70kts de 1-8km shear...

Em especial nas planicies do sul de França, e logo a sul da frente quente, numa faixa entre o centro de França e o centro da Alemanha, este shear toma (bastante) caracter rotacional nos primeiros 3km, com 3kmSRH até 300-400m2/s2.

As condições são favoraveis á rápida organização da convecção em supercélulas e segmentos lineares capazes de gerar granizo severo, precipitação excessiva, rajadas e um ou outro tornado.
Proximo da frente quente/estacionaria, varios clusters poderão formar-se, com risco de precipitação excessiva, bowing lines/echoes e tornados.

Durante a noite, uma frente fria avança desde Biscaia/N de Espanha, até á região dos Alpes.

A atmosfera energética e o continuo arrefecimento em altura manteem valores de SBCAPE razoaveis, e varios segmentos convectivos ou mesmo bow echoes poderão evoluir na sua proximidade, com risco de rajadas severas, granizo severo e precipitação excessiva.

Para já coloco um nivel laranja, mas poderá ser feito um upgrade caso as proximas runs melhorem as condições dinamicas...

Inglaterra/Dinamarca/Suécia

Dois vortices troposféricos afectam estas regiões, um a SW da Inglaterra e outro no Mar do Norte.

Durante a tarde o aquecimento diurno e a disponibilidade de alguma humidade á suerficie geram valores de SBCAPE na ordem dos 500-800J/Kg.

Algum shear estará presente, com caracter rotacional mais acentuado na periferia NE das circulações...

É possivel a genese de alguns focos convectivos dispersos com organização supercelular, capazes de gerar precipitação excessiva, granizo e rajadas marginalmente severas.
Não se pode excluir uma tromba/tornado disperso..

O mais certo é que estes focos mais organizados se acabem por fundir em varios clusters menos organizados, capazes de gerar precipitação excessiva..

caAYyyG.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O calor começa apertar na Turquia e Chipre.
(T.máximas de ontem)

6iuryx.jpg


Por cá, quando ocorrem ondas de calor sempre temos agua do mar relativamente fresca, já na Turquia isso torna-se impossivel, a temperatura da agua do mar já atinge 27/28ºC em algumas zonas.
Até Agosto, chega aos 30ºC.

212e15c.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para amanhã teremos uma situação potencialmente complicada em partes da Itália, onde um outbreak significativo de tempo severo poderá desenrolar-se.

Analise/Sinóptica

Dom06CET----2f06CET

Em altura um forte cavado coloca-se entre o Mar do Norte/Escandinavia e o NE de Espanha/S de França.

Um forte mid/upper jet com varios nucleos de vorticidade coloca-se entre a Peinsula Ibérica-Alpes-Austria-Polónia....associados ás perturbações em altura, fortes maximos de forçamento dinamico ocorrem.

O fluxo troposférico intensifica-se durante o periodo, com o shear a atingir valores bastante significativos ( 0-6km até 30-35m/s; DLS até 60-70kts).

Á superficie uma frente fria associada a um vasto campo depressionário centrado na Europa W avança desde França até Itália...

O aumento do forçamento dinamico e a interacção da frente com ar bastante energético gera um nucleo de ciclogenese que se desloca desde a Corsega para NE até aos Alpes Austriacos.

Associada á ciclogenese, reforça-se a circulação de S, com ar muito quente e humido a surgir desde o Mediterraneo/Adriático..a entrada deste ar com Mixings até 13-15g/Kg e o aquecimento diurno geram valores de MLCAPE até 1000-2000J/Kg e SBCAPE até 3000J/Kg.

Itália

A influencia de uma capping layer saariana deverá favorecer forte insolação e concentração de energia á superficie.

Ao longo e mesmo a sul do nucleo depressionário haverá um maximo de CAPE e de Shear que resultarão em valores conjuntos de Capeshear até 1000-1500m2/s2.

O shear toma forte caracter direccional, e as condições dinamicas impressionantes são favoraveis á genese de várias supercelulas capazes de gerar granizo muito severo, rajadas severas ou muito severas, precipitação excessiva ou mesmo notável ( >200mm/24h) e tornados,alguns dos quais poderão ser fortes ( >EF3).

Durante o fim da tarde e noite para 2f as células deverão fundir-se em um ou dois MCS que avançarão na dianteira da frente fria.
Associados a estes, r bow echoes poderão gerar rajadas sevras, granizo, precipitação excessiva e em menor grau tornados ...

França

Debaixo do nucleo de ar frio em altura, várias células pulsantes deverão gerar-se durante a tarde.
Dada a previsão de SB/MLCAPE entre 500/1000J/Kg e a possibilidade de haver algum shear em pontos onde haja alterações do fluxo devido á topografia, as células colocarão um risco marginal de granizo pontualmente severo.

Austria e areas a NE

Com fluxo de ar quente á frente de uma frente fria, gera-se CAPE marginal...o shear moderado a forte é favoravel á genese de algumas células pontualmente severas, algumas provavelmente supercelulares, com capacidade de gerar precipitação excessiva, rajadas pontualmente severas e granizo.

A presença de bastante nebulosidade média e alta limitam o aquecimento diurno e com isso os valores de CAPE não são suficientes para haver confiança num nivel laranja.

l43Nm83.png
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Não tem sido um grande verão aqui na Islândia.

A primeira quinzena de Junho ainda teve tempo agradável com máximas a rondar os 18ºC e sol alternando com aguaceiros fracos. Mas a segunda quinzena de Junho trouxe bastante chuva ao sul da Islândia e máximas raramente passando os 15ºC.

Os últimos dias trouxeram a melhor entrada de ar quente do sudeste, da Europa, com máximas a rondar os 20ºC sexta, sábado e domingo.

Agora voltou a chuva, que foi hoje por vezes forte, e a máxima só chegou aos 11ºC. Os próximos dias trazem uma depressão a rondar os 975mb!

Uma verdadeira tempestade típica de inverno. Rajadas a ultrapassar os 100km/h, chuva bastante forte amanhã à noite, e temperaturas que vão descer bastante para o final da semana, assim que o vento rode para norte. Prevê-se inclusivé neve em partes do país, com a cota a chegar aos 500 metros

Uma tempestade destas é algo que ocorre em média uma vez a cada 10 anos.

O mar esse até estava com uma anomalia quente há várias semanas, mas o stream de depressões atrás de depressões faz com que as temperaturas andem baixas e a precipitação excessiva.