Seguimento - Fevereiro 2009

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Céu pouco nublado na Covilhã, com 10.5 graus na zona baixa da cidade. Apesar da chuva de ontem, o manto branco permanece bem visível acima dos 1200/1300 metros.
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Neste momento tenho 13,8ºC e o céu encontra-se muito nublado por Cumulus, Cirrus e Cirroestratus!

Humidade nos 53%
Pressão a 1031 hPa
Vento a 21,2 km/h de NNE (22º)
Ponto de Orvalho nos 3,4ºC
 

tclor

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
112
Local
Loriga
Temperatura em alta também em Loriga. :p

Nesta altura 8,5º C e céu pouco nublado. Vento moderado de Sueste.

A neve na encosta da Serra, mesmo em frente, está acima dos 1300/1400 mts.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Aí em cima como é mais alto está mais calor. :hehe:

Associação errada. :rolleyes:

Quanto maior a altitude, menor a temperatura.
Essa situação de mais frio a baixas altitudes só se aplica em inversões térmicas, que ocorrem durante a noite e em dias de céu limpo.
As regiões mais altas raramente têm dias mais frios do que as mais baixas, excepto quando há nevoeiro nas zonas mais baixas (vales) que impedem a subida da temperatura nessas zonas.
Fora isso, as zonas mais baixas aquecem geralmente mais.
O que está a acontecer aí será certamente um fenómeno local e não derivado da altitude, pois a relação que apresentaste não é correcta.

Por exemplo, ainda há pouco, quando vim da Portela, notei que por lá estava relativamente mais fresco do que aqui em baixo, notado-se isso nos registos da estação da Portela e da minha, em Moscavide.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Associação errada. :rolleyes:

Quanto maior a altitude, menor a temperatura.
Essa situação de mais frio a baixas altitudes só se aplica em inversões térmicas, que ocorrem durante a noite e em dias de céu limpo.
As regiões mais altas raramente têm dias mais frios do que as mais baixas, excepto quando há nevoeiro nas zonas mais baixas (vales) que impedem a subida da temperatura nessas zonas.
Fora isso, as zonas mais baixas aquecem geralmente mais.
O que está a acontecer aí será certamente um fenómeno local e não derivado da altitude, pois a relação que apresentaste não é correcta.

Por exemplo, ainda há pouco, quando vim da Portela, notei que por lá estava relativamente mais fresco do que aqui em baixo, notado-se isso nos registos da estação da Portela e da minha, em Moscavide.

Nesse caso obrigado pela correcção, agora já sei o que causa este fenómeno. :)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Neste momento encontro-me com 13,5ºC, e a Temperatura Máxima foi de 14,1ºC:)

Humidade nos 54%
Pressão a 1031 hPa
Vento nos 9,4 km/h de NNO (338º)
Ponto de Orvalho nos 4,2ºC

O céu continua muito nublado por Cumulus, sendo que agora os Cirrus já são em menos número!
 

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Boas tardes por aqui um dia primaveril ...xD
AA esta na Area

Temp min 9.9 ºC
Temp max 13.4ºC
HR 50 %
Pressão 1027.3 Tendencia pra subir ..0.3hPa\h
Vento medio 25.5 Km\h
Vento maximo 40.1 Km\h

Aqui Por Vale de Figueira o Termometro do carro marcava 18 ºC, mas se tiverem 15 ºC já e muito bom ;)