Seguimento - Incêndios 2022



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Este é perigoso!


Vzer8NU.jpg


Edição: em conclusão às 17h46.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Novo acidente com uma viatura de bombeiros no IR no PNSE , na zona do Sarzedo! Vamos esperar que tudo corra bem! :pray:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
pelas imagens de tv o fogo já desce para o teixoso

Situação perigosa pois no flanco virado a este do vale há um imenso pinhal que termina onde o fogo começou na vila do Carvalho
O fogo está a descer do lado do Teixoso e os bombeiros e meios aéreos estão a defender a Atalaia e já não passam carros do Teixoso em direção a Atalaia e Sarzedo. É um vale com ribeiro a separar, do outro lado do ribeiro o fogo desce sem ninguém que o apague. Há casas dispersas desse lado do vale. Quando chegar a hora dos meios aéreos irem embora, ninguém vai lá apagar, pois não há grandes acessos e depois o fogo passa a ribeira e torna a subir para a Atalaia. Tem sido esta a atuação: ver passar aos 8 aviões de cada vez e 2 ou 3 helicópteros, e assim que dão a volta o fumo volta a ficar negro. Estão só a proteger aldeias e ainda assim está impossível.. O posto de vigia perto da rotunda onde se situava o teatro de operações também já ardeu, nessa rotunda sai uma estrada para Verdelhos, outra para Sarzedo, outra para Atalaia/Teixoso e outra para a Srª Carmo/Orjais.

A nível de temperaturas até está fresco em torno dos 23C, mas o vento sopra agora de Noroeste, favorecendo a descida do vale até ao Teixoso. É incrível como a água despejada o dia inteiro, não faz efeito praticamente nenhum! É o vento e a terra/vegetação com mato alto e extremamente secos.

PS: Onde é que já vão os 14800 hectares.. Só hoje e ontem arderam mais de 5000