Seguimento Europa 2015

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muito bem.

Quanto à validação, vamos ver o que diz o relatório do IM.


PS: Mas foi preciso fazer um pouco mais de calor que algumas zonas circundantes, para as pessoas se questionarem sobre a validade desses dados? Então e antes, não se questionaram porquê?
Também existem valores algo estranhos para outros países, mas não observo o mesmo interesse em verificar as condições em que foram medidos e se batem certo com as zonas circundantes.

Sim desse ponto de vista, tens razão sempre conheci esses valores elevados na estação de Elvas, mas se repares houve um desvio de temperatura de quase 3ºC em relação à estação do membro actionman, acho muito, e dado que estamos a falar de temperatura diurna,e o proprio relevo local não justifica tamanha diferença. Entretanto, para a semana já temos o relatório do IPMA, vamos ver.
Por exemplo, agora fala-se muito que a estação de Amareleja já não é o que era,dado que mudou de local, mas então, antigamente estava enfiada num buraco? lol tambem posso começar a duvidar dos ditos 47,3ºC...foram mesmo reais?
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e Thomar


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim desse ponto de vista, tens razão sempre conheci esses valores elevados na estação de Elvas, mas se repares houve um desvio de temperatura de quase 3ºC em relação à estação do membro actionman, acho muito, e dado que estamos a falar de temperatura diurna,e o proprio relevo local não justifica tamanha diferença. Entretanto, para a semana já temos o relatório do IPMA, vamos ver.
Por exemplo, agora fala-se muito que a estação de Amareleja já não é o que era, tambem posso começar a duvidar dos ditos 47,3ºC...foram mesmo reais?

Então e onde é que fica a estação do Actionman?

Esse assunto da Amareleja já foi discutido no tópico dos locais mais quentes de Portugal (talvez seja melhor continuar a abordagem ao tema por lá).
Mas já agora, a estação ainda está no mesmo sítio? Não haviam até 2 estações na Amareleja e quase que tiveram a mesma temperatura nesse dia?
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
PS: Mas foi preciso fazer um pouco mais de calor que algumas zonas circundantes, para as pessoas se questionarem sobre a validade desses dados? Então e antes, não se questionaram porquê?
Também existem valores algo estranhos para outros países, mas não observo o mesmo interesse em verificar as condições em que foram medidos e se batem certo com as zonas circundantes.

Belém eu tenho muita pena que, por detrás do teu pretenso espírito científico, exista infelizmente um espírito "clubista", sobre aquilo que são factos: Algumas estações do IPMA que antes não apresentavam desvios, apresentam somente AGORA valores que fogem ao habitual em comparações com estações circundantes. Desde há muitos anos que eu (e outros) temos tido espírito crítico com estações amadoras com registos que não são, de todo fidedignas. O mesmo tem de ser aplicado às próprias estações do IPMA (e o próprio IPMA tem essa consciência).

Tenho é muita pena que tu, numa suposta batalha do calor, passes de um suposto rigor para algumas bocas desusadas cada vez que se poe em causa um valor alto. Talvez pela tua demanda dos 50ºC em Portugal (que acho perfeitamente válida) fiques inexplicavelmente sem qualquer rigor quando se julga qualquer valor que, até para o mais leigo, está inflacionado.


Continuo com pena destes supostos clubismos... Não trazem nada à meteorologia e climatologia... Infelizmente...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Muito bem.

Quanto à validação, vamos ver o que diz o relatório do IM.


PS: Mas foi preciso fazer um pouco mais de calor que algumas zonas circundantes, para as pessoas se questionarem sobre a validade desses dados? Então e antes, não se questionaram porquê?
Também existem valores algo estranhos para outros países, mas não observo o mesmo interesse em verificar as condições em que foram medidos e se batem certo com as zonas circundantes.

É mais fácil de notar possíveis erros em situações de calor mais extremadas como esta, em situações de maior amenidade os valores inflacionados passam mais facilmente despercebidos uma vez que a atenção que prestamos a estas estações é bastante menor, não se trata de nenhuma perseguição às altas temperaturas como parece que queres insinuar. ;)

Nos outros países também deverá haver erros certamente, mas temos que nos preocupar mais com o nosso quintal não te parece? Deixemos os erros dos outros países para as agencias meteorológicas deles, estou certo que se detectarem erros vão agir em conformidade.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belém eu tenho muita pena que, por detrás do teu pretenso espírito científico, exista infelizmente um espírito "clubista", sobre aquilo que são factos: Algumas estações do IPMA que antes não apresentavam desvios, apresentam somente AGORA valores que fogem ao habitual em comparações com estações circundantes. Desde há muitos anos que eu (e outros) temos tido espírito crítico com estações amadoras com registos que não são, de todo fidedignas. O mesmo tem de ser aplicado às próprias estações do IPMA (e o próprio IPMA tem essa consciência).

