Seguimento - Incêndios 2022

StormRic

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Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem, quanto a isso, é totalmente falso, senão vejamos apenas 2 pontos:
ecossistemas mediterraneos sem fogo é utopia;
menos fogo frio (fogos controlados no outono/inverno) significa mais vegetação disponivel para o fogo no verão (esse sim destruidor de ecossistemas)...logo...

??
Fiz uma pergunta e não uma afirmação.
 
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StormRic

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Paulo H

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Charneca de Caparica
De acordo com a informação que recebi, foi um comboio da Medway, o 47894 de Vilar Formoso para o Ramal Leandro-Siderurgia que tinha um vagão com o freio apertado. Num comboio com largos metros e largas toneladas, é impossível sentirmos um vagão preso, e se a 4700 for como por exemplo as 3500 que eu conduzo, acima de uma determinada velocidade (no meu caso 60km/h) não há espelhos retrovisores para ninguém. A situação só é detectada se alguém se cruzar com o material, o que ali não aconteceu.
 

Paulo H

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Sim, pode ser. Confesso que pensei logo em substâncias corrosivas, talvez para a indústria de pasta de papel em vila velha de Ródão.
Já foi publicada notícia no jornal regional, mas ainda não foram identificadas as causas. O vídeo está interessante:
 

MSantos

Moderação
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3 Out 2007
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Aveiras de Cima
Sabe-se agora que houve 8 ignições provocadas pela passagem de um comboio de mercadorias, entre lardosa, Castelo Branco e cebolais/retaxo.

Há umas semanas houve um incêndio perto de Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos) que presumivelmente também terá começado após a passagem de um comboio de mercadorias provocando uma ignição.
 
Última edição:

okcomputer

Cirrus
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13 Jul 2020
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Minho
De acordo com a informação que recebi, foi um comboio da Medway, o 47894 de Vilar Formoso para o Ramal Leandro-Siderurgia que tinha um vagão com o freio apertado. Num comboio com largos metros e largas toneladas, é impossível sentirmos um vagão preso, e se a 4700 for como por exemplo as 3500 que eu conduzo, acima de uma determinada velocidade (no meu caso 60km/h) não há espelhos retrovisores para ninguém. A situação só é detectada se alguém se cruzar com o material, o que ali não aconteceu.

Verdade, a linha da beira alta está atualmente encerrada para obras porque tinha imensos problemas sobretudo com os comboios de carga. Chegou a haver vários incidentes em que um problema num vagão destruiu quilómetros de travessas, ainda de madeira, sem que o maquinista se apercebesse que havia algo de errado.

Quando era novo e morava num concelho servido pela LBA, no Verão era rara a semana em que não houvesse uma ou duas ignições algures junto à linha. Naquele tempo dos inter-regionais em que que nos dias quentes ia tudo à janela a apanhar ar, mas muitos também a fumar e lá iam as beatas janela fora

Depois vieram as UTE's e os IC mais modernos com vidros fechados e ar condicionado e houve uma diminuição dessas ignições. Mas mesmo assim, volta e meia surgiam e lembro-me de então se falar que eram os próprios rodados em travagens, curvas mais apertadas, mas talvez tivesse mais a ver com problemas técnicos pontuais como o referido.

A limpeza das vias só começou a ser feitas a sério pela IP no pós-2017, lembro-me perfeitamente que poucos anos antes em que em invernos/primaveras mais chuvosas na LBA a vegetação nalgumas zonas quase tocar nas janelas dos comboios.

Isso só melhorou depois de 2017, aliás, temos um bocado a mentalidade pessimista que está sempre tudo mal mas ainda houve muita coisa que melhorou depois das tragédias nesse ano, e essa foi uma delas. Um problema que eu vejo é que em certos anos húmidos mesmo limpando em Março/Abril a vegetação volta a crescer. Se calhar tem que se usar mais herbicidas mas depois se calhar também haverá oposição a isso.

Agora com as obras de modernização na linha vai melhorar ainda mais esse aspeto pois estas superestruturas modernas em que assenta a linha só por si são mais amplas e largas.

Como a linha este ano está fechada para obras seria interessante comparar numero de ignições em concelhos servidos pela linha com um outro ano, não o ano passado que foi atípico, mas um dos anteriores pós-2017. Tal como seria interessante alguém ir ao local destas ignições da linha da beira baixa e perceber o que aconteceu e se pode ser melhorado.

Já nas estradas apesar das melhorias, ainda há muito a fazer. Sobretudo mentalidades, continua muito anormal o numero de ignições junto das mesmas em zonas mais povoadas e temo que à medida que os anos forem passando se vá esquecendo o que se passou em 2017.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
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StormRic

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Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Área ardida no incêndio de Loriga:

yMn33jd.jpg


MxTePhH.jpg
 

StormRic

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Continuam...

Hoje, 9:57

Desde ontem:

E às 11:29 de hoje:

Estranha a sucessiva alternância de estado entre "em resolução" e "em curso", reacendimento repetido ou precipitação em declarar o estado de resolução?
Poderá o cansaço dos meios humanos começar a revelar-se?
 
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StormRic

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