Seguimento Europa - 2023

Galiza agora:

- O Xistral (província de Lugo). Rajada de 172,6 km/h e vento médio de 123,8 km/h.
- Estaca de Bares (província da Corunha): Rajada de 160 km/h e vento médio de 120 km/h
- Punta Candieira (província da Corunha): Rajada de 154,8 km/h e vento médio de 117,6 km/h

P.S.: Todas elas com dados de vento a 10 metros de altura (norma OMM).
 
Última edição:
Domingos está a todo o vapor :bombar:

- Valdezcaray (província de La Rioja): 203 km/h de rajada máxima e vento médio de 103 km/h.
- O Xistral (província de Lugo). Rajada de 183 km/h e vento médio de 129,2 km/h.
- Punta Candieira (província da Corunha): Rajada de 163,5 km/h e vento médio de 127,9 km/h.
- Estaca de Bares (província da Corunha): Rajada de 161 km/h e vento médio de 120 km/h.
 
Fresco nesta altura do mês no interior ibérico

IMG_20231107_103114.webp


IMG_20231107_103140.webp



Primeiras nevadas em zonas urbanas

 


Tinha acabado de entrar no fórum para colocar precisamente esta questão da temperatura em Coín (província de Málaga).

A título de curiosidade, sem ir até ao Círculo Polar Ártico, registou-se hoje uma diferença de 36 °C entre os locais com a temperatura mais alta e a mais baixa da Península Ibérica. Isto não é assim tão extraordinário, acontece normalmente em muitos dias de verão.

A máxima em Coín, pelo contrário, é excecional. É o novo recorde nacional para o mês de novembro fora das Ilhas Canárias. Foi ainda registado um valor mais elevado em Torremolinos, mas parece que a estação AEMET não está a funcionar corretamente.

 
A estação de Coín também deve ser objeto de atenção. A não ser que a tenham mudado de local, os dados que apresentam nesse local não parecem muito fiáveis.

20231115_124809.webp


 
Comparação dos dados da estação AEMET de Torremolinos com a realidade circundante. Um verdadeiro desastre da estação oficial

20231115_125105.webp


 
Ola a todos.
Fim de semana de muita neve aqui em Varsovia...
Hoje queria partilhar convosco um exemplo da variabilidade que por aqui tambem ha...
Foi traduzido com o Google tradutor do site do IPMA polaco...

O clima na próxima semana será instável, com episódios de aquecimento e resfriamento. Chuva, granizo, neve e até chuva gelada serão possíveis quase todos os dias. Apenas quarta-feira promete ser relativamente ensolarada. A temperatura do ar irá variar - será significativamente mais fria no Nordeste e mais quente no Sudoeste. Devido à passagem de frentes atmosféricas ativas pela Polónia, haverá uma distribuição incomum de temperatura durante o dia - às vezes será mais quente à noite do que durante o dia. A baixa profunda que atingirá a Polónia na segunda metade da semana trará fortes rajadas de vento na quinta e sexta-feira.

Maioritariamente nublado na segunda-feira. Em muitos lugares, principalmente no sudoeste, choverá, apenas no nordeste e no alto das montanhas haverá neve. Na zona que vai da Pomerânia oriental e da Vármia até à região norte de Lublin, haverá chuva e neve, mas de vez em quando é possível chover congelante ou garoa, causando gelo preto. A precipitação total prevista no sudoeste da Polónia irá variar entre 10 mm e 20 mm, e o aumento da cobertura de neve nas montanhas irá variar entre 5 cm e 10 cm. Temperatura máxima de 5°C a 10°C, mais fria no Nordeste, de -2°C a 4°C. O vento é fraco e moderado, tempestuoso no sul, principalmente de oeste e sudoeste, apenas no norte de leste. No alto das montanhas, fortes rajadas de vento causarão nevascas e tempestades de neve.

Na terça-feira, um sistema de frente de baixa pressão passará sobre a Polónia. O tempo costuma estar completamente nublado, com possibilidade de aguaceiros ligeiros no norte. Haverá precipitação no sul, oeste e sobre o mar, chuva e granizo no resto do país, e principalmente neve no nordeste e no alto das montanhas. Nas Montanhas Tatra, a cobertura de neve pode aumentar 5 cm. Na Masóvia e na região de Lublin, pode ocorrer chuva congelante ou garoa em alguns lugares, causando gelo negro. A temperatura máxima irá variar de -3°C no Nordeste, cerca de 3°C no centro, a 8°C no sudoeste. Na metade nordeste do país, onde o ar de origem ártica começará a fluir, a temperatura máxima ocorrerá geralmente antes do meio-dia e depois cairá gradualmente cerca de 2°C a 4°C. O vento será fraco e moderado, por vezes tempestuoso, de norte, apenas de sul de oeste.

A noite de terça para quarta será gelada no Nordeste, a temperatura mínima por lá cairá de -11°C a -6°C.

Na quarta-feira, uma cunha de alta pressão irá desenvolver-se temporariamente sobre a Polónia. A nebulosidade será normalmente fraca e moderada, apenas no sul e à tarde no norte do país, com períodos de chuva forte, granizo e neve. Temperatura máxima de -3°C no nordeste a 2°C no oeste e até 4°C no mar. O vento será fraco e moderado, por vezes com rajadas de nordeste, de norte, virando para oeste a partir de oeste do país.

Na quinta-feira, uma baixa profunda com sistema frontal se aproximará da Polônia. A noite ainda estará gelada, mas uma massa de ar quente começará a chegar durante o dia. Haverá tempo nublado, chuva no oeste, granizo e neve no resto do país, que se transformará em chuva, e chuva temporariamente congelante causando gelo negro. A temperatura máxima variará entre 2°C no sul, cerca de 4°C no centro, e 10°C no noroeste. Vento moderado e bastante forte, com rajadas até 65 km/h, e no norte até 80 km/h, de oeste.

O ar mais frio começará a entrar novamente na sexta-feira. Haverá forte nebulosidade, com mais aguaceiros vindos do norte do país. Haverá chuva e granizo espalhados em quase todos os lugares, transformando-se em neve no norte e nas montanhas. Possíveis trovoadas junto ao mar. Depois de uma noite relativamente quente (a temperatura deve ficar acima de zero em todo o país), o dia esfriará rapidamente – a temperatura máxima, de 4°C a 8°C, ocorrerá antes do meio-dia. O vento ainda será moderado e bastante forte, com rajadas até 75 km/h, de oeste.

No sábado e domingo, provavelmente estaremos à beira de uma baixa no ar frio do Ártico. A maior parte do país estará nublada com neve. Temperatura máxima de -1°C a 3°C. No sábado o vento será moderado, com rajadas até 55 km/h por vezes, e no domingo será fraco, de oeste. Nevascas são possíveis no sábado.