Seguimento Incêndios - 2019

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Incendio em Setúal, Palmela, Pinhal Novo, conta já com 99 operacionais, 28 veiculos, e 2 MA.
Está agora em directo na CMTV, e ve-se uma área já considerável queimada, principalmente de montado, com algumas casas por perto.
Vi o incendio comecar quando vinha na autoestrada a sair de Azeitão para Lisboa, começou com uma violência enorme, segundo um colega da minha mulher chegou a pôr em risco algumas habitações! Felizmente já se encontra em resolução.



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

a0f07a9084c0e17680e15a666920025c.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vi o incendio comecar quando vinha na autoestrada a sair de Azeitão para Lisboa, começou com uma violência enorme, segundo um colega da minha mulher chegou a pôr em risco algumas habitações! Felizmente já se encontra em resolução.



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
5461cb49601d98cc9d0912c14bff9989.jpg

O fogo pelo que vi nas imagens, foi principalmente rasteiro, pois ardeu sobretudo montado, com falhagens e mato rasteiro.
Ainda vi os bombeiros fazerem o rescaldo de um local, onde tinha ardido até junto ás paredes de uma casa, e nem o quintal escapou também.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Avistei à pouco uma pequena coluna de fumo, provavelmente proveniente do foco de incendnio na zona industrial de Santarém, em mato, conta com 36 operacionais, e 10 veiculos.
Em Alandroal ouve já um reforço de meios, contando agora com 81 operacionais, 24 veiculos, e 4 MA.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O fogo pelo que vi nas imagens, foi principalmente rasteiro, pois ardeu sobretudo montado, com falhagens e mato rasteiro.
Ainda vi os bombeiros fazerem o rescaldo de um local, onde tinha ardido até junto ás paredes de uma casa, e nem o quintal escapou também.
Não devia existir muito combustível disponível naquela zona, se não estou em erro houve ali um incêndio à cerca de dois anos de dimensões idênticas,zona sempre muito fustigada! No Alandroal o incêndio tem três frentes activas !

https://www.noticiasaominuto.com/pa...ntes-ativas-combatido-por-quatro-meios-aereos

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
120 operacionais; 38 veículos e 4 meios aéreos no Alandroal.

Conheço muito bem a zona pois a minha família é da aldeia onde ocorre o incêndio (Rosário) e conheço alguns dos donos dos terrenos que estão a ser afectados. Começou num eucaliptal mas já se alastrou a montado e olival, sendo que alguns montes estavam em perigo. Enorme coluna de fumo, por vezes muito negro... Pela conversa que tive com pessoas que estão no local já há alguns danos a registar, pois alguns colmeais já arderam e muitos outros estão em perigo. Vento moderado com algumas rajadas fortes.

Assim que tiver mais notícias volto a fazer um ponto da situação.
Algumas notícias com imagens no local:
https://www.radiocampanario.com/ult...ens-do-violento-incendio-em-rosario-alandroal
https://odigital.pt/incendio-de-grandes-proporcoes-no-concelho-de-alandroal/

Edit: 2 canadairs passaram em cima de Vila Viçosa por volta das 17:30h. Os meios no local passaram para: 126 operacionais; 39 veículos e 6 meios aéreos.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
120 operacionais; 38 veículos e 4 meios aéreos no Alandroal.

Conheço muito bem a zona pois a minha família é da aldeia onde ocorre o incêndio (Rosário) e conheço alguns dos donos dos terrenos que estão a ser afectados. Começou num eucaliptal mas já se alastrou a montado e olival, sendo que alguns montes estavam em perigo. Enorme coluna de fumo, por vezes muito negro... Pela conversa que tive com pessoas que estão no local já há alguns danos a registar, pois alguns colmeais já arderam e muitos outros estão em perigo. Vento moderado com algumas rajadas fortes.

Assim que tiver mais notícias volto a fazer um ponto da situação.
Algumas notícias com imagens no local:
https://www.radiocampanario.com/ult...ens-do-violento-incendio-em-rosario-alandroal
https://odigital.pt/incendio-de-grandes-proporcoes-no-concelho-de-alandroal/

Edit: 2 canadairs passaram em cima de Vila Viçosa por volta das 17:30h. Os meios no local passaram para: 126 operacionais; 39 veículos e 6 meios aéreos.
Que me lembre está a ser dos piores anos de sempre a nível de incêndios rurais no Baixo-Alentejo Meios constantemente a serem reforçados no TO.

