Gostava de perceber uma coisa a quem me puder explicar. Tem estado bastante frio. Hoje a temperatura não passou dos 0ºC e ontem nevou. O vento está de nordeste. No entanto nos modelos a temperatura a 850hPa é apenas de 0ºC. Para segunda feira preveem temperatura a 850hPa de -5ºC, a 500hPa -30ºC juntamente com chuva e no entanto não há qualquer previsão de neve por enquanto e as temperaturas andaram também superiores. Será por ser uma corrente de Norte e mais marítima? Alguém me pode explicar?
Caro amigo, a previsão da neve é por vezes dificil porque tem que se ter conta a temperatura a todos os níveis da atmosfera e também a humidade.
Na prática, aqui na Islândia, ou quando vivia na Áustria, foi isto que aprendi:
Se o ar é frio, polar, e sobretudo relativamente seco, de nordeste, traz quase sempre neve, mesmo até se a temperatura à superfície foi superior a zero. Esse ar é normalmente frio em altitude. Se passa por uma zona marítima torna-se mais fácil de trazer neve, assim como se a corrente de nordeste estiver associada a uma temperatura a sul de onde estás.
Se o ar é marítimo, mesmo que polar, é bastante húmido, portanto é mais difícil de causar neve, a não ser que a temperatura fique abaixo dos zero. Mas o ar húmido de noroeste do Atlântico tende a normalizar a temperatura por volta dos 5ºC. Aqui na Islândia tende a resultar em aguaceiros de neve ou granizo, mais para sul é mais difícil resultar em neve especialmente junto à costa, por exemplo na Bélgica, mas mais fácil se estiveres mais no interior europeu. Outro factor é se houver ar frio instalado à superfície, isso também ajuda.
O ar mais quente de sudoeste ou sudeste é mais dificil resultar em neve. Geralmente esse ar arrasta ar quente, especialmente em altitude (frentes quentes). Então pode acontecer na Europa com esse vento, que chove apesar de a temperatura estar abaixo dos zero, já que o ar em altitude é quente. Aqui na Islândia, é possível que depois de uma tarde de -15ºC, chova à noite com -2ºC só porque as nuvens vieram numa corrente de sudoeste.