Seguimento Incêndios - 2019

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Boa tarde,
Pela primeira vez escrevo neste tópico com o intuito de dizer que as histórias dos incêndios por esta terra parecem-me estar todas muito mal contadas.
Senão vejamos, 1000 e tal homens combatem o incêndio, no entanto não se vêm por quase lado nenhum, as pessoas tem que ser elas próprias a custear
a luta ao fogo nas suas próprias habitações, logo não acredito nem nos números divulgados pelo site da protecção cível e muito menos nos próprios comandantes dos bombeiros incluindo bombeiros intervenientes na acção.
Todos estamos sujeitos a uma enorme carga fiscal e nem os próprios encarregues de lidar com fogo o fazem em fogo algum nesta terra !
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Continuam os 10% do incêndio por dominar, camada limite de inversão está a ser um problema causando baixa visibilidade, e há algumas reservas quanto ao que possa surgir durante o período da tarde devido às condições meteorológicas. 2 frentes ainda problemáticas.

- Briefing 13h ANPC.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Continuam os 10% do incêndio por dominar, camada limite de inversão está a ser um problema causando baixa visibilidade, e há algumas reservas quanto ao que possa surgir durante o período da tarde devido às condições meteorológicas. 2 frentes ainda problemáticas.

- Briefing 13h ANPC.

E basicamente este flanco esquerdo , ainda tem muito combustível pela frente até a chegar a pontos que já arderam em 2017, como já aconteceu com a cabeça do incêndio! Vamos acreditar que vai tudo correr bem :pray:.

rfXWkyf.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde,
Pela primeira vez escrevo neste tópico com o intuito de dizer que as histórias dos incêndios por esta terra parecem-me estar todas muito mal contadas.
Senão vejamos, 1000 e tal homens combatem o incêndio, no entanto não se vêm por quase lado nenhum, as pessoas tem que ser elas próprias a custear
a luta ao fogo nas suas próprias habitações, logo não acredito nem nos números divulgados pelo site da protecção cível e muito menos nos próprios comandantes dos bombeiros incluindo bombeiros intervenientes na acção.
Todos estamos sujeitos a uma enorme carga fiscal e nem os próprios encarregues de lidar com fogo o fazem em fogo algum nesta terra !

Essa situação acerca dos números de operacionais, que tanto tem sido discutido, foi ontem debatido, na SIC Notícias, e foi dito por um responsável da Protecção Civil, que lá por estarem 1000, operacionais, que se ve online, não estão no TO, todos, pois desses tens de descontar os que estão a descansar, a comer, e os que ainda estão no caminho, em deslocação por exemplo, do Porto, de Bragança, ou do Algarve.
Porque fica logo registado, apenas que é pedido mais de reforços, e eu mesmo constatei isso aqui num incendio próximo de mim, á 2 semanas, comecei a ver fumo, e fui ao site da PROCIV, e já estava lá marcado, como estando no TO, 30 operacionais, mas na verdade, ainda vinham a caminho.
Já hoje li uma entrevista do Presidente da CM de Mação, onde dizia que de 800 operacionais, apenas foram pedidas 200 refeições, pois possivelmente eram o que estavam a combater o fogo apenas no seu concelho.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
E basicamente este flanco esquerdo , ainda tem muito combustível pela frente até a chegar a pontos que já arderam em 2017, como já aconteceu com a cabeça do incêndio! Vamos acreditar que vai tudo correr bem :pray:.

rfXWkyf.jpg

Atenção às imagens retiradas da internet, é sempre importante referir a fonte dos dados.

A publicação original é esta:

 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Boa tarde,
Pela primeira vez escrevo neste tópico com o intuito de dizer que as histórias dos incêndios por esta terra parecem-me estar todas muito mal contadas.
Senão vejamos, 1000 e tal homens combatem o incêndio, no entanto não se vêm por quase lado nenhum, as pessoas tem que ser elas próprias a custear
a luta ao fogo nas suas próprias habitações, logo não acredito nem nos números divulgados pelo site da protecção cível e muito menos nos próprios comandantes dos bombeiros incluindo bombeiros intervenientes na acção.
Todos estamos sujeitos a uma enorme carga fiscal e nem os próprios encarregues de lidar com fogo o fazem em fogo algum nesta terra !

