Seguimento - Incêndios 2017



Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,623
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Muito fumo a sair dos incêndios de Mangualde, tem vindo a piorar agora para o fim da tarde...

IMG_6477.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Canal 1 em direto: Situação complicou-se muito em Vila Chã, Alijó. O incêndio anda no meio das casas!

É verdade estava agora mesmo a ver também, e a jornalista estava a tentar ir ver um barracão que possivelmente estava a começar a arder e este de voltar para trás porque o ar estava irrespirável.
Os populares estavam incansáveis no comabate ao incendio.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Presidente da Câmara de Alijó vai declarar Estado de Emergência Municipal
17 jul 2017 17:46

O presidente da Câmara de Alijó, Carlos Magalhães, afirmou estar a preparar-se para declarar Estado de Emergência Municipal, referindo que o incêndio que lavra desde a madrugada de domingo está incontrolado.



“É um alerta, é um pedido de socorro para todo o país para ver se nos ajudam”, afirmou aos jornalistas na localidade de Vila Chã, onde as chamas se aproximaram das casas durante a tarde, assustando a população.

E acrescentou: “Está incontrolado o fogo, não sei o que a noite nos vai trazer porque não vamos ter os meios aéreos e o vento continua e as frentes ativas têm-se multiplicado”.

O autarca referiu que o Estado de Emergência significa um “pedido à tutela”.

“É um pedido de socorro, é um pedido de ajuda porque nós já não somos capazes de dominar isto, os homens que já estão aqui já estão exaustos, precisávamos de mais alguma coisa”, sustentou.

O presidente disse que pediu mais meios para o combate a este fogo, referindo que só vê uma solução através dos “meios de combate aéreo”.


“Não estou a ver, no terreno, que os homens consigam aceder a estas zonas tão declivosas e com orografia tão pedregosa. Seria um risco para estes homens”, salientou.

Homens que já “estão exaustos” depois de muitas horas de combate a um incêndio “que não dá tréguas”

E explicou que praticamente todo o concelho, “ a norte, a poente e a nascente está todo em chamas, salvaguardando apenas a zona sul que está ocupada por vinhas.

“Num teatro de operações como este há sempre pequenas falhas, mas eu não me quero referir a essas pequenas falhas, quero-me referir às grandes falhas de há muitos anos, como a falha de uma política que defina um planeamento florestal e que não existe”, sublinhou.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...o-vai-declarar-estado-de-emergencia-municipal
 
  • Gosto
Reactions: joselamego