Seguimento - Incêndios 2017

1. Fogos.pt‏@FogosPt 59 segHá 60 segundos
    "Vista a partir do centro geodesico de Vila de Rei" (Foto Ruben Martins)

DHYbgrxWAAEyrRZ.jpg

0 resposta0 retweet1 curtiu

2. Fogos.pt‏@FogosPt 3 minHá 3 minutos
    ALERTA - A23 cortada entre Mouriscas e Gardete

Penso que este ano nem são as temperaturas extremas que estão a contribuir para a dimensão destes incêndios mas sim o vento forte constante e os locais das ignições que parece que foram escolhidos ao pormenor. Lembro-me de ver verões e bem recentes com mais de 300 ignições por dia e mais de 8000 bombeiros em combate num único dia e nunca tiveram estas dimensões. Pelo que tenho observado estes incêndios só se extinguem quando já não há nada para arder ou atingem zonas sem floresta ( agrícolas, pastorícia, montados de sobro) porque em zonas densamente florestadas com eucaliptal e pinhal o combate humano tem efeitos quase nulos quando atingem estas dimensões. Só acaba quando não houver nada para arder em massa ou vier a chuva e com ela a humidade e frescura...

1. Fogos.pt‏@FogosPt 34 segHá 34 segundos
    Em resposta a @FogosPt
    5) Vila de Rei: - Estada Municipal desde a N2 para Lousa.

2. Fogos.pt‏@FogosPt 48 segHá 48 segundos
    Em resposta a @FogosPt
    4) Mação: - EM 548 entre Chão de Codes e Aboboreira - CM 1284 - CM 75 - CM 1285

3. Fogos.pt‏@FogosPt 1 minHá 1 minuto
    Em resposta a @FogosPt
    3) Mação: - A23 entre o Nó de Mouriscas e Nó de Gardete - EN 244-3 entre Louriceira e Serra - EM 1284 entre Chão Codes e Vila de Rei

4. Fogos.pt‏@FogosPt 2 minHá 2 minutos
    Em resposta a @FogosPt
    2) Coimbra: - Estrada Municipal entre Vale do Cervo e Alagoa

5. Fogos.pt‏@FogosPt 3 minHá 3 minutos
    Em resposta a @FogosPt
    Coimbra: - Estrada Municipal entre Vale do Cervo e Alagoa

6. Fogos.pt‏@FogosPt 3 minHá 3 minutos
    1) ALERTA - Vias cortadas:

Penso que este ano nem são as temperaturas extremas que estão a contribuir para a dimensão destes incêndios mas sim o vento forte constante e os locais das ignições que parece que foram escolhidos ao pormenor. Lembro-me de ver verões e bem recentes com mais de 300 ignições por dia e mais de 8000 bombeiros em combate num único dia e nunca tiveram estas dimensões. Pelo que tenho observado estes incêndios só se extinguem quando já não há nada para arder ou atingem zonas sem floresta ( agrícolas, pastorícia, montados de sobro) porque em zonas densamente florestadas com eucaliptal e pinhal o combate humano tem efeitos quase nulos quando atingem estas dimensões. Só acaba quando não houver nada para arder em massa ou vier a chuva e com ela a humidade e frescura...

Toda aquela zona do Pinhal Interior é um barril de pólvora que arde com forte intensidade ciclicamente. É território com forte vocação florestal e sem gestão nem medidas preventivas, basta lá cair uma fagulha...

Os fogos combatem-se no Inverno
! Enquanto não se mudar de política não há muito a fazer... Por mais aviões Canadair ou helicópteros Kamov que comprem/aluguem/emprestem!

Última edição:
  • Gosto
Reactions: dahon
Offtopic:

o Pego vale uns 15% da produção nacional de eletricidade... já devem ter problemas nas linhas de alta tensão.
Em termos de capacidade instalada em Portugal a termoeléctrica do Pego representa aproximadamente 3.2% (628MW em 19760MW). Por isso, se não estiver já fora de serviço podem tirar à vontade que não causa qualquer transtorno. Por acaso fui verificar e estamos "tão à vontade" que neste momento estamos a exportar 2767 MW para Espanha.

• Gosto
Reactions: AnDré e luismeteo3