Seguimento Europa 2020

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,805
Local
Menorca
Anomalias de fevereiro...

ESBuLmZXUAAhCwo


ESBdeAyXYAEUgwR
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,805
Local
Menorca
Gällivare acordou hoje com mínima de -21,8°C e céu limpo.



Simplesmente incrível!

E consegui ver a Aurora no dia 29 de madrugada:


Grande espectáculo!


P.S.: O inverno volta à Península Ibérica


 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Gällivare acordou hoje com mínima de -21,8°C e céu limpo.



Simplesmente incrível!

E consegui ver a Aurora no dia 29 de madrugada:

Que delícia Guilherme Que tudo esteja a correr pelo melhor a nível profissional também

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,805
Local
Menorca
Depressão Myriam. Rajadas máximas na Espanha na rede automática oficial:

- Gorramendi-GN (Navarra):.......... 208 km/h.
- Machichaco-AEMET (Biscaia):...... 174 km/h.


Barakaldo (Biscaia):

 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Como já tinha dito noutro tópico, nestes próximos dias estou aqui em Alcorcón. Como não tenho as pressas das reuniões (relembro que foram canceladas por causa do covid-19), pude fazer passeio maior a caminho do local de estadia, onde irei ficar até segunda.

Já tinha estado em Trujillo há uns belos anos, e gostei da vila. Acho que está bem mantida para uma vila campestre.
No entanto, é de salientar o abandono de vários monumentos, como a Alcáçova. :hmm:
Trujillo.jpg

Fonte: Wikimedia Commons

No caminho, ainda deu para ver a tão detestada Central de Almaraz:
1200px-Centraldealmaraz.JPG

Fonte: Wikimedia Commons

Ainda deu para parar num castelo bem conhecido a 100 km do destino: o Castelo-Palácio de Oropesa. :shocking:
Castillo_Palacio_de_los_Condes_de_Oropesa_en_Jarandilla_de_la_Vera%2C_C%C3%A1ceres.jpg

Fonte: Wikimedia Commons

Uma coisa curiosa é que a Área Metropolitana de Madrid é talvez a mais estranha a que alguma vez fui. A 20 km do centro de Madrid praticamente não há casas, é tudo campo. Para fazermos uma comparação: a Quinta da Marinha está a 27 km do centro de Lisboa e não é campo.
A área metropolitana de Madrid é muito densa. O sítio onde estou (Alcorcón) tem 170.000 habitantes num espaço relativamente pequeno (mais habitantes que em todo o concelho de Almada).
No entanto, é uma cidade interessante, com parques e uma ótima ligação de transportes públicos com toda a área metropolitana. :)
Alcorc%C3%B3n_05.jpg

Fonte: Wikimedia Commons

A estação de comboios suburbanos (Cercanías) é grande e estava bem limpa quando a vi esta tarde. :eek:
Estacion-de-Cercanias-en-Alcorcon.png

Fonte: Research Gate

No entanto, há uma coisa que posso garantir: está um frio de rachar! Diria que neste momento devem estar uns 7 graus lá fora, com vento moderado a forte. :cold:
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois de uma noite ventosa e nublada, o dia acabou por limpar e esteve ótimo para ver as vistas. :)
Fui, portanto, ao porto de Navacerrada e a Peñalara (pico mais alto da Serra de Guadarrama). As vistas e paisagens são incríveis, contrastando bastante com a secura de Castela. Infelizmente, pouca neve havia na Serra e somente havia algo a uma cota superior a 2100 metros (ou seja, no topo). Em 2010, quando estive de férias em Segóvia, havia neve numa cota de 800/900 metros. :angry:
Agroinformacion.com20032013_201117.jpg

Fonte: Agroinformación

A vista do topo da serra (Peñalara) é impressionante! De um lado, a enorme Meseta Central e a Serra de Urbión (nascente do Douro). Do outro, toda a cidade de Madrid e os Montes de Toledo e Cordilheira Ibérica ao longe.

6756421d3fe9e083d98522a4aaafed2b_720x560.jpg

Aquela localidade é Segóvia. :eek::surprise:

Neste momento devem estar uns 5°C e não está tanto vento como ontem. :cold:
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
3° e último dia aqui por Alcorcón, ao pé de Madrid. Hoje foi o dia para conhecer a cidade capital de Espanha. :rolleyes:

Infelizmente há muita coisa fechada, e por isso não deu para ver muitos museus...
No entanto, deu para ver vários pontos da cidade. A Plaza Mayor, Parque do Retiro, Cuatro Torres Business Area e o concelho mais rico de Espanha, Alcobendas (com um salário médio superior a 4000€ mensais, contrastando com os 483€ de Zarza la Real, na Extremadura). :surprise:

Aqui estão algumas imagens dos sítios que visitei:
retiro_0173.jpg

Fonte: Infoturistica

pestana-plaza-mayor-madrid-banner-1-new.jpg

Fonte: Pestana


4-torres-Madrid-SLIDEok.jpg

Fonte: Revista Placet

photo2jpg.jpg


Uma coisa boa de Madrid é que a cidade deve ser a única cidade a ter uma rede de metro de nível europeu na Península Ibérica. Praticamente não usei o carro hoje. :eek:
No entanto, a nível de qualidade do serviço, acho que o Metro do Porto é melhor... :intrigante:
metro_madrid.jpg

Fonte: Turismo en Madrid

Resumindo a questão da meteorologia, o dia amanheceu com nevoeiro e com muito frio (a mínima foi de 1 grau, mesmo não sendo um local de inversão térmica), mas o dia aqueceu e esteve sol até meio da tarde. Entretanto veio a frente já dissipada que afetou durante a manhã o Litoral Norte. O céu tornou-se nublado mas entretanto voltou a estar limpo e estão neste momento 11°C, mais quente que nas últimas noites. :calor:

Amanhã volto para casa. :)
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi o dia de regresso a casa.
Ainda deu para visitar Toledo e os seus monumentos. :)

toledo.jpg

Fonte: Civitatis

Esteve sol e bastante calor! No carro ainda registei 22°C de temperatura em certas zonas. :calor:

Espero não levar o covid para Portugal! :shocking:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
A estação meteorológica principal de Estocolmo localiza-se em Observatorielunden, local que tem os registos mais antigos de todo o mundo (desde 1756). No mapa de registos de temperatura média da cidade é claro o aquecimento no século XXI.



Temperatura mais alta: 36ºC (3 Julho 1811)
Temperatura mais baixa: -32ºC (20 Janeiro 1814)

Tentei tirar foto à estação mas está meio escondida pelos arbustos:



Não deixa de ser irónico que foram escolher dos sítios mais altos da cidade para fazer registos de temperatura. Contudo, são uns meros 43 metros de cota :lol:



Bom fim de semana a todos!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
-8,1ºC hoje no aeroporto de Estocolmo, o que faz deste o dia mais frio do ano. Meses de Inverno foram claramente quentes e a Primavera está com umas belas entradas de Inverno ainda. Pressão chegou aos 1042,3 hPa!

A cidade deve continuar sem chuva até ao final do mês. As primeiras flores começam a crescer e folhas também.