Seguimento - Incêndios 2017



JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Copernicus:
http://effis.jrc.ec.europa.eu/static/effis_current_situation/public/index.html

Sertã:

C-Serta_Areas.jpg

C-Serta_Severity.jpg

Gavião:
C-Gaviao_Areas.jpg

C-Gaviao_Severity.jpg

Vale da Coelheira - Sto.André das Tojeiras:
C-StoAndreTojeiras_Areas.jpg

C-StoAndreTojeiras_Severity.jpg
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
900ºC. Calor extremo incinerou vítimas de Pedrógão

Tenho dúvidas. Isto é a favor ou contra a ocorrência de um downburst?

Não teria um downburst uma maior duração ('alguns segundos' é vago) e uma intensidade mais consistente que diminuiria as hipóteses de sobrevivência? A pessoa do lado esquerdo morre e a do lado direito tem apenas algumas queimaduras? É melhor investigar esse fenómeno.

De resto, independentemente das conclusões o fogo demorou 4 horas a chegar à estrada. Aquela malta nem devia estar lá com o fogo tão próximo.

Se tivessem havido GNR's ou bombeiros incinerados com os restantes civis, aí até eu diria que foi um acidente irrepetível. Mas não foi isso que aconteceu. Ninguém sabia de nada.

Houve bombeiros envolvidos nessa situação, vários ficaram feridos e um acabou por falecer no hospital.
 

Macroburst

Cirrus
Registo
3 Dez 2011
Mensagens
78
Local
Lisboa
Saudações para todos os membros deste fórum, muito bom este fórum. Gostaria de colocar duas questões com esperança que alguém me posso elucidar.

A primeira questão diz respeito aos fogos no nosso país. Todas as informações que recebemos dos principais orgãos de comunicação valem o que valem, pessoalmente não querendo ser mais "crítico", fazem-me lembrar a história do pai natal. A primeira questão que nunca se falou abertamente é:
1 - Porque ocorrem tantos fogos e arde uma área tão grande, especialmente tendo em conta o tamanho do país.
2 - Creio que tendo o país os meios adequados em relação à área do país e população, porque acontece este fenómeno ano após ano.
3 - Com excepção da Dictamnus albus, e de um ocasional vidro ou de um cigarro, não encontro forma de explicar o número de ignições sem interveção humana. Fogo posto.
4 - Não acredito que o nosso país é o país com a maior percentagem de pirómanos por habitante ou alcoólicos/pirómanos como dizem os meios de comunicação.
5 - Quem ganha com o cenário actual. "Follow the money"?? Os negócios envolvidos nesta área são evidentes, uns mais outros menos. Desde o negócio dos meios aérios, Siresp, uso da madeira queimada etc.
Desde as recomendações para "limpar" as matas, que não se faz em nenhum país do mundo (pobres dos canadianos, russos se tivessem de limpar a taiga. Nos países mediterrânicos como o nosso, Espanha, França etc, ninguêm "limpa" as florestas, privadas ou do estado), até às explicações para débeis mentais como o "calor" o "vento" os "downburst", os bombeiros pirómanos e os alcoólicos/pirómanos. De acordo com os média portugueses, somos um país de fenómenos extraordinários que apenas por aqui ocorrem e um país com a maior número de pirómanos no planeta. E que o cenário que se repete desde o 25 de Abril, é "normal" e não se pode evitar ou mudar. Será assim? :lmao:NÃO com toda a certeza!

A segunda questão é a seguinte: Até ao momento não temos nenhuma confirmação científica das teorias sobre o raio. Porque ocorre, como e do comportamento do mesmo. Até à pouco tempo, nada sabiamos dos sprites, blue jets, elfs... dos quais pouco ou nada se sabe.
Alguém me poderia dizer se existe alguma informação mais detalhada sobre o fenómeno Sympathetic lightning?
Na net a informação que consegui encontrar é muito pouca e em português não encontrei nada...

Obrigado a todos
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Daqui avisto uma coluna de fumo já com alguma dimensão, e ve-se bem que ele tem alastrado nesta ultima meia hora, do incendio em Moita do Norte, em Vila Nova da Barquinha, conta já com 117 bombeiros, 30 veiculos, e 4 meios aéreos.
O vento moderado que se faz sentir durante esta tarde, em nada ajuda no seu combate.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
PJ deteve suspeito de atear fogo em Mangualde

A PJ anunciou a detenção de um homem pela presumível prática de um crime de incêndio florestal no concelho de Mangualde, que ocorreu há duas semanas.

Em comunicado, a PJ informa que a detenção do homem de 41 anos foi levada a cabo pela Diretoria do Centro, contando com a colaboração da GNR de Mangualde.

O homem, solteiro e copeiro, é suspeito de "ter posto um foco de incêndio florestal" no dia 15 de julho, junto à Senhora do Castelo, "em terreno povoado com pinheiros, tendo ardido uma área com cerca de 2,2 hectares".


"O suspeito atuou num quadro de alcoolismo e utilizou um isqueiro para atear o incêndio", informou.

http://www.jn.pt/justica/interior/incendios-pj-deteve-homem-que-tera-ateado-fogo-florestal-em-mangualde-8679907.html
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Só para se ter uma noção, do que se está a passar este ano em matéria de incêndios o tópico do respectivo seguimento do ano transacto, contou com 94 páginas. O deste ano ainda vai a meio e já são 145 páginas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego