Seguimento - Incêndios 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
" Se necessário agarrem no carro e fujam" - Presidente Arouca. Tudo rodeado por chamas, sem saídas, à exceção de uma pequena parte para o litoral. Rajadas 100 km/h.
"Os bombeiros passaram de "gestão de crise" para "gestão de castástrofe" focados na defesa da vida humana."

http://www.rtp.pt/noticias/pais/incendios-acompanhe-a-situacao-minuto-a-minuto_e939680

Por muito que façam é impossível controlarem o fogo. Faz lembrar o incêndio do Canadá
 


huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Fogo "dantesco" coloca várias povoações em risco em Arouca
O presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, fala num cenário "dantesco", adiantando que percorreu 150 quilómetros dentro do concelho e encontrou "tudo rodeado de chamas".

O autarca disse que grande parte do concelho está a ser atingido pelas chamas, com exceção da parte mais próxima do litoral, afirmando que há várias povoações em risco.

Em declarações à Lusa, o Artur José Neves disse que o fogo, que começou às 14:35 de segunda-feira nas freguesias de Janarde e Covelo de Paivó, "está a galgar quilómetros num perímetro louco".

"Só o lado poente, na direção do litoral, é que não está a arder. Do resto arde tudo. E com a ventania que está, não vai escapar nada", afirmou José Artur Neves, mostrando-se "muito apreensivo".

O autarca referiu ainda que há "uma imensidão de povoações" que estão em risco, identificando algumas aldeias e lugares como Tebilhão, Cando, Cabreiros, Vilarinho, Mealha, Gamarão de Baixo e Gamarão de Cima.

[URL='http://www.meteopt.com/forum/1065003563596157']Leia mais: http://www.jn.pt/local/noticias/aveiro/arouca/interior/ha-varias-povoacoes-em-risco-em-arouca-5332844.html#ixzz4GyyXVdY[/URL]
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
gRbgiTS.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já foi aqui referido, e volta-se a repetir:

Este tópico é para seguimento da situação no terreno, com informações relevantes e não redundantes com a informação apresentada pela Protecção Civil.

Discussões de índole política e de planeamento foram e serão movidas para o tópico do Estado do País.
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
Aos entendidos, como será a meteorologia no próximo fim de semana prolongado, relativamente ao combate de incêndios florestais?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Este tópico é para seguimento da situação no terreno, com informações relevantes e não redundantes com a informação apresentada pela Protecção Civil.

Tens razão, peço desculpa, mas isto revolta-me..da minha parte não se volta a repetir..

Entretanto:

Cidade do Porto cercada pelo fumo dos incêndios


A cidade do Porto está cercada pelo fumo dos incêndios que lavram no distrito. O ar está pesado, quase irrespirável. Cheira a fumo nas ruas e nas casas.

O distrito do Porto é o mais fustigado pelos fogos em Portugal continental. O fumo dos incêndios que nos últimos dias têm fustigado vários concelhos acumulou-se à volta da cidade Invicta, criando um manto diáfano de nuvens baixas de poluição.

Os incêndios no distrito vizinho de Aveiro, nomeadamente nos concelhos de Arouca e Castelo de Paiva, adensam a nuvem de fumo que tapa o sol desde o raiar do dia.

Casas, escritórios, ruas, tudo está tomado pelo cheiro a incêndio. O ar está pesado e difícil de respirar.

http://www.jn.pt/local/noticias/por...-cercada-pelo-fumo-dos-incendios-5333249.html



Decididamente este é o pior dia de fumo, nunca vi tal coisa na minha vida , é surreal, nem o sol consegue passar...altamente prejudicial á saude estas situação, sem falar nas cinzas que caiem...Isto não é fumo, é praticamente nevoeiro sobre a cidade..