@Pek, qual é a tua percepção da frequência destes eventos extremos, tanto em Espanha continental como ilhas, tem aumentado e muito nos últimos anos, não?
E porquê que essas células tão fortes apenas acontecem no Nordeste da Península Ibérica nesta altura do ano?
Sim, faz sentido, quando se tem um vale rodeado de montanhas com mais de 1500m e um vento predominante (devido à depressão térmica) que trás ar que esteve sobre água a 25°C meio que já não é tão surpreendente, nunca tinha prestado a atenção devida à topografia da região:O nordeste da Península Ibérica tem uma série de variáveis que o tornam ideal para convecção repetitiva, profunda, organizada e severa. Geograficamente, destaca-se pela sua proximidade com o Mar Mediterrâneo (ar quente e húmido) e pela sua complexa orografia, caracterizada pela vertebração marcada pelo vale do Ebro e pelas diferentes direcções e orientações das cadeias de relevo, como os subsistemas de La Rioja, Saragoça, Teruel e Castellón do Sistema Ibérico, cujo eixo principal corre de noroeste para sudeste, as regiões montanhosas pré-pirenaicas de Sobrarbe, Ribagorza e Pallars, cujos alinhamentos montanhosos não têm uma direção pré-definida, a cordilheira pré-costeira da Catalunha, paralela à linha da costa, e, evidentemente, o eixo axial dos Pirinéus, na direção oeste-leste (bloqueio orográfico sobre o ar do Mediterrâneo).
Por outro lado, durante os meses de verão, existe frequentemente uma configuração atmosférica que exerce um forçamento sinóptico e contribui para o início da convecção nesta zona da Península Ibérica, quer pela passagem de um cavado atlântico, quer pela aproximação de uma depressão isolada em níveis altos. Para além disso, a baixa térmica peninsular costuma impulsionar fluxos de leste (ar quente e húmido) canalizados pelo vale do Ebro ou forçados a subir pelas montanhas a algumas dezenas de quilómetros da costa. É igualmente comum que as brisas marítimas, as brisas de montanha ou as convergências locais de ventos provoquem o desencadeamento da convecção.
Se não estou em erro, se Portugal Continental fosse uma região espanhola, seria a que tem um ponto mais elevado com menor altitude. Posso estar errado mas o ponto mais elevado em todas as regiões da Espanha continental está a uma altitude superior a 2000 metros, e no caso de Portugal Continental nem chega a essa altitude por poucochinho...Realmente no que toca a montanha, Portugal ficou com as migalhas...