Seguimento Europa - 2023

Uiii, que susto! :D :lmao:
Filmar trovoadas ao ar livre tão perto, tem os seus perigos.
Quem filmou estava à janela dum apartamento e não ao ar livre, mas mesmo assim, acho que o tipo borrou-se todo. :D

Quem filmou estava à janela dum apartamento e não ao ar livre, mas mesmo assim, acho que o tipo borrou-se todo. :D
Se vires bem ele está de facto num apartamento, mas está numa varanda, logo ao ar livre. ;)

Se vires bem ele está de facto num apartamento, mas está numa varanda, logo ao ar livre. ;)
Sim, tens razão, eu deduzi ar livre como sendo na rua e não na varanda ou no terraço.

Um domingo de Junho na minha casa. Trovoada e chuva muito forte por vezes. 20 mm nas minhas estações

IMG_20230604_111134.webp

@Pek, para além da formação de trovoadas um pouco por todo o lado :thumbsup:, não deixa de ser interessante também a formação em espiral no Golfo de Cádiz ;)

Concordo plenamente. Formação de um vórtice de mesoescala típico no Golfo de Cádiz com Levante (vento de leste) no Estreito de Gibraltar. Muito bonito.

Neste episódio, não é muito intenso para o que é habitual na zona, mas é constante. Estação de Tarifa (província de Cádiz):

Tarifa.png

Este fim de semana estive no Sul da Andaluzia, mais concretamente na província de Málaga. Zona lindíssima, mas infelizmente muito fustigada pela seca, barragens muito baixas e grande parte dos cursos de água secos. Tanto no sábado como no domingo, grande parte da manhã era marcada por céu limpo, mas à medida que avançava o dia iam surgindo cumulus e posteriormente as trovoadas. Em ambos os dias apanhei duas valentes trovoadas e no sábado, uma grande molha. :D
Deixo então uns registos de sábado:
Embalse del Guadalhorce:
bRC9S2H.jpg

Embalse del Conde de Guadalhorce:
tJfMVoh.jpg

Ambos formam o Rio Guadalhorce que passa no Desfiladero de los Gaitanes, onde se localiza o Caminito del Rey. Simplesmente fantástico!
gbWUObl.jpg

COupcqR.jpg

UQHvbSn.jpg

sqRtiX9.jpg

P7NH86G.jpg

qfVaJY3.jpg

A meio do percurso surgiu uma trovoada sobre o local, muitos relâmpagos e trovões e uma grande chuvada.
5xxILpW.jpg

KFx1uxy.jpg

8lOHvMB.jpg

Embalse Tajo de la Encantada, também bastante baixo:
RjCu5Ik.jpg

CndwpcH.jpg

E mais uma fantástica paisagem:
vwVFeJ6.jpg

Deixo também alguns registos de domingo.
Desde Ronda durante a manhã, começavam a surgir os primeiros cumulus nas montanhas:
ItS10HQ.jpg

oVWsCMN.jpg

m8m09dS.jpg

1tgQ9H6.jpg

Setenil de Las Bodegas, depois de uma bela trovoada:
5sqN5Mz.jpg

olwTc6i.jpg

O pequeno rio que passa na localidade apanhou uma pequena enxurrada:
Vf6BTul.jpg

UyOXaQJ.jpg

F2B8K98.jpg

A atração desta localidade: casas construídas debaixo de grande rochas:
IWrf7nq.jpg

E para terminar, no regresso, uma célula fotogénica que andava pela zona de Sevilha:
FMcotaB.jpg

Z3HjMot.jpg

bNmQEPd.jpg

Em Matalascañas, a sul do Parque Natural de Doñana. Vê-se que andou a chover bem por aqui.
8l3pOYP.jpg
Sem dúvida, mas ao mesmo tempo as Lagoas de Acebuche continuam completamente secas (o que até não é tão frequente se virmos os registos históricos). A chuva teve um efeito em reduzir a seca à superfície dos solos mas basta escavar um pouco para ver que o efeito é muito reduzido ou quase nulo. :buh: