Seguimento - Incêndios 2017

à bocado a coluna de fumo era bem alta e densa do incendio de Resende
o muito vento que se faz sentir acabou por "limpar " a coluna mais alta

NsfaXj1.jpg

Acabo de ouvir o helicóptero a voltar do TO de Belver. O ambiente está totalmente cheio de fumo outra vez. :wacko:

83 operacionais. Não me parece que o incêndio dure muito mais, a atingir área já ardida.
O problema é se ele tomar a direcção do que está ainda verde precisamente na estrada que liga Ribeira de Eiras às Torres Cimeira e Fundeira já ninguém o pára. Sem meios aéreos e com a quantidade de combustível que há por ali vai ser muito complicado. Tudo vai depender do vento.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: huguh
O problema é se ele tomar a direcção do que está ainda verde precisamente na estrada que liga Ribeira de Eiras às Torres Cimeira e Fundeira já ninguém o pára. Sem meios aéreos e com a quantidade de combustível que há por ali vai ser muito complicado. Tudo vai depender do vento.

Verdade. Se confiar no "icon" do site da ANPC, está perto de área já ardida, a menos que esta de Ortiga seja outra frente, e nesse caso, tem muito para arder aí quando passar para este lado...

• Gosto
Reactions: criz0r
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...-alastra-violentamente-a-belver-gaviao-198906

Incêndio em Mação alastra “violentamente” a Belver, Gavião
Chamas ameaçam aldeias de Arriacha Fundeira e Torres. Está a ser considerada a possibilidade de evacuação da zona.

José Pio, presidente da Câmara de Gavião, disse à Lusa que o incêndio está a aproximar-se das aldeias de Torre Cimeira e Torre Fundeira. O autarca informa ainda que o incêndio está a progredir “com uma violência verdadeiramente infernal”.

A “próxima hora” vai ser “crucial” para decidir se avançam com o plano de evacuação das populações, diz José Pio.

Última edição:
Belver, já com 149 operacionais e 49 veículos. Já devia estar nas ocorrências significativas...

Parece que o incêndio realmente entrou por Ortiga, o que não corresponde à localização geográfica no site da ANPC, a menos que seja outra frente. Local complicado porque ainda não ardeu nada aí, e é ainda mais fácil galgar o Tejo porque tudo o que há do outro lado é floresta densa.

@criz0r, já vi que o incêndio está a aproximar-se de Torre Fundeira! Boa sorte e stay safe! ;)
Obrigado Tiagolco já estou em Almada, era impossível ficar lá com tanta cinza e fumo. Não dormi toda a noite em vigilância da frente que vinha das Mouriscas. Ainda hoje quando cheguei ao Gavião disse que ele hoje ia chegar às torres e está lá praticamente. Estou completamente desolado, é uma zona lindíssima junto ao Tejo. A casa dos meus avós está virada para o vale do Tejo, não deve haver problemas mas toda aquela flora completamente virgem está por um fio. Não há palavras..

Bem, parece que sim, a localização geográfica do incêndio de Belver está errada, porque a Ribeira de Eiras nem é ali onde diz no mapa, mas sim em Ortiga onde entrou o incêndio. A ANPC não anda a lidar muito bem com estas ocorrências de Mação... Também ainda não consta das significativas.

• Gosto
Reactions: jonas
Bem, parece que sim, a localização geográfica do incêndio de Belver está errada, porque a Ribeira de Eiras nem é ali onde diz no mapa, mas sim em Ortiga onde entrou o incêndio. A ANPC não anda a lidar muito bem com estas ocorrências de Mação... Também ainda não consta das significativas.

Não devem, ser muito bons a geografia. :D Em Olhão, as ocorrências acontecem sempre na Ria em frente aos mercados, aquilo é traumas (deve ser das picadas dos caranguejos) ele é atropelamentos rodoviários (deve ser alguém que vai de carro e atropela os mariscadores). :D

A frente está a subir a encosta da aldeia, ainda não consigo acreditar que o fogo tenha vindo de tão longe e está prestes a devorar todo o pouco verde que restava. Isto é mesmo muito duro de assimilar..

• Gosto
Reactions: luismeteo3