Seguimento - Incêndios 2017



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Notícia de última hora:
- Está neste momento a passar em rodapé na RTP3, que segundo a Antena1,
o número de mortos provocados pelos incêndios do fim-de-semana subiu para 44!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Antigo comandante da Proteção Civil terá desviado meios dos incêndios
Miguel SilvaJORNAL I19/10/2017 09:37
2166 FACEBOOK TWITTER
O comandante demitiu-se na sequência da polémica relacionada com as equivalências na sua licenciatura

Rui Esteves, antigo Comandante Operacional da Proteção Civil terá desviado meios do grande incêndio de Mação, em julho.

A notícia foi avançada esta terça-feira pela TSF, que teve acesso ao documento que compila a atuação das autoridades nos incêndios e que o Ministério da Administração Interna encaminhou para Vasco Estrela, presidente da autarquia de Mação. E foi o autarca que levantou as suspeitas de que teria havido um desvio dos meios nos incêndios, levando a um impacto negativo no combate às chamas.

De acordo com a TSF, o Comandante retirou o Grupo de Reforço para Incêndios Florestais vindo de Aveiro do cenário de operações e o desvio de meios aconteceu na altura em que as chamas estavam ativas há cerca de 20 horas, num dia devastador para o concelho. Rui Esteves defendeu-se dizendo que a decisão de retirar os meios foi tomada antes de o fogo fugir do controlo.

Vasco Estrela enviou uma queixa à Inspeção-Geral da Administração Interna que passará a investigar a ação do ex-comadante.

Recorde-se que o comandante demitiu-se do cargo, na sequência da polémica relacionada com as equivalências na sua licenciatura.

Arderam 18 mil hectares em Mação, incluindo 15 casas habitadas. As chamas atingiram 50 localidades e obrigaram à evacuação de 200 pessoas. https://ionline.sapo.pt/585211
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Copiado do mural de João Paulo Henriques

Inacreditável!
Hoje de manhã quando fomos distribuir os alimentos às pessoas vítimas dos incêndios na zona de Oliveira do Hospital, encontramos uma aldeia chamada Anceriz no concelho de arganil que metade estava destruida.
Não se via ninguém,até que decidimos ir bater às portas das casas que não estavam queimadas para saber se precisavam de mantimentos.
Na primeira senhora que nos abriu a porta, perguntámos se precisava de comida ou água, ela de imediato começou a chorar compulsivamente a dizer que não tinha àgua para beber,não tinha comida nem electricidade à 2dias e que tínhamos sido os primeiros de fora a chegar.
A senhora tinha os braços e as pernas com ferimentos de queimaduras e sem estarem tratados.
Perguntamos se tinha mais pessoas ali a precisar e ela de imediato disse que ía chamar
as outras pessoas.
De repente começam pessoas a vir rua abaixo na nossa direcção a chorar a pedir principalmente água que estavam com sede!
Como é possível isto estar a acontecer????
De seguida fomos a Oliveira do Hospital e avisamos o posto da protecção civil que aquela aldeia estava metade destruida e com as pessoas naquela situação.
Um dos senhores da protecção civil ainda me perguntou se eu estava a falar a sério!
COMO ISTO É POSSIVEL ESTAR A ACONTECER!
Para que não haja dúvidas do que aconteceu, pois estão pessoas a quem não interessa a verdade e estão a pressionar para apagar isto,vejam os meus diretos!
Hoje eles,amanhã podemos ser nós!
Juntos somos mais fortes!
 

spitfire

Cirrus
Registo
17 Out 2017
Mensagens
2
Local
EU
Antigo comandante da Proteção Civil terá desviado meios dos incêndios

No incêndio de Mação havia alguma ocorrência grave em castelo Branco? O da Gardunha não foi nessa altura pois não ?



No mapa do EFFIS ainda falta zona ardida pelo menos na minha zona. O que ardeu na Pinoca e Santar não está lá

Há uma língua queimada que vai quase até Santar. Evoluiu mais para norte do que aparece ?
Na zona de Tondela parece-me que foi mais para norte do que aparece. Acho que andava alguém aqui de Molelos, deve saber se passou para norte de Molelos ou não.
E o intervalo entre Tondela e Vouzela, a zona de Campo de Besteiros, como conseguiram parar ali o incêndio? Apareceram mais meios? Campos agrícolas ? Área ardida há poucos anos ?

