Seguimento - Incêndios 2016

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,944
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Parece que o incêndio da Madeira chegou às imediações do estádio do Nacional, na Choupana.
Que calamidade esta. :shocking:

http://www.record.xl.pt/futebol/fut...cional/detalhe/incendio-chega-a-choupana.html

"O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou esta quarta-feira que a situação na ilha é "complicada, mas não catastrófica".

Bem, não sei o que este senhor entende por catástrofe, mas se isto não é catástrofre então não sei o que será.

Era este que ontem também dizia que a situação estava " perfeitamente controlada" e depois foi o que se sabe...

Não é preciso entrar em alarmismos, mas há que chamar as coisas pelos nomes, a Madeira está a viver uma uma catástrofe e ponto final.
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
"O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou esta quarta-feira que a situação na ilha é "complicada, mas não catastrófica".

Bem, não sei o que este senhor entende por catástrofe, mas se isto não é catástrofre então não sei o que será.

Era este que ontem também dizia que a situação estava " perfeitamente controlada" e depois foi o que se sabe...

Não é preciso entrar em alarmismos, mas há que chamar as coisas pelos nomes, a Madeira está a viver uma uma catástrofe e ponto final.

Concordo em absoluto!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
"O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou esta quarta-feira que a situação na ilha é "complicada, mas não catastrófica".

Bem, não sei o que este senhor entende por catástrofe, mas se isto não é catástrofre então não sei o que será.

Era este que ontem também dizia que a situação estava " perfeitamente controlada" e depois foi o que se sabe...

Não é preciso entrar em alarmismos, mas há que chamar as coisas pelos nomes, a Madeira está a viver uma uma catástrofe e ponto final.

Sim, também li isso e achei meio estranha essa postura.
É sem duvida alguma uma catástrofe, que deixou marcas profundas.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Nestes eventos, quando uma região é fortemente dependente do turismo, há sempre uma mensagem interna entre as autoridades e uma mensagem externa para o público em geral.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,670
Local
Açores
Nestes eventos, quando uma região é fortemente dependente do turismo, há sempre uma mensagem interna entre as autoridades e uma mensagem externa para o público em geral.

Ou melhor...

Nestes eventos, quando uma região é fortemente dependente do turismo, há sempre uma mensagem interna entre as autoridades e uma mensagem externa para o público em geral.

Pouca utilidade traria disseminar o pânico. É verdade que as populações devem ser informadas mas realisticamente quando as autoridades são confrontadas com uma situação veloz e nova o caos instala-se rapidamente. E quando há más acessibilidades em urbanizações pior é o caso.

Como é óbvio não tenho informações mas é-me certamente possível que o fogo na fase inicial tenha ficado minimamente controlado (ou assim os bombeiros pensaram) mas depois as fortes rajadas do vento tenham acelerado a velocidade da propagação.

Quanto aos pedidos de ajuda, não tenho conhecimento que os mesmos sejam feitos pouco depois da ignição dos fogos florestais (e duvido que lá por fora se faça o mesmo). A sua utilidade também seria muito dúbia tendo em conta o tempo que demoraria até à chegada do equipamento/pessoas. Os bombeiros madeirenses estariam sempre por sua conta. É um facto.

Críticas há sempre. E em certas situações vai-se ser criticado independentemente do que se faça (se houvesse uma receita mágica para apagar os fogos certamente alguém ter-se-ia lembrado). Que se faça os habituais inquéritos. Depois, há-de se ver.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,944
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, impressionante a quantidade de fumo que está a Leste do Porto e já a avançar sobre a Cidade neste momento, céu escuro ..:eek:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,944
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, impressionante a quantidade de fumo que está a Leste do Porto e já a avançar sobre a Cidade neste momento, céu escuro ..:eek:

Céu tapado por densas nuvens de fumo castanho a vir de Leste, não consigo identificar o foco mas ( pela altitude relativamente baixa do fumo ) deve ser perto.
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
O Governo português já acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano que virá para Portugal ajudar no combate aos incêndios, segundo fonte oficial citada pela agência Lusa.


De acordo com a fonte do Ministério da Administração Interna, o governo português já fez o pedido formal de ajuda aos Estados membros da União Europeia em matéria de proteção civil para fazer face aos muitos incêndios que lavram no norte e centro do país.

A Itália já disponibilizou um avião Canadair, aguardando-se respostas de outros Estados membros da UE.

O mecanismo europeu de proteção civil é uma bolsa de meios disponibilizada pelos Estados membros da UE que permite que outros peçam ajuda em casa de necessidade, por exemplo, incêndios, cheias, sismos, ou outros.

Mais de 1.700 operacionais estavam hoje, às 12:30, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal os bombeiros continuam a tentar apagar os vários focos de incêndio.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira em várias zonas da região, que provocaram três mortos no Funchal, centenas de desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.

Cerca de 135 efetivos, 115 oriundos de Lisboa e outros 30 Açores, foram enviados para a região para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

No continente, a Autoridade de Proteção Civil (ANPC) considerava como "ocorrências importantes" na sua página às 12:30 sete incêndios rurais nos concelhos de Águeda, Gondomar, Arouca, com dois fogos ativos, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Sabugal, Barcelos, Castelo de Paiva, Anadia, Santa Maria da Feira e Penafiel.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,744
Local
Loures
Impressionante o estado da ilha visto de cima:

vLR1t16.jpg