Spider
Moderação
Situação complicada com três frentes no Sardoal. Imensos grupos de reforço e três vias cortadas.
Update: +1 GRIF Castelo Branco.

Update: +1 GRIF Castelo Branco.
Última edição:
Boas! Acho pertinentes algumas questões que colocas!Bom dia. Vi à pouco uma notícia que a ser verdade é deveras interessante. De acordo com a estação, nos últimos 17(?) anos arderam 2 300 000 hectares. 23000 km². A Bélgica tem 30,528 km2, Suiça e Holanda +-40 000 km². Desde o 25 de Abril, qual foi a área total ardida? De acordo com a Pordata, desde 1980 arderam 2 240 996 hectares. Os números valem o que valem, quais são o valores reais? De acordo com os média, este ano foram detidos 70 incendiários, um bom trabalho das nossas polícias. No entanto, de acordo com o ICNF "A base de dados nacional de incêndios florestais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2017, um total de 8.539 ocorrências (1.925 incêndios florestais e 6.614 fogachos) que resultaram em 128.195 hectares de área ardida de espaços florestais, entre povoamentos (76.422ha) e matos (51.773ha)". Não devem ter sido os 70 incendiários os responsáveis pelas 8.539 ocorrências. Mesmo se multiplicarmos o número de incendiários, os que não foram detidos, não seria fácil para as pessoas "tipo" que são descritas pelos media ( pobres de espírito, ignorantes, pirómanos, desempregados e alcoólicos) serem responsáveis por um número tão elevedo de ocorrências. Se somarmos o número provável de ocorrências com origem nestes incendiários, no calor, vento ou por acidente, quentas ocorrências ficam por explicar? No país há algum organismo estatal ou privado a investigar o fenómeno dos incêndios em Portugal? Na minha opinião alguém anda a incendiar o país e não é a população e os média fazem parte da desinformação.
Uma medida de fácil execução, com custos reduzidos no OE e com criação de empregos, seria a criação de postos de vigia aproveitando os locais existentes à centenas senão milhares de anos como castelos, construir os necessários, dotar os mesmos com o equipamento adequado como estações meteorológicas, binóculos, um rádio emissor/receptor portátil, equipamento visão infravermelhos etc. De início a contratação de 120 pessoas para vigia 24/24 em turnos de 8 horas. O contracto de trabalho teria a duração de 6 meses(Maio/Outubro), 600 Euros mensais. Os custos sem infraestruturas seriam inferiores a 600 000 Euros / ano. Qual seria a área coberta pelos 40 postos de vigia? Afinal, quais são os custos actuais para os contribuintes com o siresp, empresas de meios aéreos e outros negócios que desconhecemos?
Alguém por aqui me pode informar qual o custo de uma pequena torre ou posto de vigia?
Este ano qual é o intervalo de tempo em média entre a detecção e a chegada de meios?
![]()
Como parece estar?IF Pombal avista-se de Fátima![]()
![]()
já está em Resolução.. daqui tenho o telhado de uma casa a tapar...vejo só uma faixa preta a avolumar-se no horizonte..Como parece estar?
Daqui vejo 3 incêndios, um para os lados do Marco de Canavezes(para estar mau) e dois para Santo Tirso.
Em Santo Tirso tambem vão aumentar os meios, não esta famoso, pelo menos visto daqui.mais uma tarde, vamos ver se hoje não começa nenhum incêndio mais complicado
mais preocupantes neste momento, Santo Tirso e Tábua. Começou tambem um agora no Fundão
Em Amarante tambem vão aumentar os meios, não esta famoso, pelo menos visto daqui.
Queria dizer Santo Tirso e não Amarante, já esta corrigidojá foi dominado e Tábua também
Atenção a Tomar e Fundão