Seguimento Incêndios - 2021



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Exatamente o que eu pensei quando li o artigo! Contudo o mesmo revela situações muito graves , e todas as entidades competentes deveriam responder pelas mesmas! A denúncia está feita, talvez da pior forma,mas está!

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

"As bermas da Estrada Nacional (EN) 266), a via principal de acesso a Monchique, estão cobertas de pasto seco com mais de meio metro de altura. Na encosta sul da montanha, o calor do sol aquece a pedra xistosa, a esteva liberta verniz que se cola à pele de quem se aproxima. O material combustível está lá, pronto a arder".

Se a via de acesso a Monchique está assim, agora imaginem no meio da serra--- :rolleyes:

No Caldeirão, as bermas da N124 estão iguais só não existe é madeira empilhada.

Não é necessário vir um jornal colocar em primeira página o que está á vista de todos e não é isso, que vai fazer arder ou não arder a serra, o que falta é prevenção e por muito mais incêndios que se tenham, a situação volta sempre ao mesmo, seja em Monchique, no Caldeirão ou em Pedrógão Grande. Falam e prometem muito quando arde, mas depois não fazem nada depois de arder, essa é a mentalidade de quem nos governa.
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Esse tipo de informação nunca poderia sair para a comunicacao social e porque? Porque é informação totalmente útil para os incendiários saberem que a serra de Monchique está assim e que tem resinas óptimas ao fogo e é uma bomba incendiária, este tipo de gente tem os pormenores todos escrutinados na comunicação social para lançar os fogos nos melhores sítios.

Até acho que consultam o vento para mandar fogo nas melhores alturas....

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Se a área de Monchique que ardeu há 3 anos ou a de Pedrogão estivesse pronta para arder novamente significava que a taxa de crescimento da vegetação nessas zonas era superior a que se verifica no Minho... Ou seja, não está absolutamente disponível para sustentar um grande incêndio!
No que diz respeito aos incendiários que consultam a meteo pra colocar fogo... Bem, sabem quais as causas dos últimos grandes incêndios em Monchique?
Um agricultor a utilizar um motor de rega que aqueceu e provocou a ignição... Outra causa foi uma linha eletrica... Pois é, é sempre mais fácil desculpar mo nos enquanto sociedade e culpar a minoria criminosa...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Incêndio já com mobilização elevada de meios em Foros da Charneca (Benavente), a cerca de 1 km da nossa pequena quinta de família. :(

Depois de o ano passado ter perdido umas dezenas de árvores e parte da vedação da quinta num incêndio, este ano já tivemos um fogo que embora tenha entrado no nosso terreno não houve danos a registar. Hoje temos uma nova ocorrência...Fogos a mais nesta zona...

https://noticiasdosorraia.sapo.pt/m...riBozwl3mGJw0_nbXHHTpfF10zH36oOCs-IB643z3cpUY
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Os próximos dias não vão ser provavelmente fáceis, com os três "30" a estarem presentes em muitas zonas do país .

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Incêndio já com mobilização elevada de meios em Foros da Charneca (Benavente), a cerca de 1 km da nossa pequena quinta de família. :(

Depois de o ano passado ter perdido umas dezenas de árvores e parte da vedação da quinta num incêndio, este ano já tivemos um fogo que embora tenha entrado no nosso terreno não houve danos a registar. Hoje temos uma nova ocorrência...Fogos a mais nesta zona...

https://noticiasdosorraia.sapo.pt/m...riBozwl3mGJw0_nbXHHTpfF10zH36oOCs-IB643z3cpUY

O incêndio que lavrou ontem na Herdade de Almada perto de Foros da Charneca terá tido origem uma máquina que estava a realizar trabalhos de limpeza florestal.

Limpeza de terreno provoca incêndio nos Foros da Charneca. Mais de 120 bombeiros e 4 meios aéreos combateram chamas
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Incêndio em Martim Longo, Alcoutim com 43 operacionais, 10 viaturas e 4 meios aéreos.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Aqui del Rey quando o fumo chega ao terreiro do paço... Incêndio sem história relevante... 10ha ardidos no máximo
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ingnicões potencialmente perigosas a começar respectivamente na serra da Penha (Portalegre) e em Marmelete , na serra de Monchique Vamos ver como corre o ataque inicial

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Ingnicões potencialmente perigosas a começar respectivamente na serra da Penha (Portalegre) e em Marmelete , na serra de Monchique Vamos ver como corre o ataque inicial

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Há bastante vento, mas felizmente, segundo o que vejo pelo Facebook, o incêndio em Portalegre está dominado.