Seguimento Europa - 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por aqui, hoje foi um dia bastante enevoado e chuvoso. A estação meteorológica do Carballiño registou 3,3 mm. A temperatura máxima praticamente não ultrapassou os 12°C e a mínima andou nos 6,7°C. :cold: :rain:
Neste momento a temperatura já segue abaixo dos 10°C. Com este frio todo, não há nada melhor que uns grelhados. E por falar em semelhanças com Portugal, aqui na zona onde estou agora sabem fazer uns bons grelhados a carvão, completamente diferente do resto de Espanha. Estive há uns meses no Levante e, após uns dias, já estava completamente farto daquela comida oleosa feita na plancha. :buh:
churrasco-gallego.jpg

Fonte: La Gastronomía Típica :surprise:

Amanhã voltarei a dar um "saltinho", neste caso até ao extremo norte da Galiza e de Espanha, à vila de Viveiro, na chamada "Costa da Morte". :rolleyes:

Ata mañá!
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bem-vindo de volta Gil! :thumbsup:

Gracias, Miguel! :thumbsup:

O dia de hoje tem sido marcado por aguaceiros e alguma trovoada, do pós-frontal que se iniciou durante a madrugada. A estação mais próxima de minha casa segue com praticamente 15 mm acumulados.

Mínima na casa dos 8ºC e 11ºC actuais. Há pouco chegou aos 9ºC, durante a passagem de um aguaceiro. Tempo de Janeiro/Fevereiro, por Lisboa. :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Depois de uma viagem de quase 2 horas pelas maravilhosas estradas galegas, sempre às curvas nas montanhas, lá cheguei aqui a Viveiro. Esta vila é mesmo no extremo norte da Galiza e de Espanha, e ficarei aqui até domingo, voltando depois para a Charneca. ;)
Está tanto vento e tanto frio! Dei uma volta pela vila e tive que voltar ao alojamento devido à sensação térmica! :cold: :surprise:
Sigo uma estação em Cariño, onde estão 10,4°C neste momento, com um acumulado de 7,4 mm devido a aguaceiros fortes pós-frontais. :rain:
Esta é a vila de Viveiro. Parece uma localidade do sul de França. :shocking:
9013a4ec9d56e745281086cded6020f9.jpg
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Boa tarde,
Depois de uma viagem de quase 2 horas pelas maravilhosas estradas galegas, sempre às curvas nas montanhas, lá cheguei aqui a Viveiro. Esta vila é mesmo no extremo norte da Galiza e de Espanha, e ficarei aqui até domingo, voltando depois para a Charneca. ;)
Está tanto vento e tanto frio! Dei uma volta pela vila e tive que voltar ao alojamento devido à sensação térmica! :cold: :surprise:
Sigo uma estação em Cariño, onde estão 10,4°C neste momento, com um acumulado de 7,4 mm devido a aguaceiros fortes pós-frontais. :rain:
Esta é a vila de Viveiro. Parece uma localidade do sul de França. :shocking:
9013a4ec9d56e745281086cded6020f9.jpg

