Seguimento - Incêndios 2011



nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
OK, obrigado pela explicação, é que pará-lo no cimo da serra com os estradões existentes é +- fácil, agora quem é que se vai colocar no meio das encostas da serra, sujeito a ficar lá ?
É pena o que está a acontecer porque essa parte da serra estava bem bonita, e já não ardia há bastantes anos, ou estou errado ?

Joao

É verdade João se ardeu já foi a alguns anos... Está confirmado ardeu um carro os bombeiros de Alvaiazere sem feridos. neste momento o incêndio está enorme com algumas frentes a atingir os 2km. Aldeia de Botelhas em perigo...
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Segundo as actualizações da Protecção Civil, o comando está baseado em Camelo, que dista cerca de 3km de Botelhas.

incendio2e.jpg


Apenas como referência, o Coentral já fica perto da divisão com o município da Lousã.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Odivelas também no mapa de incêndios.

semttulo1oy.png


A situação encontra-se agora controlada, graças ao forte dispositivo que mergulhou de imediato no terreno.
Devido ao vento forte, as frentes de incêndio rapidamente ganharam força e entraram pelo pinhal/mato a dentro.
Pela frente antenas de telecomunicações, algumas vivendas nas mediações e um bomba de gasolina ao fundo da serra. Os bombeiros conseguiram controlar o fogo no alto do monte junto às antenas.

De momento ainda se encontra cortada a estrada que liga Odivelas, Pontinha, Famões.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

há neste momento um incêndio florestal de considerável dimensão uns 25 Km a Norte do Porto - Póvoa de Varzim:

incendiou.jpg


um pequeno vídeo feito com muito zoom há momentos de minha casa ( ver 720 p)

[ame="http://youtu.be/V07VlUBsF9w"]http://youtu.be/V07VlUBsF9w[/ame]
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Fogos queimam em 10 dias um quarto da área ardida em nove meses

O mês de Outubro já está quase ao nível de Agosto O mês de Outubro já está quase ao nível de Agosto.

Os fogos de Outubro já queimaram nos primeiros 10 dias do mês 12.107 hectares de espaços florestais em Portugal. Os números são do Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS) que, através de vários satélites, contabiliza diariamente as áreas ardidas superiores a 20 hectares em toda a Europa e Norte de África.


Os últimos dados oficiais, da Autoridade Florestal Nacional, contabilizam quase 42 mil hectares ardidos entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro, o que significa que só em 10 dias arderam mais de um quarto do que se queimou nos restantes nove meses. As previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo quente e seco, o que fez com que ontem a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) prolongasse o alerta amarelo (o segundo numa escala de quatro) para todos os distritos até às 20h de segunda-feira.

O número de incêndios florestais registados nos primeiros 12 dias deste mês, segundo a ANPC, ultrapassa as 3800 ignições, um valor muito próximo do registado em Agosto (3978 ocorrências) e que deverá superar Julho (4367), o mês que contabilizou o maior número de fogos. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, sublinha a anomalia deste cenário. "Não há memória de 12 dias de Outubro com um contínuo e tão elevado número de incêndios", afirma. E acrescenta: "Há sete dias contínuos que se registam mais de 300 ocorrências diárias, uma situação que, em alguns anos, não se verifica sequer em Agosto".

Picos de incêndios fora do período mais crítico dos fogos não são inéditos e Caldeira acredita que são cada vez mais frequentes. Em 2007, por exemplo, em Outubro e Novembro, os fogos destruíram 12 mil hectares de espaços florestais, mais de um terço da área ardida nesse ano. Novembro ficou registado nas estatísticas oficiais de 2007 como o mês com maior área ardida do ano, ultrapassando os nove mil hectares, um número 96 vezes superior à média desse mês nos cinco anos anteriores (95 hectares). Também em Março de 2009 ocorreu um pico atípico com quase 13.600 hectares ardidos, bastante mais que os 3000 hectares da média desse mês nos dez anos anteriores.

"Isto vem mostrar que é uma barbaridade continuar a falar em época de incêndios e que progressivamente deverá desaparecer o conceito de dispositivo especial de combate. O que é preciso é um reforço das estruturas permanentes", defende Caldeira, que aplaude os resultados do combate num mês em que boa parte dos meios terrestres já foi desactivada.

Menos optimista, Manuel Rainha, engenheiro florestal e ex-responsável pelas equipas de sapadores florestais, insiste que é necessário fazer um esforço de racionalização dos meios existentes. "O dispositivo que existe não está preparado para se ajustar às necessidade", alega. E exemplifica: "Em 2010, o dispositivo de combate do distrito do Porto teve uma taxa média de ocupação de 20%. O que quer dizer que, na maior parte do tempo, os meios estavam preparados para sair, mas não foram necessários". Por isso, o engenheiro florestal defende que o ideal era ter uma estrutura que funcionasse todo o ano, e, quando não houvesse fogos, dedicava-se à prevenção, como acontece com os sapadores.

Com o alargamento do período crítico dos fogos, a ANPC recorda que não é permitido realizar queimadas, nem fogueiras, lançar foguetes ou fumar na floresta.

Público
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Incêndios: 'sábado foi o dia com mais fogos este ano'
Sábado foi o dia com mais incêndios florestais este ano com um total de 436 ocorrências de fogo em 24 horas, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Entre quinta-feira e sábado, o recorde de incêndios foi sendo batido consecutivamente, com 418 fogos na quinta-feira, 429 na sexta, 436 no sábado.

No domingo foram registados 407 fogos que foram combatidos por 3.991 bombeiros, apoiados 1.061 veículos e com o auxílio de 45 meios aéreos.

O IM prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 28 graus Celsius, em Faro de 26 e no Porto de 25.

O Governo decidiu na quinta-feira autorizar o reforço do dispositivo de combate a incêndios até 31 de Outubro, prorrogando até esta data o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Segundo os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional, os incêndios consumiram até 30 de Setembro deste ano 41.964 hectares de floresta, menos 67,5 por cento do que em igual período do ano passado.

Lusa/SOL