Seguimento - Incêndios 2017

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
"Estamos cercados pelo fogo". Viseu ativa plano de emergência distrital por causa das chamas em Resende
20 ago 2017 17:48

Dois incêndios que atingiam às 17:00 o concelho de Resende, em Viseu, obrigaram hoje à ativação dos planos distrital e municipal de emergência e proteção civil.

A página de Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil diz que estes dois incêndios mobilizam, às 17:00, 194 operacionais, 45 veículos e dois meios aéreos.

Em Vila Verde, freguesia de São Martinho de Mouros, estão 110 operacionais e 23 viaturas.

Já em Talhada, freguesia de Ovadas e Panchorra, estão 84 operacionais, 22 viaturas e dois meios aéreos.

O presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, explicou à Lusa estar preocupado com estes dois focos e disse já ter apelado ao Governo para ajudar com meios aéreos.

“Já pedimos a intervenção do comando distrital e da senhora Ministra da Administração Interna para nos ajudarem com meios aéreos. Estamos cercados pelo fogo. Hoje, o fogo pegou por todo o lado. Estamos em Ovadas de Cima, com o fogo a 30 metros das casas. Estivemos duas semanas com uma situação calma e isto foi uma ação concertada”, disse.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...l-de-emergencia-de-viseu-por-fogos-em-resende
 


nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Outro IF a começar na zona de Mira d'Aire
A electricidade só voltou agora, as telecomunicações também. Dizem me que a N243 continua cortada em Alvados, e que continua a arder na encosta da serra onde estive à tarde. Quando voltar a casa verei como está.

Nesta foto, apesar da qualidade, veem se as projeções para os campos agrícolas, bem à frente do fogo. Como não havia bombeiros nesse local, foi o heli que atacou esses pontos.

ca6073ffe5fda2aa275cb3b5ec84a83e.jpg
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Chamas obrigam à retirada de 95 pessoas na Covilhã
20 ago 2017 19:46

O incêndio que lavra na Covilhã, Castelo Branco, obrigou hoje à retirada de 15 pessoas da aldeia de Casal da Serra, e 80 de um parque de campismo, adiantou hoje a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A informação foi transmitida pela adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, no 'briefing' diário sobre os fogos florestais na sede da Proteção Civil, em Carnaxide.

Os moradores da aldeia foram transportados para um pavilhão desportivo, enquanto os utentes do parque de campismo de Pião “foram encaminhados para a Covilhã e aguardam o restabelecimento das condições de segurança para que possam regressar”, acrescentou a responsável.

Este incêndio, que é um dos que mais preocupa as autoridades, tem "vindo a lavrar sempre muito perto de povoações", situação que ainda se mantém, explicou Patrícia Gaspar, afetando as localidades de Cortes do Meio, Bouça e Casal da Serra.

A ANPC aguarda ainda confirmação de se terá sido necessário proceder à evacuação de outros lugares, pois “esse é um trabalho que está neste momento ainda em curso, uma vez que os incêndios ainda estão ativos”, observou.

Pelas 21:00, as chamas que lavram na Covilhã mobilizavam 365 operacionais, 119 meios terrestres e três meios aéreos.

Também o incêndio de Resende, que lavra em três frentes, afeta as povoações de Talhada, Panchorrinha e Ovadas de Cima.

O combate às chamas neste local junta 242 operacionais e 55 meios terrestres.

Desde 11 de agosto, os incêndios já provocaram uma vítima mortal, 122 feridos (dos quais 114 ligeiros e oito graves), aos quais acrescem 79 pessoas assistidas no terreno.

No dia de hoje, a ANPC registou um total de 205 incêndios florestais, dos quais 24 ainda estão em curso.

Para além do incêndio na Covilhã, a Proteção Civil está a acompanhar “com particular preocupação e atenção 11 incêndios”, sobretudo pelas “áreas em que estão a lavrar”, entre os quais em Resende (distrito de Viseu), Cabeceiras de Basto (Braga), Alijó (Vila Real), e outro em Porto de Mós (Leiria).

“Vários destes incêndios em curso lavram em áreas onde existem várias povoações dispersas, aldeias, várias habitações”, elencou a responsável.

No que toca às previsões meteorológicas para os próximos dias, Patrícia Gaspar referiu que “não há alterações significativas”, e mantêm-se 15 distritos em alerta vermelho. Apenas Lisboa, Évora e Setúbal não entram neste grupo.

Quanto aos três helicópteros suíços que irão reforçar o combate às chamas, e que foram anunciados no sábado, a porta-voz disse que já se encontram na Base Aérea de Monte Real e “começarão a operar já amanhã [segunda-feira], assim que for necessário”.

Durante a madrugada, um avião C-295 da Força Aérea percorreu “todas as zonas mais afetadas”, no sentido de fazer uma vigilância dos locais e identificar pontos quentes.

“Esta mais-valia tem sido um importante apoio às operações no terreno”, disse a adjunta nacional de operações.

[Notícia atualizada às 21:00]
http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/chamas-obrigam-a-retirada-de-95-pessoas-na-covilha
 
  • Gosto
Reactions: Norther