Seguimento - Incêndios 2016



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mais de 200 bombeiros combatem fogo em Vale de Cambra
com Lusa

  • Dois incêndios em Vale de Cambra estão hoje à tarde a ser combatidos por mais de 200 bombeiros e, segundo fonte da Proteção Civil, a intensidade do vento faz prever o reforço de meios ao longo das próximas horas.


A operação está a envolver várias corporações do distrito de Aveiro e, de acordo com o comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), José Bismarck, há mais bombeiros em trânsito para ajudar a combater o fogo, que, numa das frentes, está relativamente próximo de habitações.

“Na freguesia de Arões a situação é menos preocupante, mas em Junqueira o fogo está muito próximo de uma povoação do lugar de Currais”, referiu José Bismarck à Lusa.

“Temos os meios todos empenhados na segurança dessas casas, mas vamos reforçar as equipas, até porque o vento está a ficar mais forte e isto significa que ainda temos umas horas de trabalho pela frente”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara de Vale de Cambra, em causa estarão “fogos de origem criminosa”, uma vez que os incêndios nessas zonas do concelho “têm sido reincidentes”.

“Estamos a falar de fogos que aparecem à uma e duas da manhã, quando não se pode dizer que as condições climatéricas sejam propriamente de calor, e os focos de incêndio também têm pouca distância entre si”, argumentou.

O autarca sublinhou tratar-se de “uma situação lamentável, que mais uma vez vem reforçar a convicção de que é preciso apostar numa guarda-florestal”.
http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...200-bombeiros-combatem-fogo-em-vale-de-cambra
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Proença-a-Nova já com 247op, 6 meios aéreos.
Em Vila Pouca de Aguiar tambem ainda dura o incêndio que já começou na segunda feira.
No comando das operações está agora o comandante dos Bombeiros da Régua
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
algumas aldeias já evacuadas em Proença-a-Nova. Está o Beriev russo no local

Incêndio de Proença-a-Nova obriga a evacuar aldeias

As aldeias do Casalinho e do Braçal foram evacuadas devido ao incêndio que deflagrou às 14.00 horas desta quarta-feira em Proença-a-Nova.

Segundo avança a TVI24, as chamas estão ainda a ameaçar a aldeia da Atalaia.

Na página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) é possível ver que o incêndio tem uma «frente ativa» e está a ser combatido por 247 operacionais, apoiados por 84 meios terrestres e seis meios aéreos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No distrito de Santarém encontram-se actualmente 2 incendios activos, em Casais Robustos, Alcanena, e outro em Charneca da Peralva, Tomar.
Em ambos os fogos estão envolvidos 103 operacionais e 29 operacionais.
 
  • Gosto
Reactions: jonas e luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mais de 3 mil bombeiros combatem chamas no norte do país
com Lusa

  • Mais de três mil operacionais combatiam hoje 85 incêndios em Portugal continental. Os distritos de Vila Real e do Porto são os que registavam mais ocorrências, segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil.


Esta noite, a Proteção Civil destacava na sua página na Internet seis incêndios, nomeadamente em Viseu, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real. Estes incêndios estão todos activos há mais de três horas.

Em Viseu, na localidade de Povoação, 87 operacionais, apoiados por 24 meios terrestres combatiam um fogo com uma frente ativa, que teve início durante a tarde.

Em Castelo Branco, no concelho de Proença-a-Nova, 347 operacionais, apoiados por 110 meios terrestres, combatiam um fogo na localidade do Braçal, que teve início ao início da tarde e permanecia com uma frente ativa.

Na Guarda, na localidade de Corujeira, um incêndio em mato com duas frentes ativas está a ser combatido por 115 operacionais, apoiados por 33 meios terrestres. O fogo teve início a meio do dia.

Em Riba Mouro, no concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, um incêndio em mato com uma frente ativa está a ser combatido por 62 operacionais, apoiados por 19 meios terrestres.

No concelho de Freixo de Espada à Cinta, em Bragança, permanece ativo o incêndio na localidade de Fornos. Este incêndio está a ser combatido por 216 operacionais, apoiados por 81 meios terrestres.

Em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, desde segunda-feira que os bombeiros tentam apagar um fogo na localidade de Soutelinho do Mezio.

O incêndio em mato com uma frente ativa está a ser combatido por 156 operacionais, apoiados por 46 meios terrestres.
http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...il-bombeiros-combatem-chamas-no-norte-do-pais
 
  • Gosto
Reactions: jonas

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Tivemos uma ocorrência no concelho esta noite, novamente em Vilar de Amargo, felizmente já está resolvida.