Sei que não é o tópico mas vou à Galiza no sábado e domingo, pernoitando em Santiago. A ideia é fazer Santa Tecla, Vigo, Santiago no sábado e depois Finisterra, Corunha, Playa de las Catedrales (talvez) e Lugo no domingo. Recomendas algo? A mais ou a menos :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Sei que não é o tópico mas vou à Galiza no sábado e domingo, pernoitando em Santiago. A ideia é fazer Santa Tecla, Vigo, Santiago no sábado e depois Finisterra, Corunha, Playa de las Catedrales (talvez) e Lugo no domingo. Recomendas algo? A mais ou a menos
Eu não conheço muito bem a Galiza. Fui uma vez quando era pequeno, depois ainda fui algumas vezes, mas pouco. :)
Sobre o castro de Santa Trega, boa sorte com o tempo, que não está nada favorável!
Depois de Santa Trega, aconselho que vás pela estrada que vai da Guarda até Baiona.
Já estive em Vigo, mas na minha opinião não é nada de especial. Tem o castelo, isso sim é interessante, tem um núcleo antigo (pequeno), mas o resto é desinteressante. Grande parte da cidade é do género das Avenidas Novas. :rolleyes:
Santiago sim, cidade incrivelmente interessante, com muitas semelhanças às cidades do norte de Portugal.
Entre Santiago e Fisterra, aconselho uma visita às Cascatas do Ézaro.
Fisterra é armadilha para turistas, esquece! É talvez ainda pior que o Cabo da Roca. :hmm:
No entanto, toda a costa norte da Galiza (entre Fisterra e Ribadeo) é idílica, a chamada Costa da Morte. A zona também está pontilhada com estruturas megalíticas também.
Corunha, cidade incrivelmente interessante, sobretudo devido ao seu farol com uns milhares de anos. No entanto, é uma cidade incrivelmente descaracterizada. Enquanto que no resto da Galiza podes falar português e todos te entendem, na Corunha é possível que não entendam nada, porque é na Corunha onde estão grande parte dos galegos que não sabem falar galego. :unsure:
Podes sempre ir à praia das Catedrais, mas nesta altura do ano acho que é suicídio. Por exemplo, estou agora em Viveiro (não muito longe dessa praia) e esteve durante todo o dia, desde que cheguei aqui, um frio enorme e muito, muito vento, para além da chuva. :cold:
Lugo, cidade muito histórica e bastante interessante. Com muralhas romanas ainda de pé, termas romanas e um centro histórico que pouco mudou desde há muito tempo.
Em relação à gastronomia, esquece o polvo. O polvo é talvez uma das piores comidas galegas (é comida barata e de feira). Para comer bem e com doses generosas, infelizmente já não dá para ir às grandes cidades. As grandes cidades encheram-se de taperías, o que não faz parte da cultura galega. Para comer à galega, é preciso ir às vilas e às aldeias.
Em relação às estradas, há uma coisa certa: se saíres das auto-estradas (que é como se diz autopista em galego), entras em estradas sinuosas, às curvas e às vezes até estreitas. Por exemplo, hoje, para percorrer pouco mais de 100 km, demorei quase 2 horas e meia, porque tive que ir pelas estradas nacionais e regionais. É exatamente o mesmo tempo que demoraria de Tui à Corunha na AP-9. :surprise:
Na minha opinião, 2 dias são poucos, pois a Galiza tem imenso património para visitar. Seria preciso pelo menos 1 semana para ver alguns recantos. No meu caso, estou aqui na região durante 1 semana mas é por questões de trabalho, não de passeio.
Mais não posso dizer. Acho que já te respondi, @Scan_Ferr.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bem...


__________________
Para os próximos 10 dias estão previstos valores de precipitação bastante elevados para Itália, Balcãs etc.
Modelo Europeu:
fIjmS11.png


Certamente que estes fenómenos continuarão a ocorrer...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem...


__________________
Para os próximos 10 dias estão previstos valores de precipitação bastante elevados para Itália, Balcãs etc.
Modelo Europeu:
fIjmS11.png


Certamente que estes fenómenos continuarão a ocorrer...


A sul de Napoles a previsão é de 300mm acumulados. Uns quilómetros para este, o acumulado não vai muito além dos 20mm. E depois, do lado de lá do Adriático há regiões onde a precipitação poderá chegar aos 400mm.
Afinal não é só em Portugal que existem tamanhas diferenças.

Podgorica, no Montenegro, é que vai acumular bastante precipitação. Se não estou em erro é a capital europeia onde mais chove. E ainda assim tem 2500 horas de sol por ano, e um verão bem quente. Já para não falar do número de trovoadas anual, e da neve que quando cai é aos palmos. Em tudo semelhante ao clima de Lisboa. :p
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Na minha casa

- Esta noite:


- Futuro ciclone mediterrânico?
posible-ciclon-mediterraneo-con-caracteristicas-tropicales-medicane-216521-1.png


posible-ciclon-mediterraneo-con-caracteristicas-tropicales-medicane-216521-2.gif


Se o que essa animação indica finalmente acontece o "olho" passaria por cima de nós :rolleyes:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia!

Manhã interessante por Santander, marcada por aguaceiros e vento fortes, acompanhados de trovoada, embora não muita, mas que ainda assim fez a luz tremer umas quantas vezes. Neste momento, temperatura na casa dos 11ºC/12ºC em toda a região litoral próxima da cidade. Apesar de a mínima não ter descido dos 8ºC, a sensação de frio durante a manhã (e presentemente) é bastante grande, dado o vento forte, que já superou os 80 km/h em algumas estações locais.

Por alto, diria que nesta zona a cota de neve terá andado pelos 700 m durante a madrugada, estando agora acima dos 1000 m. A cidade de Reinosa (relativamente perto: 70 km, e a cerca de 900 m de altitude) talvez tenha visto neve.