Seguimento - Incêndios 2022

Última Hora​

Helicóptero de combate a incêndios partiu a cauda a aterrar.​

Hoje às 21:29

Um helicóptero de combate a incêndios rurais sedeado no Centro de Meios Aéreos de Seia, pertencente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu um acidente, esta terça-feira à tarde, durante a fase de aproximação ao local de desembarque da equipa helitransportada da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS/GNR), no âmbito das operações de combate ao incêndio da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

Os seis tripulantes (um piloto e cinco militares) encontram-se bem, mas a aeronave sofreu danos significativos, revela um comunicado da Proteção Civil.

O incêndio da Covilhã está neste momento a ser combatido por mais de 800 operacionais, apoiados por perto de 300 viaturas.

A Proteção Civil informa que o helicóptero será substituído por outro semelhante, durante a manhã desta quarta-feira.

 
Incrível a extensão da coluna de fumo proveniente do IR no PNSE :eek:

 
há uma zona crítica que está a norte da serra da azinha o fogo vai nessa direção
Entre a serra da azinha e a quinta da taberna há uma imensa floresta não conheço bem mas penso que é mais diversificada mas é uma zona com poucos acessos e floresta cerrada

Os povoamentos florestais nessa ampla zona são de diferentes tipos, aqueles mais diversificados seguem as linhas de água e penso que deve ser o que está a montante precisamente da Quinta da Taberna.
O problema são os povoamentos densos de pinheiro das encostas que sobem quase até às cristas da Azinha e das outras vertentes dos vales contíguos. Alguns arderam bem em outros fogos.
 
Provavelmente também entrando no Vale de Amoreira
Segundo alguns registos online hoje ao final do dia o incêndio já andava por lá :(


21fc0b19c1636a548e70bec306035ef7.jpg



Entretanto ultrapassados os 900 operacionais no TO.

320e235309a5f17660c7598d2face922.jpg
 
Última edição:
Segundo alguns registos online hoje ao final do dia o incêndio já andava por lá

Sim, próximo mas à hora dessa foto ainda descia para Sameiro depois de galgar a cumeada que separa esta aldeia da vila de Verdelhos. Nesta altura realmente não sei se devido ao vento que virou para o quadrante Oeste, embora fraco, estará a progredir para Leste aproximando-se mais de Vale de Amoreira.

znqP111.jpg


O eco de radar está claramente deslocado para Leste, afastando-se de Manteigas, mas não sei se esta deslocação do topo (que é só o que o radar pode apanhar) das nuvens de fumo corresponde a um avanço da frente de fogo também para Leste:

DodsE6n.jpg
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O eco de radar na origem da coluna de fumo já tinha desaparecido mas voltou... ou seja, temporariamente a coluna não atingiu mais de 1,5 Km de altitude.

A Leste, continuam a passar células que já deram provas de os ecos não serem de virga, há mesmo acumulados que seriam preciosos caso aquelas linhas de instabilidade se deslocassem umas poucas dezenas de quilómetros para Oeste. Aguardemos, é possível.

OVjqgBF.jpg
H1jL481.jpg


Também trazem trovoada, o que não é desejável, claro.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial