Seguimento Europa 2021

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
-> https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:4.4/centery:62.7/zoom:6



Ondulação, em pés, nas redondezas (~1105 UTC)

EgCtQW4.png
 


Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
https://www.jn.pt/mundo/o-espetacul...s-produtores-de-vinho-em-franca-13546622.html

O espetáculo noturno que esconde o drama dos produtores de vinho

image.jpg


Produtores de vinho franceses estão a fazer fogueiras e queimar fardos de palha no meio das vinhas para combater a geada e tentar salvar as colheitas.

A procissão de velas que enche, à noite, hectares de vinha no Oeste de França, nas zonas de Bordéus e Borgonha, esconde o drama de dezenas de vitivinicultores franceses, que tentam salvar as colheitas, surpreendidos por uma vaga de frio tardia que ameaça as videiras, já com os cachos em formação.

Com as temperaturas a descer até aos cinco graus negativos, os produtores desesperam para combater o gelo que se acumula nas vinhas.


image.jpg


"Com duas noites seguidas de frio, aumenta para o dobro o risco de estragos na vinha", disse Laurent Pinson, em declarações à agência Reuters. Proprietário de 14 hectares na zona de Chablis, famosa pelo vinho branco, conta que acendeu cerca de 400 fogueiras entre as vinhas.

O frio não é o único problema dos produtores, que usam vários recursos para proteger a vinha. Queimam fardos de palha pela manhã, para criar um escudo de fumo e evitar que o sol das primeiras horas da manhã queime os cachos congelados durante a noite, e instalaram aquecedores e ventoinhas que misturam o ar mais frio junto ao solo com o mais quente acima.


image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg


 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Por Viena também tem sido 8 ou 80 este mês. Se bem que, curiosamente, os dias de 20ºC e céu limpo têm sido geralmente nos fins-de-semana.

Primavera está em êxtase, praticamente tudo em flor e folhas a brotar:

J5dyIIh.jpg


Tk30W7p.jpg


njr4fLE.jpg


Valentes aguaceiros de neve durante a semana, praticamente podia estar tudo coberto de neve numa hora e tudo derretido na seguinte. O mais interessante foi o aguaceiro no final do dia, que deu para acumular alguma neve nos parques e até foi associada com trovoada!

HxbeAag.jpg


NRiYI1i.jpg


Um halo solar este sábado, durou apenas 10 minutos. Em plano, Donauturm:

8WoRJa4.jpg


E este fim de semana com mais sol:

wWtkyLU.jpg


A próxima semana será abaixo dos 10ºC, mais uma vez, e com mais neve :D
Abraço! Servus!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O radar da AEMET registou hoje às 17h30 UTC ecos de altitude de 20 km nas imediações de Caceres. Quererá isso dizer que o topo dos cumulonimbos terá atingido mesmo essa altitude?

echotop.jpg

AEMET

Parece-me pouco verosímil. O radar de Arouca via a reflectivade dessas células só até aos 14 Km, aproximadamente.

puxxJU9.jpg
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
122
Local
Portugal
Se olhar com atenção essa tempestade estava mesmo junto à estação de radar de Cáceres, cruzamento das linhas na imagem seguinte.
O que se passa aí é a incapacidade de estimar qual é o eco mais alto da coluna de precipitação por estar praticamente em cima.

5f2kPYK.gif




Nessas situações duma tempestade mesmo na zona do radar tem que se recorrer a estações vizinhas, por exemplo Sevilha ou Madrid.

68kyBPK.gif
9p8JHFu.gif




Cruzando informação de diferentes estações e descontando outras distorções visíveis por exemplo no feixe de Madrid, chega à conclusão que provavelmente são overshootings em torno dos 14km

Mr.Jet
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Depois de um Abril e inicio de Maio bem abaixo da média, os últimos dias têm sido de Verão pela Áustria (e arredores díria eu).

Apesar de bastante vento associado à "onda de calor", quase como uma nortada, hoje foi aos 24ºC e amanhã e Terça prometem 28ºC :hehe:. Mas uma baixa pressão deve abater tudo no final de terça e trazer chuva.

Algumas fotos do fim-de-semana com a Primavera em pleno:

rjm0Gbk.jpg


sExXy0L.jpg


vRn66Jd.jpg


D7MgPsR.jpg


NAZpyHh.jpg


WkCNKlH.jpg


Abraço para Portugal!