Seguimento Europa 2014



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Além de Portugal, deve estar uma valente dose de trovoadas e tempestades, no nordeste de Espanha e sul de França. Vejam o sat24.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Além de Portugal, deve estar uma valente dose de trovoadas e tempestades, no nordeste de Espanha e sul de França. Vejam o sat24.

Capturar_zpsac50df57.jpg


Várias células convectivas hoje sobre a Ibéria, a depressão está centrada algures no distrito de Vila Real e o seu centro deloca-se para o Litoral, mas a sua circulação atinge toda a Península. Interessante observar o outflow no mar Cantábrico e nos Pireneus, algo frequente em furacões e tempestades tropicais mas acho que nunca tinha visto numa depressão centrada em terra, mas posso ser eu que ando distraído e ser uma coisa comum. :lol:
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Nos ultimos dias as temperaturas desceram um pouco aqui pelo Noroeste frances, maximas a rondar os 22°C e as minimas na casa dos 10, um pouco abaixo.
A chuva é que não tem aparecido mesmo as trovoadas do fim da semana passada so ca passaram de raspão, tem é estado um vento de norte bem fresquinho
 
  • Gosto
Reactions: Danilo2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Mais de uma centena de ocorrências em Málaga e Sevilha devido à chuva

A chuva que caiu desde a noite de sábado nas cidades espanholas de Málaga e Sevilha produziram mais de uma centena de ocorrências registadas pelo serviço de emergência 112, provocando apenas danos materiais.


Com a forte precipitação em Málaga, sótãos, caves de vivendas e estabelecimentos comerciais ficaram inundados, além de se constatarem bolsas de água em estradas, que deixaram alguns automóveis imobilizados, segundo disseram à agência espanhola EFE fontes do 112.

A província de Málaga encontra-se em alerta laranja e previsões deste domingo apontam para a ocorrência de 80 litros por metro quadrado para as comarcas da Costa del Sol, Guafalhorce e Axarquia.

Fonte: CM

Acumulados de ontem (dia 27/09) na província de Málaga:

Alpendeire: 110.8 mm
Vélez-Málaga: 66.8 mm
Ronda Instituto: 48.6 mm

Acumulados de hoje (28/09) na província de Málaga:

Marbella: 71.4 mm (só tem dados até às 10h)
Málaga (Puerto): 35.3 mm
Málaga (Centro Meteorológico): 31.1 mm

Carmona (Província de Sevilha): 35.4 mm

Fonte: AEMET

O Ogimet registou das 12h (UTC) de ontem às 12 h (UTC) de hoje, os seguintes valores:

Sevilha (San Pablo): 62.7 mm
Tortosa: 53.0 mm
Melilla: 32.0 mm
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Cheias em Montpellier, sul de França.
Segundo o Ogimet, caíram 290 mm! :shocking:



Alguns videos:

(O 2º video é impressionante)







Aquelas células que se formam ali no Mediterrâneo a sul de França são terríveis. O historial de tragédias nessa região já é longo. Nîmes, Perpignan, Marseille, Narbonne e outros, locais de fatídicas ocorrências periodicamente.
Exemplo: ver no Google images: inondations nimes 3 octobre 1988
https://www.google.pt/search?q=inondations nimes 3 octobre 1988&hl=en-PT&biw=1920&bih=979&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=ceApVKvDJ8y07QaQ6YF4&ved=0CAYQ_AUoAQ

(estas ficaram-me gravadas na memória) ou estas ainda mais extraordinárias: vaison la romaine inondation 22 septembre 1992
https://www.google.pt/search?q=vaison la romaine inondation 22 septembre 1992&hl=en-PT&biw=1920&bih=979&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ot8pVNacEKud7gb7lYDoCQ&ved=0CDIQsAQ


É de realçar o curto intervalo de época do ano em que ocorreram.
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas! Aqui por Perpignan tudo calmo . Noite e manhã de chuva moderada. Ontem fiquei impressionado com as imagens vindas de Montpellier. Aqui até esteve uma tarde agradável. 150km de distância ainda fazem alguma diferença!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Impressionante choveu á media de 100 mm/h durante umas 3 horas !

Se fosse em Lisboa, Lisboa desaparecia do mapa:facepalm: , pois se a chover 20 mm numa hora (vá admito que muito localmente tivesse sido 40 mm) é aquilo que é imagine-se 100 mm !

Reparei que durante a tarde estava ali uma célula ultra violenta (pela sua configuração) que se tivesse atingido terra seria catastrófico !

A zona do Mediterrâneo e sobretudo as suas costas litorais de Espanha e França são um perigo nesta altura do ano, com tempestades muito tropicais. Uma espécie de Caraíbas da Europa
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Imagino isso no Algarve! Nem naquele evento histórico em Monchique no ano 1997 se atingiram valores desses.
Já agora se fosse aqui em Perpignan, mais concretamente na zona onde me encontro, rodeado por paredes de 1000 e tal 2000m de altitude nem quero imaginar a catástrofe...
Por aqui segue tudo calmo. Já parou a chuva e aparece o sol por vezes.