Seguimento - Incêndios 2022

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica


Incêndio de Mafra, visto de Loures ao anoitecer ... o cheiro a fumo é intenso e agora estão a cair algumas cinzas!
Isto deixa-me tão triste e enfadado.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Não se apagam incêndios com água do mar. Isso salgava a terra toda.
Em 2004 e 2012, os canadiers vinham abastecer à Ria Formosa perto de Olhão, no incêndio deste mês na Quinta do Lago foram abastecer no mar, não vão sempre mas quando não existem alternativas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Os Fireboss foram a Alverca ao rio reabastecer, os Canadair também devem ter ido.

Costumavam abastecer também na Póvoa de Santa Iria, pelo menos há uns anos assisti a alguns a abastecer quando ainda estava a morar por lá, e hoje na A1 por acaso assisti a alguns a passar muito perto da zona dos canicos

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
,
Confirmo, vi-os passar quando vinha a caminho da Póvoa.

Já há uma estimativa da área ardida até ao momento.
O Monte Leite terá sido atingido apenas na encosta Sul, mas os outros dois cimos próximos, altitudes > 400 m, forma devastados, especialmente o Monte Atalaia (431m).

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Bem visível do espaço o início do incêndio em Paços de Ferreira.
50499c262596875d9b5b3a48d0a3446d.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
"Hugo Santos, comandante operacional distrital de Lisboa, adiantou pelas 22h30 que o fogo se encontrava com duas frentes activas, mas as operações de combate decorriam favoravelmente."


No radar dinâmico não se vê eco do fumo.
 

Sleet

Cumulus
Registo
2 Dez 2010
Mensagens
129
Local
Loriga, Seia (800m)
Grande parte reacendimentos.
Na Serra do Marão foi ontem registado um reacendimento 14 dias depois do incendio. E não ha a minima duvida que foi reacendimento

Não duvido que parte dos mesmos sejam reacendimentos. Mas parece-me realisticamente impossível que sejam todos reacendimentos. A vertente sul do Marão não costuma ver incêndios com muita frequência e no entanto nestas últimas semanas já houve inícios de incêndio em vários pontos dos concelhos de Baião, Amarante e Santa Marta.

Quanto à zona de Leiria e Ourém, onde infelizmente conheço gente que há 3 semanas só conseguiu salvar a casa, não deixa de ser curioso que esta mesma tarde tenham deflagrado com 20 minutos de intervalo duas ignições, uma na Caranguejeira e outra a sul de Espite... povoações onde nessa altura deflagraram duas ignições se bem me lembro com 5 minutos de intervalo.

Basta uma pessoa em cada zona para provocar isto tudo, infelizmente. Mas como disse, são coincidências a mais para me parecer que isto se explica com reacendimentos ou com negligência.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Não duvido que parte dos mesmos sejam reacendimentos. Mas parece-me realisticamente impossível que sejam todos reacendimentos. A vertente sul do Marão não costuma ver incêndios com muita frequência e no entanto nestas últimas semanas já houve inícios de incêndio em vários pontos dos concelhos de Baião, Amarante e Santa Marta.

Quanto à zona de Leiria e Ourém, onde infelizmente conheço gente que há 3 semanas só conseguiu salvar a casa, não deixa de ser curioso que esta mesma tarde tenham deflagrado com 20 minutos de intervalo duas ignições, uma na Caranguejeira e outra a sul de Espite... povoações onde nessa altura deflagraram duas ignições se bem me lembro com 5 minutos de intervalo.

Basta uma pessoa em cada zona para provocar isto tudo, infelizmente. Mas como disse, são coincidências a mais para me parecer que isto se explica com reacendimentos ou com negligência.

Ninguém nega que exista incendiarismo em Portugal, é uma causa relevante das ignições embora estatisticamente não seja a principal. O que nunca se comprovou é a tal máfia que larga fogo que muitas pessoas parecem querer acreditar. Os incendiários que existem são independentes uns dos outros e provocam fogos por muitas e variadas razões, desde vingança, maldade, vontade de ver os meios em ação, etc...
 
Última edição: