Seguimento - Incêndios 2017

Incêndio arde com intensidade no concelho de Bragança

Um incêndio consome mato, com intensidade, em Outeiro, no concelho de Bragança.
O alerta foi dado por volta das 15 horas, e segundo fonte da autoridade nacional da protecção civil, estão no local 147 operacionais, apoiados por 37 meios terrestres e 5 meios aéreos, dois deles espanhóis.
A coordenar a acção no teatro de operações está o comandante distrital da protecção civil João Noel Afonso.

http://brigantia.pt/noticia/incendio-arde-com-intensidade-no-concelho-de-braganca

O incêndio visto do aeródromo de Mogadouro, pelas 19.56 h

outeiro.jpg

http://www.flyweather.net/station.php?lang=pt&station_id=33

• Gosto
Reactions: joselamego
A esta hora continuo avistar um clarão do IF Bragança pelo que poderá estar dominado mas ainda com muito trabalho pela noite dentro até entrar em fase de conclusão e ser extinto. Curiosamente no mapa das ocorrências na anpc diz que ainda estão 2 MA a atuar... o que a esta hora é impossível visto os MA não atuarem de noite.

Incêndio em Sarnadas de Ródão (Vila Velha de Ródão com 54 operacionais. Se continuar a progredir para Sul não terá muito para arder.
Depende a sua progressão. Mesmo par Sul ainda são umas centenas de hectares (talvez 2 ou três), mas vai encontrar a povoação do Coxerro, e as áreas regadas do AH do Açafal.
Mas naquela zona é sistemático ali começarem fogos, todos anos repete-se os mesmos acontecimentos. E começa cedo na Primavera.
Aliás, acho que toda a gente estava espantada por estar tudo muito sossegado ali.
Vamos esperar para ver.

Passados 4 anos, regressam agora as chamas ao Caramulo (Carvalhal da Mulher):sad::angry::
kHQStOn.jpg

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Passados 4 anos, regressam agora as chamas ao Caramulo (Carvalhal da Mulher):sad::angry::
kHQStOn.jpg

Dadas as condições de tempo fresco previstas para esta noite, não deverá ser muito problemático.

Última edição:
Dadas de tempo fresco previstas para esta noite não deverá ser muito problemático.

A noite vai ser fresca, mas pelo que vejo dos modelos o vento tende a aumentar de intensidade, o que pode dificultar o combate, mas espero que seja extinto rapidamente, entretanto a frente já vai mais extensa.

• Gosto
Reactions: joselamego e criz0r
O combate está a ser musculado, pela última atualização da ANPC o incêndio envolve já 106 operacionais e 25 meios terrestres, o incêndio tanto quanto me parece possui já 2 frentes e tem avançado com alguma velocidade pela encosta.

• Gosto
Reactions: joselamego e criz0r
Existe também a questão de saber qual a origem desse incêndio. Com níveis de humidade superiores a 50% a partir das 20h, que foi praticamente a hora do início deste fogo é mais uma acha para a fogueira de quem acha que tudo se resume a negligências. Coitado do Zé Pastor..

Situação ligeiramente mais calma, uma das frentes está já a ceder e está dominada, a outra continua com alguma intensidade. Não sei até que ponto haverá também muito combustível naquela zona, porque foi por aqueles lados que os fatídicos incêndios de 2013 passaram.
Seguem-se 172 operacionais e 43 meios terrestres.

Existe também a questão de saber qual a origem desse incêndio. Com níveis de humidade superiores a 50% a partir das 20h, que foi praticamente a hora do início deste fogo é mais uma acha para a fogueira de quem acha que tudo se resume a negligências. Coitado do Zé Pastor..

@criz0r, nunca ninguém disse neste tópico que é tudo negligência, apenas foi dito que uma elevada percentagem dos fogos são de facto causados por negligencia. ;)

Mas não deve ser o caso deste fogo, sendo numa zona de mato de montanha acredito mais em fogo provocado por pastores para renovação de pastagens. São muito comuns nesta altura do ano e nesta hora do dia, recolhem o gado e largam fogo ao mato... É o pão nosso de cada dia na Beira Interior. ;)

@MSantos não vale a pena estar a retroceder na página para não entrar em off topic e este tópico já tresanda disso. Mas se eu realmente aqui colocasse, desde o inicio do Verão o que tem sido dito relativamente à origem de alguns incêndios a minha resposta estava justificada.

Mas não deve ser o caso deste fogo, sendo numa zona de mato de montanha acredito mais em fogo provocado por pastores para renovação de pastagens. São muito comuns nesta altura do ano e nesta hora do dia, recolhem o gado e largam fogo ao mato... É o pão nosso de cada dia na Beira Interior.

Não concordo nem discordo, apenas queria destacar o facto de que uma grande percentagem das ignições ocorridas em Junho e Julho terem sido a partir das 20h. E nessa altura não havia (digo eu) renovações de pastagens. Estamos a falar em algumas ignições literalmente no meio de Florestas..

Alguém que me explique isto sem entrarmos na demagogia barata do Terrorismo:

tgfixlX.png

u1jEOJ3.png

RIxBDmA.png

9RJ6wKQ.png

Última edição:
esta tarde também houve um incêndio nos arredores de Coruche, enquanto passava na baixa de Coruche um helicóptero apareceu do nada ao meu lado para ir buscar água ao Rio Sorraia, felizmente a coisa resolveu se

• Gosto
Reactions: joselamego