Eu acredito que esses operacionais estão destacados para o teatro de operações, mesmo tendo em conta que nem todos estão activos ao mesmo tempo. O problema é a forma como a ANPC responde quando confrontada pelos jornalistas com estas questões. Ontem o comandante operacional foi confrontado com a questão da população não acreditar nos 17 meios aéreos destacados e este respondeu desta forma: "tive oportunidade de fazer um voo pelas zonas afectadas e pude constatar que os 17 meios aéreos estavam lá". Isto quer dizer que o comandante operacional tem que ter todos os meios em linha de vista para acreditar que eles estão lá? Tem que ver os 1000 bombeiros? Foi uma péssima resposta.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Pedro1993 não sei se deste conta da Politiquice de trazer por casa do senhor Eng.Florestal sentado ao lado desse elemento da Prociv.
Treinadores de bancada há muitos infelizmente.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Tem estado a arder numa "ilha" que tinha escapado aos incêndios de 2017, sendo que a cabeça do incêndio já chegou à terra previamente queimada. O flanco esquerdo a Nordeste se não for contido também chegará ao queimado.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Atenção às imagens retiradas da internet, é sempre importante referir a fonte dos dados.

A publicação original é esta:



Tens razão @Duarte Sousa , desculpa! A minha intenção era exactamente comentar esta notícia , e depois publicar a fonte da mesma, passou.me ! Basta ler a minha publicação , que dá para perceber isso :thumbsup: Infelizmente o autor da publicação tinha razão naquilo que está a começar a acontecer no terreno!
 
Última edição:

mecre90

Cirrus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
58
Local
Tomar
Boa tarde,
Pela primeira vez escrevo neste tópico com o intuito de dizer que as histórias dos incêndios por esta terra parecem-me estar todas muito mal contadas.
Senão vejamos, 1000 e tal homens combatem o incêndio, no entanto não se vêm por quase lado nenhum, as pessoas tem que ser elas próprias a custear
a luta ao fogo nas suas próprias habitações, logo não acredito nem nos números divulgados pelo site da protecção cível e muito menos nos próprios comandantes dos bombeiros incluindo bombeiros intervenientes na acção.
Todos estamos sujeitos a uma enorme carga fiscal e nem os próprios encarregues de lidar com fogo o fazem em fogo algum nesta terra !


Eu não desconfio dos números. 1000 operacionais se estiverem activos 12 horas por cada 24, dá 500 efectivos. Se desses 500, pelo menos uns 50 corresponderem a chefias, logísticas de alimentação comando auto-tanques, meios aéreos (e 50 estou a ser simpático) resultam em apenas 450 em combate efectivo no campo (visíveis). Olhando para um perímetro de incêndio que provavelmente excede os 50 km, é mais do que evidente que os 450 homens (menos de 40 equipas) não consigam estar na maioria dos locais onde são necessários.

Infelizmente estas 40 equipas estão todas concentradas junto das maiores povoações. Isto claro, imaginando que o combate ao fogo seria estático, ignorando UE destas 40 equipas nenhuma está em movimento entre zonas de combate ou a reabastecer os depósitos, etc.

Por fora as coisas parecem sempre básicas (1000 homens a combater) mas na prática tudo é muito mais complexo e diminuto (na máxima força duvido que se alcancem os 500 operacionais em simultâneo a combater as chamas.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
@SpiderVV não estou a conseguir localizar essa freguesia no G.Maps. Tens ideia se a CMTV está a dar o nome correcto ou em que zona fica?

Não tenho a certeza pois não conheço a zona, mas poderá ser uma zona que no G.Maps tem o nome de Vales, a Este da Chaveira, já no limite do concelho de Proença-a-Nova, a sul de Cimadas Fundeiras. Mas é apenas uma hipótese, já que não conheço a zona...
 
  • Gosto
Reactions: criz0r