Seguimento Europa 2021

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Incrível festival nesta câmara em Itália:



kl.jpg
 
Última edição:


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Boas!

Já na Polónia a reportar... Para já nada de mais, hoje foi um dia quente por aqui, com as máximas perto dos 21 e mínima de 12, e com sol...
Mas a partir de 4a feira, a coisa anima com as minimas a caírem para os 3 ou 4...

Enviado do meu SM-G996B através do Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Já na Polónia a reportar... Para já nada de mais, hoje foi um dia quente por aqui, com as máximas perto dos 21 e mínima de 12, e com sol...
Mas a partir de 4a feira, a coisa anima com as minimas a caírem para os 3 ou 4...

Enviado do meu SM-G996B através do Tapatalk

Já experimentei um Inverno polaco, em 2011/2012! :D Em Bialystok cheguei a estar com -26ºC, a temperatura mais baixa que já assisti. :cold:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Já experimentei um Inverno polaco, em 2011/2012! :D Em Bialystok cheguei a estar com -26ºC, a temperatura mais baixa que já assisti. :cold:
A partir de Novembro já me mudo para o meu apartamento e já tenho local para a netatmo reportar as magníficas temperaturas que espero...

Enviado do meu SM-G996B através do Tapatalk
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca



907,4 mm, perto do recorde nacional italiano de precipitação em 24 horas (948,8 mm em 1970 em Bolzaneto, também na Ligúria). Período de retorno de 50 anos.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)



907,4 mm, perto do recorde nacional italiano de precipitação em 24 horas (948,8 mm em 1970 em Bolzaneto, também na Ligúria). Período de retorno de 50 anos.

:surprise::surprise::surprise:Como é possível chover tanto em pouco tempo!!!
Aqui, nem num ano chove isso, quanto mais em 24horas (também não queria).
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa



907,4 mm, perto do recorde nacional italiano de precipitação em 24 horas (948,8 mm em 1970 em Bolzaneto, também na Ligúria). Período de retorno de 50 anos.


Um fenómeno semelhante ao da gota fría no Levante Peninsular.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
:surprise::surprise::surprise:Como é possível chover tanto em pouco tempo!!!
Aqui, nem num ano chove isso, quanto mais em 24horas (também não queria).

Deixo um caso em Valência ainda pior que já apareceu no fórum: mais de 1000 mm (1122 mm segundo algumas fontes) em 15 horas, com consequências catastróficas.

P.S.: A razão para este tipo de dilúvio é quase sempre a presença de um SCM/CCM estático com alimentação principalmente marinha cálida, por vezes apoiado pela existência de relevos de realce adequados.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Um fenómeno semelhante ao da gota fría no Levante Peninsular.

Sim, o grupo clássico de regiões com uma recorrência regular deste tipo de episódios são a Comunidade Valenciana (provavelmente o núcleo torrencial do fenómeno), Catalunha, Herault e Ligúria. Em menor medida, algumas áreas das ilhas de Maiorca e Córsega.

Um artigo muito interessante (A fúria do Outono mediterrânico) que inclui também a folha oficial com os registos de precipitação de Outubro de 1982, com os famosos 1120 mm na estação da Casa del Barón.

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
:surprise::surprise::surprise:Como é possível chover tanto em pouco tempo!!!
Aqui, nem num ano chove isso, quanto mais em 24horas (também não queria).
Aqui, quase preciso juntar 3 anos hidrológicos para chover isso Deve ser uma coisa absurda deve ter o efeito semelhante à abertura das comportas do Alqueva mas no céu. :D

No sudeste de França, também foi jeitoso



Itália
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
:surprise::surprise::surprise:Como é possível chover tanto em pouco tempo!!!
Aqui, nem num ano chove isso, quanto mais em 24horas (também não queria).
Com o Mediterrâneo ali não há hipóteses, quando por cá vejo ruas e cidades inundadas em alguns locais com 15/20mm numa hora até me dá vontade de rir.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Com o Mediterrâneo ali não há hipóteses, quando por cá vejo ruas e cidades inundadas em alguns locais com 15/20mm numa hora até me dá vontade de rir.

Isso revela quão vulneráveis estamos a fenómenos de cheias rápidas. Ainda que valores de 1000mm num dia sejam, virtualmente impossíveis ou muito improváveis por cá, uma chuvada de 100mm num espaço de 4/5 horas numa zona urbana já é possível e seria uma grande desgraça... Provavelmente ainda se lembrarão das cheias em Albufeira há uns anos apenas com umas horas de chuva forte.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom, a primeira mínima negativa está já prevista para a madrugada de Domingo para 2ª... Venham elas!
:huh: Onde??? Nas previsões automáticas do IPMA não encontrei nada.
Ah! É verdade, já me esquecia, vais para a Polónia, não é? Para onde mesmo?
(é só para vermos meteogramas e ficarmos cheios de inveja e sonharmos com temperaturas negativas e neve ás pazadas.) :cold::D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
:huh: Onde??? Nas previsões automáticas do IPMA não encontrei nada.
Ah! É verdade, já me esquecia, vais para a Polónia, não é? Para onde mesmo?
(é só para vermos meteogramas e ficarmos cheios de inveja e sonharmos com temperaturas negativas e neve ás pazadas.) :cold::D
Sim, estou em Varsóvia... Curiosamente, não consegui editar a localização no meu perfil... Onde é que faço isso?

Enviado do meu SM-G996B através do Tapatalk