Ht5Rlq9.jpg


k4ZVzM7.jpg
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Copiado do mural de João Paulo Henriques

Inacreditável!
Hoje de manhã quando fomos distribuir os alimentos às pessoas vítimas dos incêndios na zona de Oliveira do Hospital, encontramos uma aldeia chamada Anceriz no concelho de arganil que metade estava destruida.
Não se via ninguém,até que decidimos ir bater às portas das casas que não estavam queimadas para saber se precisavam de mantimentos.
Na primeira senhora que nos abriu a porta, perguntámos se precisava de comida ou água, ela de imediato começou a chorar compulsivamente a dizer que não tinha àgua para beber,não tinha comida nem electricidade à 2dias e que tínhamos sido os primeiros de fora a chegar.
A senhora tinha os braços e as pernas com ferimentos de queimaduras e sem estarem tratados.
Perguntamos se tinha mais pessoas ali a precisar e ela de imediato disse que ía chamar
as outras pessoas.
De repente começam pessoas a vir rua abaixo na nossa direcção a chorar a pedir principalmente água que estavam com sede!
Como é possível isto estar a acontecer????
De seguida fomos a Oliveira do Hospital e avisamos o posto da protecção civil que aquela aldeia estava metade destruida e com as pessoas naquela situação.
Um dos senhores da protecção civil ainda me perguntou se eu estava a falar a sério!
COMO ISTO É POSSIVEL ESTAR A ACONTECER!
Para que não haja dúvidas do que aconteceu, pois estão pessoas a quem não interessa a verdade e estão a pressionar para apagar isto,vejam os meus diretos!
Hoje eles,amanhã podemos ser nós!
Juntos somos mais fortes!
Olha tens algum link desta fonte que possas postar? Acredito que a situação em Oliveira do Hospital esteja caótica mas isto é inadmissível! Muito obrigado por postares isto!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e criz0r

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Olha tens algum link desta fonte que possas postar? Acredito que a situação em Oliveira do Hospital esteja caótica mas isto é inadmissível! Muito obrigado por postares isto!

Sim, vai haver muito oportunismo/sensacionalismo de parte a parte nos próximos tempos. Não dou muita credibilidade a esses post's nas redes sociais e duvido muito da veracidade disso. Espero não estar enganado.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
401
Local
Casal Sancho(375 m)
Sim ardeu mais. O fogo seguiu em direção ao campo do S.C. Santar, onde ainda queimou a parte de trás e seguiu por fazendas contornando Santar, pela encosta do Rio Dão, ardendo até à zona da Ponte Pinoca . Da Ponte Pinoca ainda ardeu um bocado na estrada para Casal Sancho e também ardeu já no concelho de Viseu, logo após à ponte junto às casa e depois junto ao Rio em direção a Pindelo.

No incêndio de Mação havia alguma ocorrência grave em castelo Branco? O da Gardunha não foi nessa altura pois não ?





Há uma língua queimada que vai quase até Santar. Evoluiu mais para norte do que aparece ?
Na zona de Tondela parece-me que foi mais para norte do que aparece. Acho que andava alguém aqui de Molelos, deve saber se passou para norte de Molelos ou não.
E o intervalo entre Tondela e Vouzela, a zona de Campo de Besteiros, como conseguiram parar ali o incêndio? Apareceram mais meios? Campos agrícolas ? Área ardida há poucos anos ?

Ht5Rlq9.jpg


k4ZVzM7.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
E o intervalo entre Tondela e Vouzela, a zona de Campo de Besteiros, como conseguiram parar ali o incêndio? Apareceram mais meios? Campos agrícolas ? Área ardida há poucos anos ?

Penso que o que parou o fogo nessa zona foi a chegada da precipitação. Se tivesse havido mais umas horas com fluxo de Sul sem precipitação, com vento forte e seco, e o fogo teria ameaçado a cidade de Viseu. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: baojoao e criz0r

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Aqui ao lado, em Espanha, um homem gravou o momento em que um grupo organizado ateou fogo a uma floresta em Arbo, na Galiza. Entende-se que é um grupo organizado devido à forma como os focos, do mesmo incêndio, vão surgindo.

Esta é a prova de que um incêndio não tem apenas uma mão criminosa, pode ter várias. Neste caso, percebe-se que existe mais do que uma pessoa, uma vez que, em poucos minutos aparecem cinco pequenas fogueiras, em linha reta e à mesma distância ao longo da lateral de uma montanha.