Seguimento Europa 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
A situação nas Canárias é bastante interessante:

BcPhChf.png


hvQpHPn.gif


eUITFbT.gif


Não querendo criar uma publicação muito grande, apenas deixo aqui algumas cartas (que não estão em nenhuma ordem particular) que ajudam a explicar a situação, entre as quais o CAPE (estou a assumir que algum dele está a contribuir não obstante a posição modelada), a elevada água precipitável e as depressões, e ventos, em altitude que têm criado o vácuo/força convectiva suficiente para a criação da precipitação e raios:

M0To16P.png


bafrnTh.png


q6UFVlN.gif


lVpgiaI.gif


HF50pNL.gif


9RupJEA.gif


8X5qASK.gif


R2wCydm.gif
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Por Perpignan mais um episódio de instabilidade! Boa chuvada à pouco com pingas muito gradas e algum granizo. Por agora o céu permanece muito nublado. Está húmido e temperatura nos 22ºc. De manhã parecia clima tropical muito abafado!
A erva já vem a nascer forte por estes lados!
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Arco-íris muito ténue:

Aqui diz que é raro com céu azul. Mas não tenho a certeza:

http://www.dailymail.co.uk/news/art...atural-wonder-spotted-theres-cloud-about.html

Estes hipotéticos arco-íris têm de ser confirmados por mais do que uma câmara e de diferentes ângulos.

O primeiro é claramente falso, é impossível no mesmo campo de visão de uma lente estar o sol e um arco-íris, uma vez que este forma-se na direcção oposta à do sol. Quando muito com uma lente fish-eye de 180º de ângulo de visão tal seria, em parte, possível. Não é o caso desta webcam. Portanto não é um arco-íris mas um reflexo interno da objectiva da câmara (na minha lente 10mm farto-me de obter belos falsos arco-íris e pseudo halos solares). Repare-se ainda como passa em frente do edifício próximo.

No caso do arco-íris de Sheffield, não é tão invulgar como se pode pensar. Na sequência da dissipação muito rápida de células, as nuvens que produziram a precipitação a uma grande altitude já despareceram quando essa precipitação está a chegar à superfície. Tenho algumas fotos deste tipo de arco-íris. Nota-se nesta imagem alguns fractus restantes da dissipação.
article-2069125-0F090A6400000578-783_634x424.jpg


Resta saber como estava o céu mesmo na vertical do local e na direcção oposta e laterais da tomada de vista.
No texto também está uma explicação de um porta-voz do Met Office referindo precipitação de nuvens distantes carregada por ventos fortes. Esta hipótese em combinação com a que eu indiquei são normalmente a causa dos arco-íris em céu limpo (ou quase...).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores