Seguimento - Incêndios 2017

Por isso, eu que antes era um pouco céptico quando diziam que podiam ocorrer projecções com vários kms de distância. Neste momento acredito plenamente em tal possibilidade.

Também eu! Vivo no centro da cidade e nas minhas varandas, para além de cinza, apareceram folhas e até caruma. Se fosse um terreno com mato ou vegetação, não seria difícil de imaginar o resultado.

Engenhos incendiários a cairem do céu... parece que é real

São simples projeções. ;)

Se forem folhas de eucalipto incandescentes podem voar alguns kms, com tantos fogos na zona, não era de estranhar milhões de partículas incandescentes a voar e a cair nas copas das árvores, campos agrícolas e telhados criando novos focos de incêndio.

• Gosto
Reactions: huguh e luismeteo3
Ainda estão por explicar, as várias explosões ouvidas por populações locais antes de se iniciarem fogos no meio da floresta. Eu próprio, ouvi 2 explosões muito antes do incêndio de Mação chegar a Vale da Abelha. O mesmo sucedeu na aldeia de Cadafaz em que a população de Belver ouviu pequenas explosões na outra margem do Tejo e após isso deflagram 2 incêndios em simultâneo. Há muita coisa que tem de ser explicada e investigada, mas infelizmente os supra-sumos da batata preferem a demissão da Ministra.

Se alguém está a cometer algo ilícito. vai usar um método "discreto" como uma explosão para pegar fogo à floresta? Algo que com um mero fósforo ou cigarro conseguiam na mesma...?

Eu acho que devíamos dar mais uma oportunidade à ministra, para que ela possa refazer a equipa da ANPC. Então, quando houver os próximos mortos, aí sim tem que deixar o lugar.

Se alguém está a cometer algo ilícito. vai usar um método "discreto" como uma explosão para pegar fogo à floresta? Algo que com um mero fósforo ou cigarro conseguiam na mesma...?

Eu até te explicava uma certa tecnologia que existe, mas depois era considerado Teórico da Conspiração e mais vale nem me pronunciar.

Eu acho que devíamos dar mais uma oportunidade à ministra, para que ela possa refazer a equipa da ANPC. Então, quando houver os próximos mortos, aí sim tem que deixar o lugar.

A ânsia da mudança de cadeiras da vossa parte é tão cega que não falam de outra coisa. Quando entretanto ela sair do cargo e começar a chover torrencialmente, a possibilidade de deslizamentos de terra sobre aldeias dizimadas pelo fogo é real. Se por acaso existirem mortes, também vais culpar o próximo MAI ?

Enfim. Vocês nunca estão bem sejam eles de Esquerda,Direita,Centro.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
EDP vai restabelecer luz nas zonas dos fogos até ao fim da semana
17 DE OUTUBRO DE 2017 - 11:32

O mau tempo e a dificuldade nos acessos têm atrasado o trabalho das equipas no terreno, justifica a empresa.

• Gosto
Reactions: joselamego
Circulação na Linha da Beira Alta retomada
17 DE OUTUBRO DE 2017 - 09:48

A circulação tinha sido suspensa ao final do dia de domingo mas foi retomada esta terça-feira, no troço entre Mortágua (Viseu) e Gouveia (Guarda).

• Gosto
Reactions: joselamego
Nem sei o que dizer...
Que tristeza de país o nosso.
Felizmente a minha aldeia, Casal Sancho não foi afetada. Deve ter sido a única localidade do Concelho de Nelas que se safou. O fogo ainda chegou a Santar, zona do campo de futebol e algumas vinhas e quintas e também às Fontanheiras(Ponte Pinoca), mas nós tivemos sorte. Quando o fogo se aproximou, coincidiu com a descida de temperatura e diminuição do vento.
Foi uma noite passada em branco de domingo para segunda e quando pensei que estávamos safos, já que o incêndio de nelas estava a ir para a zona de Mangualde, comecei a ler no face do fogo na zona de Lageosa, Silgueiros. Não sei se este fogo começou lá, ou se foi o que veio de Tondela. Sinceramente acho que foi mesmo o que se iniciou na Lousã e que se propagou por Mortágua e Santa Comba. Mas isso importa pouco. A dada altura o fogo era um só.
Perante o que tantas pessoas perderam vou ser egoísta...nem imagino como vai ser para quem como eu gosta de andar de bicicleta e fazer caminhadas. Para onde quer que se vá, só há queimado :(
Ainda bem que finalmente a :rain:chegou.

Eu até te explicava uma certa tecnologia que existe, mas depois era considerado Teórico da Conspiração e mais vale nem me pronunciar.

A ânsia da mudança de cadeiras da vossa parte é tão cega que não falam de outra coisa. Quando entretanto ela sair do cargo e começar a chover torrencialmente, a possibilidade de deslizamentos de terra sobre aldeias dizimadas pelo fogo é real. Se por acaso existirem mortes, também vais culpar o próximo MAI ?

Enfim. Vocês nunca estão bem sejam eles de Esquerda,Direita,Centro.

Não tenho dúvidas que existam tecnologias, mas quem usar as tais tecnologias vai estar mais exposto que os outros. Para quê? quando para o mesmo objectivo existem tantos métodos mais simples?

Não vale a pena falares no plural porque eu não represento nenhum grupo de pessoas. Já disse que pouco me importa se a ministra ou governo é rosa, laranja, azul, ou vermelho ou verde. Sei que o Estado tem o dever de cuidar das pessoas, e sei que o Estado tem falhado nesse dever a nível de Proteccão Civil. Há um relatório feito por pessoas independentes que diz que os altos quadros da ANPC têm défice científico no que toca ao combate de incêndios florestais, Esses quadros foram nomeados por esta ministra. O mesmo relatório indica que as fases de combate a incêndios não devem ser definidas exclusivamente pelo calendário gregoriano, e mesmo assuim a ministra opta pela redução de meios quando todas as previsões indicavam um Outubro quente. O que há de tão errado no mais simples cidadão em querer que ela assuma a responsabilidade pelas decisões que tomou? Tu podes achar que mais um carro de bombeiros não teria feito a diferença, mas eu acho que mais um carro de bombeiros poderia ter impedido as pessoas de passarem para onde não deviam.

A minha posição em qualquer governo ou ministro é sempre esta. Não podemos simplesmente dizer que cometemos erros e depois voltamos a repeti-los. Principalmente quando esses erros reflectem-se em sofrimento dos outros. O António Costa está sempre a dizer que esta não é a altura de tomar decisões. Também não é altura de pôr as populações à prova só para não dar o braço a torcer politicamente.

Se o cenário antes já era (muito) mau, agora então...

Gc70fx8.jpg