Seguimento - Incêndios 2017

Dois IF potencialmente perigosos a iniciar no Algarve!!
 
Algarve com possíveis 2 grandes incêndios:

1º Perna Seca (zona muito complicada) - 50 operacionais, 13 veículos e 1 meio aéreo

2º Em Feiteira (Tavira) , zona onde começou o grande incêndio em 2012 conta já com 28 operacionais e 2 meios aéreos
 
Algarve com possíveis 2 grandes incêndios:

1º Perna Seca (zona muito complicada) - 50 operacionais, 13 veículos e 1 meio aéreo

2º Em Feiteira (Tavira) , zona onde começou o grande incêndio em 2012 conta já com 28 operacionais e 2 meios aéreos
Como está o clima por ai?!!
 
Como está o clima por ai?!!

Céu nublado por nuvens altas e vento moderado de oeste/noroeste, embora com menos temperatura que ontem.

Está em resolução mas aumentou os meios já com 41 operacionais.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Tavira dominado.

No final de Abril, fiz essa zona toda entre São Brás de Alportel e Alcoutim, passei por essa zona e as árvores queimadas ainda estão lá. Não existe assim muito para arder.

Será que este incêndio foi causado pela malta das eólicas, :rolleyes: Em 2012, foi causado por uma empresa que efectuada trabalhos em média tensão, por isso, não admira-me nada e juntinho à estrada se a localização estiver certa melhor ainda.

Os meios aumentam, porque demoram quase 1 hora a chegar a essa zona, com auto-tanques e curvas contra curvas é complicado chegar-se rapidamente.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
O jornal escreve que, durante alguns segundos, uma onda de calor atravessou a estrada e elevou as temperaturas até aos 900 graus centígrados, o que terá feito com que as pessoas diretamente na linha da onda de calor se tivessem incendiado sem ter contacto direto com as chamas e permitido sobreviver os que não estavam diretamente expostos.

Tal foi o caso de um casal que saiu do carro em plena EN236, quando se deu conta de que estrada estava bloqueada pelas chamas e pelo fumo denso. O homem, como saiu pelo lado do condutor, ficou exposto diretamente a este fenómeno climatérico, incendiando-se e perdendo a vida de imediato. A mulher, por seu turno, como saiu pelo lado oposto e estava fora da linha da onda de calor, conseguiu sobreviver, sofrendo apenas queimaduras nos braços.

900ºC. Calor extremo incinerou vítimas de Pedrógão

Tenho dúvidas. Isto é a favor ou contra a ocorrência de um downburst?

Não teria um downburst uma maior duração ('alguns segundos' é vago) e uma intensidade mais consistente que diminuiria as hipóteses de sobrevivência? A pessoa do lado esquerdo morre e a do lado direito tem apenas algumas queimaduras? É melhor investigar esse fenómeno.

De resto, independentemente das conclusões o fogo demorou 4 horas a chegar à estrada. Aquela malta nem devia estar lá com o fogo tão próximo.

Se tivessem havido GNR's ou bombeiros incinerados com os restantes civis, aí até eu diria que foi um acidente irrepetível. Mas não foi isso que aconteceu. Ninguém sabia de nada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: AJB e joselamego
Incêndio ativo junto ao festival sudoeste, a ver vamos não trará problemas de maior...! o vento não estará a favor da herdade da casa branca mas pode provocar algum pânico entre os festivaleiros!! :angry: Edit: Dominado! ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Foto do incêndio de ontem, na Feiteira/Cachopo (perto das eólicas, tal como disse ontem)

20569450_l5IMS.jpeg


Fonte: Safeplace52