Mas eu sou completamente a favor da seriedade nos dados (aliás a minha intervenção é justamente nesse sentido), desde quando é que fui clubista? Eu aliás até disse que devia ser o próprio IPMA a validar esses dados (e não outros), justamente porque não acho que sejam ainda definitivos.

Tenho é muita pena que tu, numa suposta batalha do calor, passes de um suposto rigor para algumas bocas desusadas cada vez que se poe em causa um valor alto. Talvez pela tua demanda dos 50ºC em Portugal (que acho perfeitamente válida) fiques inexplicavelmente sem qualquer rigor quando se julga qualquer valor que, até para o mais leigo, está inflacionado.

Eu apenas tenho interesse (como se fosse mais um hobby/part-time, pois não sou um profissional na área e nem que me quero fazer passar por tal) em localizar algumas das zonas mais quentes de Portugal e em recolher o maior numero de dados possíveis sobre estes locais. O ideal, obviamente, será recolher dados meteorológicos de forma séria e isenta diretamente em algumas destas zonas, mas ainda não se chegou a esse patamar (primeiro tem que se localizá-las, por exemplo). Acho que há uma grande lacuna a nivel de conhecimento nesta área (tal como para as zonas mais frias) e isso tem aumentado a minha curiosidade.
Acho que é perfeitamente saudável questionar as informações, por muito absurdas que pareçam ser, pois pode ser que nos revelem outros aspetos importantes.

Como aqui está indicado, afinal a diferença de temperatura até é perfeitamente aceitável (penso eu): http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-junho-2015.8274/page-21

Só falta é saber qual a posição do IPMA em relação ao assunto.

Portanto se no ver de alguns, até os mais leigos se apercebem melhor destas coisas que eu, por mim estão à vontade que eu é que não me importo nada.
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Boas

Ontem já andou pelos 35ºc em Perpignan e pontualmente talvez mais. Agora já está nos 28ºc e promete ser um dia bem quente! Está na hora dos Franceses sentirem na pele o verdadeiro calor:lol: não podem ser sempre aos mesmos.

Mentira...o vento de Sueste/Leste do Mediterrâneo portanto, não deixou que as temperaturas subissem. Chegou a tocar os 30ºc mas depois veio para os 29ºc/28ºc, um pouco como "chez moi" nos Algarves:D. Mais para o interior deve ter aquecido bem! Vamos lá ver, se nos próximos dias, serão batidos por aqui, os 35ºc de ontem.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As temperaturas já vão bem lançadas.

x4MB4Zm.png


Ontem, foram registadas maximas valentes junto a costa SO francesa.

OkPbNoS.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não queiras comparar.
Não queiras comparar.


Ai comparo , comparo .

Mas eu também estava a falar parte da Europa , não estava a comparar climas e sei que existem muitas regiões com climas marcadamente oceânicos , um pouco diferente de CA , como e obvio , com a chuva regularmente distribuída ao longo do ano , diferente de CA .
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Claro que o sul de Portugal esta no top a nivel da Europa no numero de dias de sol e calor , em especial no verão .

O Norte tem muitos mais dias de céu nublado e a chuva aparece ocasionalmente no verão ( basta ver o numero de dias nublados e com chuva no ano passado ).

Claro que também faz calor e , por vezes , faz muito ( pelos vistos em Londres também de vez em quando ; mas sei perfeitamente que Londres tem um clima diferente de CA , como e obvio ) .
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Boas, ontem em Nantes esteve 37,1°C, record mensal para junho, o anterior record era de 36,8°C a 30/06/1952.

Agora estão 23,7°C e céu nublado.

Esta manhã sai de casa por volta das 5.30 e estavam 21°C com trovoada e chuva, por volta das 7/7.30 vi a formar-se uma pequena roller cloud, que rapidamente passou por mim com bastante vento. Onde tava não consegui tirar foto, ainda tentei quando a vi pela primeira vez mas com o telemóvel não se notava. ainda não consegui encontrar nenhuma foto do evento, se encontrar depois coloco aqui