Seguimento - Incêndios 2017

Menos calor imediato geram menos projecções, certo?

O inferno das projecções é causado pelo eucalipto, consegue semear fogos em todo o lado e a vários kms, dando aquela ideia de incendiários a espalhar fogo à frente dos bombeiros.

A espécie que arde com mais intensidade, mas não faz projecções tão eficazmente como o eucalipto é o pinheiro-bravo, um pinhal a arder é aterrador.

P.S

O que temos (tínhamos) em muitos locais era uma mistura explosiva de pinhal e eucaliptal, condições criadas para fogos muito intensos e altamente destrutivos, aliar a combustibilidade do pinheiro com a capacidade de saltar do eucalipto, é a receita para o desastre. :(

Última edição:
O inferno das projecções é causado pelo eucalipto, consegue semear fogos em todo o lado e a vários kms, dando aquela ideia de incendiários a espalhar fogo à frente dos bombeiros.

A espécie que arde com mais intensidade, mas não faz projecções tão ineficazmente como o eucalipto é o pinheiro-bravo, um pinhal a arder é aterrador.

P.S

O que temos (tínhamos) em muitos locais era uma mistura explosiva de pinhal e eucaliptal, condições criadas para fogos muito intensos e altamente destrutivos, aliar a combustibilidade do pinheiro com a capacidade de saltar do eucalipto, é a receita para o desastre. :(

A melhor prova disso é este vídeo no Concelho de Mação partilhado pelo colega @Cinza. Por aqui é possível ver um Pinhal a arder com uma brutalidade impressionante.

Os Eucaliptos são autênticas granadas naturais, é incrível a quantidade absurda de projecções que a casca desta árvore emite quando está a arder. Na freguesia de Envendos, Concelho de Mação já por diversas vezes verifiquei isso, é uma região que conta com uma enorme extensão de Eucaliptos.

A espécie que arde com mais intensidade, mas não faz projecções tão ineficazmente como o eucalipto é o pinheiro-bravo, um pinhal a arder é aterrador.

P.S

daí a intensidade do fogo de Leiria. se pegasse com força, era um desastre. e foi

• Gosto
Reactions: joselamego
ÁREAS ARDIDAS INCÊNDIOS OUTUBRO atualizadas.

Dimensão superior a 1 500 ha.

IF Lousã - Viseu - 66 625 ha ***
IF Oliveira de Hospital- Seia-Arganil-Nelas - 63 431 ha ***
IF Sertã - Pampilhosa - 34 214 ha *
IF Quiaios - Tocha - Vagos - 23 309 ha
IF Leiria - Marinha Grande - Carriço - 18 535 ha
IF Seia - Sabugueiro - 9 549 ha
IF Vouzela - 9 207 ha
IF Tondela - 9 112 ha
IF Vale de Cambra - Castelo de Paiva - 7 796 ha
IF Serra da Estrela - Gouveia - 7 506 ha
IF Trancoso - 4 650 ha
IF Castro daire - São Cristóvão de Lafões - 2 016 ha
IF Pampilhosa da Serra - Castanheira - 7 870 ha
IF Pombal - Ourém - Pipa - 1 547 ha
IF Monção - Central Elétrica - 3 741 ha

Nota:
*** maiores incêndios desde que há registos, em Portugal.
* a par com o IF Sertã- Várzea dos Cavaleiros, o 3º /4º maior incêndio de sempre.
Em 2017 deram-se os 4 piores Incêndios de sempre, desde que há registos (1980)

foi uma sorte quando houve esses dois IF não se ter criado um grande IF.... fica para depois :(
Nem digas nada! Se isso tivesse acontecido tinha apanhado toda a gente na cama. São Mamede nem se apercebeu o que estava a acontecer quando o incêndio de Crespos se aproximou do Moimento e do CRIF! Falei com bastante gente que disse que nem sabia disso!

• Gosto
Reactions: criz0r
Nem digas nada! Se isso tivesse acontecido tinha apanhado toda a gente na cama. São Mamede nem se apercebeu o que estava a acontecer quando o incêndio de Crespos se aproximou do Moimento e do CRIF! Falei com bastante gente que disse que nem sabia disso!
isso nunca cheguei a ter a certeza... ele chegou a passar a A1 para o lado do CRIF??

Boa tarde.

No sábado fiz a estrada Atlântica entre São Pedro e o Pedrogão.
Hoje fiz o ip3 até Tondela e depois direção campo de Besteiros.
Podemos ver muitas imagens , vídeos , escutar histórias mas o que vemos dá outra realidade.
Não tenho fotos pois com a tristeza nem me apareceu ....

Boa tarde.

Podemos ver muitas imagens , vídeos , escutar histórias mas o que vemos dá outra realidade.
Eu com o resto como não conheço tão bem, não me toca tão fundo, mas em relação ao Pinhal de Leiria até ando a bater mal. Já lá fui muito feliz a passear, a apanhar camarinhas, nas várias praias enfim... Terrível, sem palavras.

Boa tarde.

É sem dúvida completamente diferente ouvir do que presenciar o momento. Foi precisamente o que fiz, quando percorri toda a A1 e A23 desde Lisboa até à Guarda, não existem palavras para adjectivar tudo o que vi. Basicamente, parece que largaram duas bombas nucleares que devastaram praticamente todo o centro do País. Faço ideia nos outros locais.

http://www.marinha.pt/pt-pt/media-c...bal-Faro-para-dissuasao-contra-os-fogos-.aspx

MILITARES DA MARINHA NOS DISTRITOS DE PORTALEGRE, SETÚBAL E FARO PARA DISSUASÃO CONTRA OS FOGOS
As patrulhas foram solicitadas pela ANPC através do Estado-maior-general das Forças Armadas e envolvem até ao momento 61 Fuzileiros da Marinha e 17 viaturas.
Em Portalegre em especial, os Fuzileiros têm atuado junto da população em ações de dissuasão e prevenção contra incêndios, não havendo no entanto a registar nenhuma ocorrência.

A ação dos militares da Marinha nestes 3 distritos iniciou-se às 08h00 de dia 22 de outubro (domingo) e prolongar-se-á até às 20h00 de dia 26 de outubro (5ª feira).

Interessante o que estão a fazer em Portalegre, mas talvez devesse ser estendido aos outros distritos também.

Boa tarde.

É sem dúvida completamente diferente ouvir do que presenciar o momento. Foi precisamente o que fiz, quando percorri toda a A1 e A23 desde Lisboa até à Guarda, não existem palavras para adjectivar tudo o que vi. Basicamente, parece que largaram duas bombas nucleares que devastaram praticamente todo o centro do País. Faço ideia nos outros locais.
Eu percorri a A13 até Figueiró dos Vinhos para fazer voluntariado com o meu grupo de escoteiros, e realmente indentifico-me muito com o que vocês mencionam. O cheiro a queimado constante, a paisagem, a aflição das pessoas afetadas...
Inclusivé passei pela famosa (pelos piores motivos) N236...Emociono-me ao lembrar-me.