Seguimento Incêndios - 2019

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por guisilva5000 1 Jan 2019 às 17:15.

1. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Vi o incendio comecar quando vinha na autoestrada a sair de Azeitão para Lisboa, começou com uma violência enorme, segundo um colega da minha mulher chegou a pôr em risco algumas habitações! Felizmente já se encontra em resolução.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #241 Ricardo Carvalho, 2 Jun 2019 às 20:56
    Última edição: 2 Jun 2019 às 21:11
    Pedro1993 gostou disto.
  2. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    O fogo pelo que vi nas imagens, foi principalmente rasteiro, pois ardeu sobretudo montado, com falhagens e mato rasteiro.
    Ainda vi os bombeiros fazerem o rescaldo de um local, onde tinha ardido até junto ás paredes de uma casa, e nem o quintal escapou também.

3. huguh

huguh
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    1 Out 2015
    Local:
    Godim - Peso da Régua
    Incêndios importantes neste momento

Serpa, 49 bombeiros
    Alandroal , 51
    Castelo Branco, 53, 1 meio aéreo

Pedro1993 gostou disto.
  4. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Avistei à pouco uma pequena coluna de fumo, provavelmente proveniente do foco de incendnio na zona industrial de Santarém, em mato, conta com 36 operacionais, e 10 veiculos.
    Em Alandroal ouve já um reforço de meios, contando agora com 81 operacionais, 24 veiculos, e 4 MA.

Ricardo Carvalho gostou disto.
  5. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Não devia existir muito combustível disponível naquela zona, se não estou em erro houve ali um incêndio à cerca de dois anos de dimensões idênticas,zona sempre muito fustigada! No Alandroal o incêndio tem três frentes activas !

https://www.noticiasaominuto.com/pa...ntes-ativas-combatido-por-quatro-meios-aereos

#245 Ricardo Carvalho, 3 Jun 2019 às 17:55
    Última edição: 3 Jun 2019 às 18:26
    Pedro1993 gostou disto.
  6. JPAG

JPAG
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    14 Fev 2016
    Local:
    Vila Viçosa (400 m)
    120 operacionais; 38 veículos e 4 meios aéreos no Alandroal.

Conheço muito bem a zona pois a minha família é da aldeia onde ocorre o incêndio (Rosário) e conheço alguns dos donos dos terrenos que estão a ser afectados. Começou num eucaliptal mas já se alastrou a montado e olival, sendo que alguns montes estavam em perigo. Enorme coluna de fumo, por vezes muito negro... Pela conversa que tive com pessoas que estão no local já há alguns danos a registar, pois alguns colmeais já arderam e muitos outros estão em perigo. Vento moderado com algumas rajadas fortes.

Assim que tiver mais notícias volto a fazer um ponto da situação.
    Algumas notícias com imagens no local:
    https://www.radiocampanario.com/ult...ens-do-violento-incendio-em-rosario-alandroal
    https://odigital.pt/incendio-de-grandes-proporcoes-no-concelho-de-alandroal/

Edit: 2 canadairs passaram em cima de Vila Viçosa por volta das 17:30h. Os meios no local passaram para: 126 operacionais; 39 veículos e 6 meios aéreos.

Pedro1993 e Ricardo Carvalho gostaram disto.
  7. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Que me lembre está a ser dos piores anos de sempre a nível de incêndios rurais no Baixo-Alentejo Meios constantemente a serem reforçados no TO.

Pedro1993 gostou disto.
  8. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Conheço extremamente bem aquela zona e é uma pena ver que isto está a acontecer, as fotos são absolutamente dantescas. Por relatos de familiares, penso que não há um incêndio desta magnitude na zona há largas décadas. Também tive relatos que se viam chamas a partir da Mina do Bugalho.

Continua em curso, com 182 operacionais e 2 frentes, e a GRIF de Portalegre e Santarém.

9. JPAG

JPAG
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    14 Fev 2016
    Local:
    Vila Viçosa (400 m)
    Já não tenho notícias novas do incêndio há mais de 1 hora. Pelo que sei continua a lavrar e a maior preocupação tem a ver com a enorme linha de fogo no local. Pelo menos uma das frentes tinha vários quilómetros de extensão. Felizmente não há aldeias em risco mas haverá vários montes agrícolas dispersos a requerer atenção por parte dos bombeiros (inclusivé está a ser construído um hotel de 5 estrelas junto ao local onde começou o fogo, mas penso que não esteja em perigo). Durante a tarde o fogo esteve muito próximo da aldeia da Mina do Bugalho e a partir da aldeia dava para ver a dimensão do fogo.

Referir ainda que infelizmente durante o combate ao fogo, 3 bombeiros locais (Vila Viçosa, Alandroal e Borba) tiveram que ser reencaminhados para o hospital de Elvas por inalação de fumo.

De momento, de acordo com a proteção civil, continuam ativas 2 frentes, com 182 operacionais e 59 viaturas. Não me lembro de um incêndio desta dimensão naquela zona... :(

Vento fraco a moderado e bastante mais fresco que nos últimos dias. Espero que ajude no combate...

Esta foto foi tirada no castelo do Alandroal, a cerca de 7/8 kms em linha recta do incêndio... dá para ver a dimensão do fogo quando lavrava sobretudo em eucalipto.

Ricardo Carvalho e SpiderVV gostaram disto.
  10. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Pois é, é um incendio a acompanhar, e resta esperar que com as descidas acentuadas da temperatura, principalmente durante a noite, e com o aumento da humidade, que o fogo comece a ceder aos meios de combate.
    É de facto uma grande extensão de frente de fogo.

Ricardo Carvalho e JPAG gostaram disto.
  11. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    O incêndio foi agora dominado! Também deixei de ter notícias do incêndio há algum tempo pelo que provavelmente já estaria a caminho do controlo. Ainda bem.

Pedro1993, Ricardo Carvalho e JPAG gostaram disto.
  12. JPAG

JPAG
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    14 Fev 2016
    Local:
    Vila Viçosa (400 m)
    Incêndio no concelho do Alandroal dominado! :pray:
    Resta agora uma noite complicada de rescaldo, mas as condições meteorológicas estão a favor :thumbsup:

Pedro1993, Ricardo Carvalho e SpiderVV gostaram disto.
  13. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Sto. Estêvão (Benavente) Monte da Barca (Coruche)
    Há um incêndio aqui em Coruche, avisto a coluna de fumo aqui desde a Zona Industrial. Está a ser combatido por 50 operacionais e 13 viaturas.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk

14. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    pelos vistos é na zona do bairro da areia, na "zona urbana" de coruche tem um mato entre a vila coruche e o bairro da areia, talvez seja ai, já tem 64op, 18 meios e 1 aereo, se for ai a área é rodeada de casas

MSantos gostou disto.
  15. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)

Partilhar esta Página