Seguimento - Incêndios 2017

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
não me parece de todo que seja um novo incêndio... e não é

21:30 –
Um forte reacendimento em Vila de Rei estava ao início da noite a preocupar novamente as autoridades deste concelho e também as de Mação, pela entrada iminente do fogo na área concelhia e pela proximidade de aldeias na linha da frente do incêndio, que lavrava às 21:30 com muita intensidade.

00:12 –
As chamas de um incêndio provenientes de um reacendimento em Vila de Rei, passaram as aldeias de Louriceiro e Cerro do Outeiro, no concelho de Mação, e estão a ameaçar agora as aldeias de Aboboreira, Serra e Casalinho, segundo disse ao mediotejo.net o autarca maçaense Vasco Estrela.
O presidente da CM Mação disse ainda que as chamas avançam com grande violência para a estrada de Chão de Codes – Sardoal, e que tem várias frentes e muitas projeções."
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Na TVI24 há uns minutos por acaso referiram-se a ele como um novo incêndio porque pelos vistos estavam lá quando começou. Mas acho que foi projeção direta do original de Vila de Rei, pelo que me parece que devia ter feito parte da mesma ocorrência, mas eu não sou a ANPC.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Entretanto um incêndio que quase todos os anos acontece, resultante do arraial das festas daqui da Régua (que é lançado do rio e da outra margem do lado de Lamego), ainda continua a queimar uma área de mato mas não deve demorar a ser controlado

M40SJVt.jpg


EDIT: foto de um amigo

20770514_853074581525539_1887090591767218497_n.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A nova ocorrência de Vila de Rei está nas significativas com exatamente os mesmos dados da ocorrência anterior :wacko: (E a GRIF 01 de Portalegre parece que está aqui e no Fundão ao mesmo tempo :D)
Mas pronto, a nova é a que é para considerar. Claramente uma continuação da anterior.

oCUbGfU.png


Anterior (clicar para revelar):
S39hdrg.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

mecre90

Cirrus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
58
Local
Tomar
De Tomar continua-se a ver o clarão e fumo de Vila de Rei a ir para sul ou este, com cada vez maior extensão.

A temperatura desceu, mas o vento parece-me mais forte, não está a ajudar...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Ouvi agora as declarações do Secretário de Estado do MAI, que fez no Fundão pela meia-noite. A ocorrência de Vila de Rei é na realidade nova, não é projeção, nem nada. A ocorrência original foi dada como dominada, porque estava realmente dominada, até que começou um novo incêndio. Aí está a resposta ao mistério da ocorrência nova, afinal. Relata também condições excecionais em termos de vento, que não há meios que possam resistir ao movimento super-rápido do fogo. Falou também em 20 ignições novas durante o combate ao incêndio do Fundão, que obrigou a muitas recolocações de meios. Dominaram 19.
Também era expectável uma intensificação do vento, parece que se confirma.

Edit: A23 reaberta.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
A nova ocorrência de Vila de Rei está nas significativas com exatamente os mesmos dados da ocorrência anterior :wacko: (E a GRIF 01 de Portalegre parece que está aqui e no Fundão ao mesmo tempo :D)
Mas pronto, a nova é a que é para considerar. Claramente uma continuação da anterior.

oCUbGfU.png


Anterior (clicar para revelar):
S39hdrg.png

Já está corrigido :)
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Novo incêndio em Mação...

Entretanto um incêndio que quase todos os anos acontece, resultante do arraial das festas daqui da Régua (que é lançado do rio e da outra margem do lado de Lamego), ainda continua a queimar uma área de mato mas não deve demorar a ser controlado

M40SJVt.jpg


EDIT: foto de um amigo

20770514_853074581525539_1887090591767218497_n.jpg

Entretanto ainda continua a arder mas já dominado como seria de esperar até porque os meios já lá estavam pre-posicionados sendo um arraial

0zHrvFR.jpg
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A questao nso e assim tao simples! Ha o direito a propriedade...o problema esta em dois setores: falta de gestao da floresta a escala da paisagem, com pirodiversidade, e falta de conhecimento tecnico no ataque ampliado aos ifs, pois voluntarismo nao chega!

O direito de propriedade é facilmente ultrapassado em certas circunstâncias: se for para passar postes de média/alta tensão, os proprietários são logo despojados de alguns direitos. Ficam com a área (em torno da linha de tensão) disponível para cultivo, exceto para floresta, sendo a faixa mantida limpa pela empresa detentora da rede de energia.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

mecre90

Cirrus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
58
Local
Tomar
Visto a partir de Tomar, IF de vila de Rei/Mação está a intensificar bastante. De todos os que tenho tido vista até agora, nunca nenhum tinha ficado tão grave tão cedo.
Esperemos que haja volte face 'a tarde, porque se seguir a tendência de agravamento até 'a noite, acho que arde o pouco que ainda resta naquela zona...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e jonas

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Incêndio em Oliveira de Frades com 63 opr e 1 MA.Conheço bem a zona, e a norte da A25, espero que o travem já, porque tem la muita floresta, muito patrimonio...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Então, não é proibido lançar foguetes? :rolleyes: Os arraiais deviam servir para informar as pessoas, ora vejamos, se o arraial pode lançar foguetes, um agricultor/pastor/etc diz eu também posso fazer uma queimada. É proibido mas eles também fizeram. :rolleyes:

É, proibido mas lança-se na mesma, se arder, a culpa é do eucalipto. :D
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Então, não é proibido lançar foguetes? :rolleyes: Os arraiais deviam servir para informar as pessoas, ora vejamos, se o arraial pode lançar foguetes, um agricultor/pastor/etc diz eu também posso fazer uma queimada. É proibido mas eles também fizeram. :rolleyes:

É, proibido mas lança-se na mesma, se arder, a culpa é do eucalipto. :D

pois... é proibido mas este arraial realiza-se sempre.. a área de mato na zona do arraial é pequena e não tem nada à volta para onde possa alastrar e criar um grande incêndio, portanto penso que é por isso que é permitido.

Reativação em Ribeira de Pena, apesar de agora na tv terem dito que não há fogo e foi só reforço de meios para consolidação do rescaldo....