Seguimento Europa 2014

Acabou o frío na Europa centro-oriental. Depois de 11 dias com máxima negativa, a temperatura subiu ontem dos 0 graus em Berlin.



Aínda fica frío na Romenia, Ucrania e Rusia, porem irá desaparecendo nas próximas horas. Segundo os modelos fevereiro será muito temperado.
 
Já na Turquia, vão regressar as noites gélidas/potentes inversões térmicas, minimas inferiores a -20ºC, nos sítios do costume, Erzurum, Kars, Agri e Ardahan.

Kars teve cá uma inversão, vai la vai. :cold: :cold:

Minimas de hoje:
2po9wjn.jpg
 
Muita neve com ventos a atingir os 150 km/h na Sérvia, muita chuva no Oeste de França, grandes nevões no norte de Itália, aí está o Inverno a mostrar-se em força na Europa.

Por aqui é tudo menos Inverno em força! Está a ser uma autêntica desilusão!!! E já começo a perceber o porquê dos belgas odiarem o seu tempo. Nem chuva forte, nem vento, nem frio, nem neve. Apenas um céu encoberto e uma chuva miúda de vez em quando. Por agora 9ºC. Um autêntico tempo irritante e depressivo!!

Já começo a ter saudades dos temporais portugueses!
 
Por aqui é tudo menos Inverno em força! Está a ser uma autêntica desilusão!!! E já começo a perceber o porquê dos belgas odiarem o seu tempo. Nem chuva forte, nem vento, nem frio, nem neve. Apenas um céu encoberto e uma chuva miúda de vez em quando. Por agora 9ºC. Um autêntico tempo irritante e depressivo!!

Já começo a ter saudades dos temporais portugueses!

Pois, por aí parece que "tudo" tem ficado mais ao lado...pelas ilhas britânicas :/
 
Hola, ontem e passados se falou no contraste entre frio/gelo e menos frio/húmedo na Europa Ocidental.
A linha de separação passou ontem sobre a nossa região (Utreque, no meio dos Países Baixos).
O mapa de temperaturas mínimas do ar na noite do 29 ao 30 de Janeiro:

Vastleggeninvolledigscherm30-1-2014201739_zps17ec0ebb.png


Idem da noite passada (31-I a 1-II-2-14):

Vastleggeninvolledigscherm1-2-2014211758_zps93efeeaf.png


Toda a Europa Central e Oriental está congelada mas Holanda e o Benelux estão a ter um Inverno demasiado quente, os dias 30 e 31-I foram os únicos com algum gelo de verdade em Utreque.

Algumas impressões:

Um canal perto de Utreque, ontem:

DSCF0391_zps2ca4fbdf.jpg


O mesmo local, hoje:

DSCF0561_zpsc9af0604.jpg


e o ciclone que nos trouxe esta alteraÇão:

Vastleggeninvolledigscherm31-1-2014194609_zpsab5987c9.png


e para acabar, gelo flutuante e reflexos de salgueiros no rio Oude Rijn (Reno Velho) entre Utreque e Harmelen, a Oeste daquela cidade.

De fato, o Inverno deste ano tem sido anormalmente quente na Holanda!

E para acabar uma aveleira que já dá amentos, fotografada há uma semana igualmente na zona de Harmelen.

DSCF0045_zps7fd3690d.jpg
 
  • Gosto
Reactions: invent e CptRena