69008f378c21f4a4b319470de1126c56.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Conheço extremamente bem aquela zona e é uma pena ver que isto está a acontecer, as fotos são absolutamente dantescas. Por relatos de familiares, penso que não há um incêndio desta magnitude na zona há largas décadas. Também tive relatos que se viam chamas a partir da Mina do Bugalho.

Continua em curso, com 182 operacionais e 2 frentes, e a GRIF de Portalegre e Santarém.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Já não tenho notícias novas do incêndio há mais de 1 hora. Pelo que sei continua a lavrar e a maior preocupação tem a ver com a enorme linha de fogo no local. Pelo menos uma das frentes tinha vários quilómetros de extensão. Felizmente não há aldeias em risco mas haverá vários montes agrícolas dispersos a requerer atenção por parte dos bombeiros (inclusivé está a ser construído um hotel de 5 estrelas junto ao local onde começou o fogo, mas penso que não esteja em perigo). Durante a tarde o fogo esteve muito próximo da aldeia da Mina do Bugalho e a partir da aldeia dava para ver a dimensão do fogo.

Referir ainda que infelizmente durante o combate ao fogo, 3 bombeiros locais (Vila Viçosa, Alandroal e Borba) tiveram que ser reencaminhados para o hospital de Elvas por inalação de fumo.

De momento, de acordo com a proteção civil, continuam ativas 2 frentes, com 182 operacionais e 59 viaturas. Não me lembro de um incêndio desta dimensão naquela zona... :(

Vento fraco a moderado e bastante mais fresco que nos últimos dias. Espero que ajude no combate...

Esta foto foi tirada no castelo do Alandroal, a cerca de 7/8 kms em linha recta do incêndio... dá para ver a dimensão do fogo quando lavrava sobretudo em eucalipto.

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já não tenho notícias novas do incêndio há mais de 1 hora. Pelo que sei continua a lavrar e a maior preocupação tem a ver com a enorme linha de fogo no local. Pelo menos uma das frentes tinha vários quilómetros de extensão. Felizmente não há aldeias em risco mas haverá vários montes agrícolas dispersos a requerer atenção por parte dos bombeiros (inclusivé está a ser construído um hotel de 5 estrelas junto ao local onde começou o fogo, mas penso que não esteja em perigo). Durante a tarde o fogo esteve muito próximo da aldeia da Mina do Bugalho e a partir da aldeia dava para ver a dimensão do fogo.

Referir ainda que infelizmente durante o combate ao fogo, 3 bombeiros locais (Vila Viçosa, Alandroal e Borba) tiveram que ser reencaminhados para o hospital de Elvas por inalação de fumo.

De momento, de acordo com a proteção civil, continuam ativas 2 frentes, com 182 operacionais e 59 viaturas. Não me lembro de um incêndio desta dimensão naquela zona... :(

Vento fraco a moderado e bastante mais fresco que nos últimos dias. Espero que ajude no combate...

Esta foto foi tirada no castelo do Alandroal, a cerca de 7/8 kms em linha recta do incêndio... dá para ver a dimensão do fogo quando lavrava sobretudo em eucalipto.



Pois é, é um incendio a acompanhar, e resta esperar que com as descidas acentuadas da temperatura, principalmente durante a noite, e com o aumento da humidade, que o fogo comece a ceder aos meios de combate.
É de facto uma grande extensão de frente de fogo.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Há um incêndio aqui em Coruche, avisto a coluna de fumo aqui desde a Zona Industrial. Está a ser combatido por 50 operacionais e 13 viaturas.

798e717a48422863f41b8e4ecb3d23fe.jpg


Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Há um incêndio aqui em Coruche, avisto a coluna de fumo aqui desde a Zona Industrial. Está a ser combatido por 50 operacionais e 13 viaturas.

798e717a48422863f41b8e4ecb3d23fe.jpg


Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk

pelos vistos é na zona do bairro da areia, na "zona urbana" de coruche tem um mato entre a vila coruche e o bairro da areia, talvez seja ai, já tem 64op, 18 meios e 1 aereo, se for ai a área é rodeada de casas
 
  • Gosto
Reactions: MSantos