Seguimento Europa - 2022

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Las precipitaciones baten todos los récords en Maó: más de 150 litros en 12 horas
Apenas 150 litros na cidade toda? não sei, isso parece-me muito pouco... (sarcasmo)
Porquê que l/m² (ou o equivalente mm) são unidades tão difíceis de compreender?
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca

Las precipitaciones baten todos los récords en Maó: más de 150 litros en 12 horas​



Imágenes de las consecuencias de las intensas lluvias en Menorca​



É aí que apareço na notícia :lol:


Registos finais de hoje das minhas estações em Menorca:
- Llucmaçanes-Camí Vell de Sant Lluís: 207,5 mm. Destes, 10,1 mm em 5 minutos, 15,8 mm em 10 minutos, 37,1 mm em 30 minutos e 63,7 mm em 1 hora.
- Llucmaçanes: 185,2 mm.


Nota importante: Estes valores são estratosféricos porque ocorrem numa ilha quase sem relevo e, particularmente, numa área completamente plana sem qualquer retenção ou aumento orográfico da precipitação. Tudo tem sido o resultado de um SCM estático alimentado pelas águas do sul da ilha.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca
Marinaleda (província de Sevilha) hoje






P.S.: Saelices (província de Cuenca) ontem. Duas fatalidades devidas a chuvas torrenciais.

 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,063
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Enquanto Portugal vai ter bastante precipitação nos próximos tempos, a mesma depressão que trará bons acumulados por cá fará com que a dorsal africana suba em grande parte do continente europeu (e sobretudo na bacia do Mediterrâneo). Não me espantaria nada que ocorram valores recordes nalgumas zonas: é que estão previstos 30ºC nalgumas zonas do sudoeste de França (zona de Bordéus) nos próximos dias, bem como em zonas de Itália e, à medida que a depressão se desloca para nordeste, 25 a 28ºC em zonas dos Balcãs, Bulgária, Roménia e sudoeste da Ucrânia. :uau: :calor:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tornados no norte de França, à passagem da "Beatrice":




Impressionante como ficou uma aldeia (Bihucourt), no Pas-de-Calais, norte de França a 50 Km da fronteira belga:
Qa6SXrD.gif







E no Leste de Inglaterra:

 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Tornados no norte de França, à passagem da "Beatrice":




E são mini-tornados...:D

Pelo que vi são tornados a valer, grandes tornados, os estragos são tremendos numa faixa muito grande.